Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES

Código: 20-485

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h) (Prática: 20h) (TDE: 20h) (EXT: 10h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Ecologia e estrutura das populações. Dinâmica de populações. Características e táticas bionômicas. Métodos de estudos de populações. Ecologia e estrutura das comunidades. Sucessões ecológicas. Quantificação da diversidade biológica. Metacomunidades e Macroecologia.

 

Objetivos

- Fornecer subsídios para a compreensão dos conceitos e processos básicos de ecologia de populações e comunidades. Compreender a dinâmica populacional, as tabelas de vida, a estrutura das comunidades, interações ecológicas interespecíficas, nicho ecológico, sucessão ecológica e ecologia evolutiva.

- Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de comunicação e educação permanente; pensamento lógico e metodológico; capacidade de análise, interpretação e síntese com base no conhecimento teórico e científico vigente.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1 - ECOLOGIA DE POPULAÇÕES

- Definição de populações

- Estrutura populacional: propriedades do grupo populacional

- Dinâmica de população: taxa intrínseca de aumento natural, modelos crescimento populacional, flutuações e oscilações cíclicas de populações, tabelas de sobrevivência e pirâmide de idade

- Crescimento da população humana

- Características e táticas bionômicas: repartição e otimização da energia (Seleções r e k)

- Habitat, nicho ecológico e guilda

- Métodos de estudo: métodos de amostragem, métodos de contagem direta, métodos de captura e recaptura.

 

UNIDADE 2 - ECOLOGIA DE COMUNIDADES

- Definição de comunidades

- Interações ecológicas

- Estrutura das comunidades no espaço e no tempo

- Sucessões ecológicas

- Quantificação da diversidade biológica: índices de diversidade

- Metacomunidades

- Macroecologia

  

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas em campo, visando trabalhar as questões teóricas da disciplina na vivência prática. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 20h.

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BEGON, M.; TOWNSEND, C.R.; HARPER, J.L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

DAJOZ, R. Princípios de ecologia. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

RICKLEFS, R.E. A economia da natureza. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

 

Bibliografia Complementar:

MARGALEF, R. Ecologia. Barcelona: Omega, 1998.

ODUM, E.P. Fundamentos de ecologia. 6. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. 

PINTO-COELHO, R.M. Fundamentos em ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SOLOMON, M.E. Dinâmica de Populações. São Paulo: EPU, 1980.

TOWNSEND, C.R.; BEGON, M.; HARPER, J.L. Fundamentos em ecologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

Notícias do Curso

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