Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: FÍSICA PARA CIÊNCIAS A I

Código: 10-1015

Carga Horária: 40 h (T: 20h) (P: 10h) (TDE: 10h)

Nº De Créditos: 02

Pré-Requisitos: ----

 

Ementa:

Energia: conceito, formas de manifestação, conservação da energia; mecânica de fluidos: fluidostática e fluidodinâmica; física térmica: termometria, calorimetria, condução do calor; ondulatória e acústica; espectro eletromagnético; óptica: reflexão, refração, lentes, visão humana; Eletricidade fundamental. Radiações eletromagnéticas e nucleares.

 

Objetivo:

Proporcionar ao aluno a fundamentação teórica na Física direcionada às Ciências Biológicas, bem como a demonstração de suas leis de forma prática;

Oportunizar aos alunos condições para que possam identificar e interpretar qualitativa e quantitativamente os fenômenos físicos relacionados com as Ciências Biológicas, bem como aplicar o conhecimento adquirido no entendimento de situações da vida diária e profissional.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Introdução: aspectos históricos; importância da Física nas Ciências Biológicas

2. Sistemas de unidades, conversão de unidades, notação científica, erros de medidas

4. Fluidos: pressão hidrostática; medidas de pressão; princípio de Pascal; alguns efeitos fisiológicos da variação da pressão dos fluidos; escoamentos de fluidos ideais; escoamento de fluidos reais; tensão superficial; capilaridade

5. Física térmica: temperatura e equilíbrio térmico, escalas termométricas, calor, transferência de calor, leis da termodinâmica

6. Fenômenos ondulatórios e ondas, ondas sonoras; intensidade do som; o ultrassom

7. Espectro eletromagnético

8. Óptica: tipos de luz, meios ópticos, fenômenos ópticos; cores, reflexão, formação de imagens em espelhos planos, refração, dispersão luminosa, lentes esféricas, microscópio óptico.

9. Eletricidade: corrente elétrica; resistência elétrica, leis de Ohm; potência, diferença de potencial e força eletromotriz;

10. Física da radiação: ondas eletromagnéticas; desintegração nuclear; tipos de radiação nuclear; unidade de radiação nuclear; efeitos biológicos das radiações.

 

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas com o uso de estratégias metodológicas do ensino tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), integradas a atividades de metodologia ativa (sala de aula invertida, peer instruction), com o professor como mediador, numa proposta de ensino híbrido, e sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). Serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), laboratório de Física, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, e outras possibilidades. A aplicação dos conhecimentos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso e elaboração de relatórios.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será realizada por meio dos seguintes instrumentos: provas escritas (avaliação de competências cognitivas) computando 80% da nota média parcial; Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

HALLIDAY, D., RESNICK, R. Fundamentos de Física - Mecânica. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

KELLER, F. J., GETTYS, W. E.; SKOVE, M. J. Física. São Paulo: Makron Books, 2013.

OKUNO, E. et al. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986.

 

Bibliografia Complementar:

LUZ, A. M. R., ÁLVARES B. A. Física. São Paulo: Scipione, 2008.

HENEINE, I. F. Biofísica Básica. São Paulo: Atheneu, 2003.

YOUNG, H. D., FREEDMAN, Roger A. Física I. 12. ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. São Paulo: Edgard Blücher, 2013.

TIPLER, P. A., MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

 

Notícias do Curso

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