Plano de Ensino

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: QUÍMICA AMBIENTAL A I

Código: 10-1017

Carga Horária: 80h (Teórica: 30h)  (Prática: 20h) (TDE:20h) ( Ext: 10h)

Nº de Créditos: 04

Pré-requisitos: ----

 

Ementa

Estrutura atômica e ligações químicas. Funções inorgânicas e orgânicas. Soluções e reações químicas. Amostragem e análises químicas em matrizes ambientais. Instrumentação analítica.

 

Objetivos

- A disciplina objetiva que o aluno adquira conhecimento básico de estruturas químicas, funções inorgânicas e orgânicas e análises de elementos em amostras ambientais.

- Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de comunicação e educação permanente; pensamento lógico e metodológico; capacidade de análise, interpretação e síntese com base no conhecimento teórico e científico vigente.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- ESTRUTURAS QUÍMICAS

- Estrutura atômica

- Ligações químicas

UNIDADE 2- FUNÇÕES QUÍMICAS

- Funcões inorgânicas

- Funções orgânicas

UNIDADE 3- REAÇÕES QUÍMICAS

- Reações químicas

- Soluções

UNIDADE 4- ANÁLISES QUÍMICAS

- Amostragem

- Quantificação de elementos inorgânicos em matrizes ambientais

- Quantificação de elementos orgâncos em matrizes ambientais

UNIDADE 5- INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA

- Noções básicas sobre métodos analíticos

- Colorimetria

- Titulometria

- Cromatografia

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas laboratoriais com a utilização de lâminas histológicas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 20h.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ATKINS, P.; JONES, L.. Princípios de Química. Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BROWN, T. L. Química. A ciência Central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

RUSSELL, J. B. Química Geral. v.1, São Paulo: Makron Books, 1994.

 

Bibliografia Complementar:

BESSLER, K. E.; NEDER, A.V.F. Química em Tubos de Ensaio: Uma abordagem para principiantes. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2004.

KOTZ, J. C.;TREICHEL J. P. Química e reações químicas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2002. 2 v.

MORITA, T. ASSUNÇÃO. Manual de Soluções, Reagentes e Solventes. São Paulo: Edgard. Blücher, 2001.

MATEUS, A. L. Química na cabeça: experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.

RUSSELL, J. B. Química Geral. v.2. São Paulo: Makron Books, 1994.