DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DISCIPLINA: REALIDADE BRASILEIRA CÓDIGO: 70- 985 CARGA HORÁRIA: 40 h (Teórico-prático: 32 h + TDE: 08 h) CRÉDITOS: 02
1. EMENTA Análise da sociedade brasileira em seus componentes econômicos, políticos e culturais, investigando as raízes da atual situação e as saídas possíveis para os problemas nacionais. Análise das formas de participação política e de cidadania nos dias atuais.
2. OBJETIVO Buscar base informativa e científica mais precisa e atualizada sobre a realidade brasileira discernindo as relações entre seus vários aspectos, permitindo aos educandos análise crítica desta realidade e tendências.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O Brasil no Contexto Econômico Mundial. O Desenvolvimento Sustentável no Brasil Brasil: O meio físico e suas características gerais A formação da sociedade agrária brasileira Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana História e a Cultura Afro-Brasileira e Indígena Educação para os Direitos Humanos O capitalismo e a sua legitimação na história recente do Brasil. Colapso da modernidade brasileira e a proposta da modernidade ética. O desenvolvimento regional: dificuldades e potenciais A questão agrária e agrícola. A questão da saúde pública. A questão da comunicação social. A questão da educação. A questão da ecologia. A questão da cidadania. A questão da biotecnologia As relações econômicas e políticas internacionais Globalização e tecnologias.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas nas aulas. Nesse sentido, a construção do conhecimento compreendida na perspectiva inter e transdisciplinar de aprendizado, no qual, a metodologia compreende fator essencial para construção emancipatória dos sujeitos de aprendizado. Sendo assim, a metodologia leva em consideração os fatores dinâmicos de compreensão de um mundo dialético de diferentes saberes na formação acadêmica. Durante o desenvolvimento das aulas serão utilizados de exposições de conteúdos com aulas discursivas/expositivas, estudos de textos em sala de aula e à distância. Leituras, Pesquisas individuais e coletivas e visitas à Biblioteca. Abordagem inter e transdisciplinar. Seminários. Reflexões e Elaborações/Produções individuais e coletivas, vídeos e reflexões.
5. AVALIAÇÃO As avaliações ocorrem no processo cotidiano da disciplina, com privilégio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, através de testes, debates, produção textual, exposições, pesquisas, individuais e coletivas, relatórios de análises, não como momento, mas construção de aprendizado, da apropriação dos conceitos fundamentais e autoavaliação como reflexão das construções. Podem assumir outra ponderação a partir das particularidades e necessidades da turma em diálogo com o professor sendo a avaliação compreendida também na perspectiva da emancipação, aprendizado e desenvolvimento da cidadania.
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