Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

DISCIPLINA: REALIDADE BRASILEIRA

CÓDIGO: 70- 985

CARGA HORÁRIA: 40 h (Teórico-prático: 32 h +  TDE: 08 h)

CRÉDITOS: 02

 

1. EMENTA

Análise da sociedade brasileira em seus componentes econômicos, políticos e culturais, investigando as raízes da atual situação e as saídas possíveis para os problemas nacionais. Análise das formas de participação política e de cidadania nos dias atuais.

 

2. OBJETIVO

Buscar base informativa e científica mais precisa e atualizada sobre a realidade brasileira discernindo as relações entre seus vários aspectos, permitindo aos educandos análise crítica desta realidade e tendências.

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O Brasil no Contexto Econômico Mundial.

O Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Brasil: O meio físico e suas características gerais

A formação da sociedade agrária brasileira

Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

História e a Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Educação para os Direitos Humanos

O capitalismo e a sua legitimação na história recente do Brasil.

Colapso da modernidade brasileira e a proposta da modernidade ética.

O desenvolvimento regional: dificuldades e potenciais

A questão agrária e agrícola.

A questão da saúde pública.

 A questão da comunicação social.

A questão da educação.

A questão da ecologia.

A questão da cidadania.

 A questão da biotecnologia

As relações econômicas e políticas internacionais

Globalização e tecnologias.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas nas aulas. Nesse sentido, a construção do conhecimento compreendida na perspectiva inter e transdisciplinar de aprendizado, no qual, a metodologia compreende fator essencial para construção emancipatória dos sujeitos de aprendizado.

Sendo assim, a metodologia leva em consideração os fatores dinâmicos de compreensão de um mundo dialético de diferentes saberes na formação acadêmica. Durante o desenvolvimento das aulas serão utilizados de exposições de conteúdos com aulas discursivas/expositivas, estudos de textos em sala de aula e à distância. Leituras, Pesquisas individuais e coletivas e visitas à Biblioteca. Abordagem inter e transdisciplinar. Seminários. Reflexões e Elaborações/Produções individuais e coletivas, vídeos e reflexões.

 

5. AVALIAÇÃO

As avaliações ocorrem no processo cotidiano da disciplina, com privilégio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, através de testes, debates, produção textual, exposições, pesquisas, individuais e coletivas, relatórios de análises, não como momento, mas construção de aprendizado, da apropriação dos conceitos fundamentais e autoavaliação como reflexão das construções.

Podem assumir outra ponderação a partir das particularidades e necessidades da turma em diálogo com o professor sendo a avaliação compreendida também na perspectiva da emancipação, aprendizado e desenvolvimento da cidadania.

 

 

 

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