Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Curso: Administração - Graduação Ativa

Disciplina: Língua Portuguesa I- E (on-line)

Código: 80-327

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)  

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Leitura, informação e conhecimento. O texto e os paradigmas da comunicação verbal. Compreensão e interpretação de diferentes gêneros textuais sob os aspectos semânticos, morfossintáticos, pragmáticos e discursivos. Produção textual oral e escrita.

 

2 OBJETIVO GERAL

A disciplina objetiva desenvolver habilidades e competências de: Leitura em todos os níveis (compreensão, interpretação e crítica) de textos correspondentes aos gêneros textuais que circulam socialmente. Práticas relativas às estratégias e técnicas de leitura e escrita. Expressão oral e escrita. Uso da linguagem oral e escrita na dinâmica das relações interativo-comunicativas.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1- Leitura: Estratégias Cognitivas e Meta Cognitivas

1.1 Ativação de conhecimento prévio e seleção de informações;

1.2 Antecipação de informações;

1.3 Realização de inferências;

1.4 Verificação de informações no texto;

1.5 Articulação de índices textuais e contextuais.

UNIDADE DE ENSINO 2- O texto e os paradigmas da comunicação verbal

2.1 Completude;

2.2 Unidade;

2.3 Referência;

2.4 Coerência e Coesão;

2.5 Intertextualidade.

UNIDADE DE ENSINO 3- Compreensão leitora, posicionamento crítico e aprendizagem significativa

UNIDADE DE ENSINO 4- Prática da produção textual oral e escrita

4 METODOLOGIA

As atividades que serão desenvolvidas na modalidade online terão o acompanhamento pedagógico do professor na respectiva plataforma, com momentos síncronos e assíncronos.

O Percurso de Aprendizagem é composto por objetos de aprendizagem que permitem ao discente desempenhar um papel ativo no processo de construção do conhecimento. Constitui-se como sugestão de Percurso: Apresentação da disciplina; Vídeo do Professor; Material didático; Infográfico; Exercícios; Dica do Professor e Saiba Mais.

- Apresentação: contém os Objetivos do Percurso de Aprendizagem, em termos de conteúdo, habilidades e competências. Esses objetivos de aprendizagem servem como norteadores para a elaboração dos demais itens que compõem a unidade.

- Vídeo do professor: o professor aborda de forma sintetizada o conteúdo da aula.

- Material didático: constitui-se do material didático que o professor irá disponibilizar para o acadêmico, podendo ser: capítulos de livros, material elaborado pelo professor com apresentação em power point, indicação de sites para leitura, etc.

- Infográfico: síntese gráfica, com o objetivo de orientar o discente sobre os conteúdos disponibilizados no material.

- Exercícios: são questões objetivas que abordam os pontos principais do conteúdo.

- Dica do Professor: vídeo de curta duração sobre o tema principal da aula, tendo por objetivo apresentar o conteúdo em um formato dinâmico, complementando a aprendizagem.

- Saiba Mais: artigos científicos, livros, textos, vídeos e outros materiais que estimulam a continuidade da leitura e o interesse de aprofundamento dos conteúdos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina prevê que os resultados dos acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), representados da seguinte forma:

I-   20% - Trabalhos do Docente;

II – Fórum Avaliativo;

III- 60% Prova Presencial

O Trabalho do Docente, consiste em atividades propostas pelo docente da disciplina, no ambiente virtual de aprendizagem, representado um peso de 20% da avaliação que serão realizadas e entregue pelo aluno, conforme orientação.

O Fórum Avaliativo considera a participação do aluno no fórum em 20% da pontuação do acadêmico. O fórum é uma ferramenta que pode ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona. Esta ferramenta possibilita a interação entre acadêmico-professor e acadêmico-acadêmico e seu o objetivo é propiciar o pensamento construtivo, a partir do pensamento crítico. A pontuação pode ser contabilizada de forma quantitativa e/ou qualitativa.

A Prova Presencial obrigatória contempla 60% da pontuação da avaliação do acadêmico e é realizada de forma individual e sem consulta. Essa avaliação visa verificar as competências desenvolvidas pelo acadêmico durante a disciplina, e a elaboração e aplicação é de responsabilidade do docente.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

NUNO, HENRIQUE. Interpretação de texto – teoria e questões. São Paulo: Editora Ferreira, 2012.

ANTUNES, Irandé. Análise de texto: fundamentos e práticas. São Paulo: Ed. Parábola, 2010.

VOESE, Ingo. Análise do discurso e o ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Cortez, 2004.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CORTINA, Asafe. Fundamentos da Língua Portuguesa. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura. São Paulo: Ed. Contexto, 2011.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2000.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

SANCHEZ, Miguel Emílio. Compreensão de textos: dificuldades e ajudas. (trad. Ernani Rosa). Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9.ed. São Paulo: pontes, 2004.

KOCH, I. G.V. A coesão textual.14 ed. São Paulo: Contexto, 2001.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução: Claudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALLENDE, F.; CONDEMARIN, M. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.

ANDRADE, M. M.; HENRIQUES, A. Língua Portuguesa - Noções Básicas para Cursos Superiores - Atlas 9ª Ed. 2010.

FARACO, C. A; MANDRYK, D. Língua Portuguesa - Prática de Redacao P/estudantes Universitários, Vozes, 2008.

GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. Rio: FGV, 2014.

LEDUR, P. F. Português Prático - De Acordo com a Nova Ortografia, Saraiva, 2012.

MARTINS, D. S. Português Instrumental. 3. ed., Porto Alegre: Sagra, 2010.

 

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