DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: Ética e Legislação Profissional Código: 70-993 Carga Horária: 40h (30h Teórica + 10h Prática) Nº de Créditos: 02
Filosofia e objetivos da ética. Código de ética profissional e sanções disciplinares. Sistema e legislação profissional. Abordagens quanto a História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, Direitos Humanos e Políticas de Acessibilidade.
OBJETIVOS A disciplina visa trabalhar a Ética e sua relação com o sistema profissional de Engenharia com o objetivo de informar o egresso sobre sua correta atuação no mercado de trabalho. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Trabalhar as questões éticas relacionadas à profissão do Engenheiro; - Interpretar o código de ética profissional de Engenharia; - Conhecer e aplicar com ética a legislação profissional e atos normativos no âmbito do exercício da profissão; - Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente; - Atuar eticamente sempre respeitando a legislação, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando.
CONTEÚDOS CURRICULARES
UNIDADE DE ENSINO 01 – ÉTICA PROFISSIONAL Esta unidade visa trabalhar as questões relacionadas a Ética da profissão do Engenheiro trazendo as principais definições e objetivos, responsabilidades, liberdade e coação, visando trabalhar as questões éticas relacionadas à profissão do Engenheiro.
UNIDADE DE ENSINO 02 – CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL Esta unidade se propõe a estudar o código de ética profissional da Engenharia, visando a sua interpretação por meio de sua aplicação
Atividade Prática: Aplicação do código de ética profissional simulando a tramitação de um processo junto ao conselho de Engenharia, no intuito de capacitar o acadêmico para a sua adequada interpretação.
UNIDADE DE ENSINO 03 – SISTEMA PROFISSIONAL Está unidade de ensino visa apresentar o sistema profissional CONFEA-CREA, destacando sua importância para a profissão de Engenharia no Brasil.
Atividade Prática: Edição de um vídeo com o depoimento do grupo sobre a atividade de Engenharia no Brasil e a atuação do conselho. Esta unidade de ensino visa, além das competências acima listadas, também trabalhar as questões de comunicação e tecnologias da informação.
UNIDADE DE ENSINO 04 – EXERCÍCIO PROFISSIONAL Esta unidade visa informar o acadêmico sobre sua atuação profissional respeitando suas atribuições e implicações no contexto social, capacitando o acadêmico para compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.
Atividade Prática: Elaboração de um pôster sobre suas habilitações e implicações no contexto social. Esta unidade de ensino visa, além das competências acima listadas, também trabalhar as questões de comunicação.
UNIDADE DE ENSINO 05 – LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Esta unidade visa apresentar as principais legislações profissionais de Engenharia e sua interpretação, trazendo a importância da atuação correta e legal da sua profissão, buscando capacitar o acadêmico para atuar eticamente dentro da legislação que regula sua profissão.
Atividade Prática: Solução de um questionário relacionado aos temas trabalhados.
UNIDADE DE ENSINO 06 – RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Esta unidade visa informar e alertar sobre as responsabilidades profissionais intrínsecas à atividade de Engenharia, direitos e deveres, bem como a importância da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, capacitando o egresso para o correto preenchimento de uma ART e a refletir sobe os impactos de sua atuação profissional na sociedade e no meio ambiente.
Atividade Prática: Simulação do preenchimento de uma ART para um caso de atividade profissional de Engenharia.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas são desenvolvidas sob a forma de EaD – Ensino à Distância, fazendo-se o uso de plataformas digitais onde o todo o conteúdo e materiais de aula são disponibilizados. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, são usados recursos digitais vinculados à plataforma de trabalho para comunicação com alunos, exposição das aulas e a postagem das tarefas desenvolvidas, bem como as atividades de orientações de trabalhos, que serão também de forma virtual por videoconferência.
AVALIAÇÃO Para esta disciplina a avaliação semestral deve considerar a média ponderada entre as notas, que serão definidas através das seguintes avaliações: Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI; O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina. A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA ARISTÓTELES. Ética e Nicômanos. Ed. Univ. Brasília, 1985. CONFEA-CREA. Código de ética profissional da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia. 9.ed., Conselho Federal de engenharia e Agronomia, 2014 (1971). CONFEA-CREA. Lei Federal N. 5194/66. Conselho Federal de engenharia e Agronomia, 1966.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2008. BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2008. CARVALHO E CASTRO, Jary. Ir e Vir – Acessibilidade: compromisso de cada um. Campo Grande: Gráfica Gibim e Editora, 2013. CHAPPELL, T. A alma do negócio: como administrar em função dos lucros, da ética e do bem comum. Rio de Janeiro: Campus, 1994. CHAPPELL, T. A alma do negócio: como administrar em função dos lucros, da ética e do bem comum. Rio de Janeiro: Campus, 1994. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA (BRASIL). O código de ética começa por você, profissional. 7. ed. Brasília: CONFEA, 2011. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA (BRASIL). O código de ética começa por você, profissional. 7. ed. Brasília: CONFEA, 2011. CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e democracia no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. MOSCOVICI, F. Desenvolvimento interpessoal: Treinamento em grupo. 19.ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 2010. MOSCOVICI, F. Desenvolvimento interpessoal: Treinamento em grupo. 19.ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 2010. SALTON, Bruna Poletto; DALL AGNOL, Anderson; TURCATTI, Alissa. Manual de acessibilidade em documentos digitais. Bento Gonçalves: IFRS, 2017. SONZA, Andréa Poletto (Org.). Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves: IFRN, 2013. VASCONCELLOS, M. M. M. Avaliação e ética. Londrina: Eduel, 2002.
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