Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador V – Desenvolvimento Avançado de Aplicações

Código: 30-898

Carga Horária: 60h

Nº de Créditos: 03

 

EMENTA

Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Programação Web e Redes e Telecomunicações, com o objetivo de análise desenvolvimento e implementação de um sistema para Internet.

 

OBJETIVOS

Este projeto tem por objetivo proporcionar ao aluno a vivência real de situações similares ao mercado de trabalho, desenvolvendo competências e habilidades profissionais que permitem a aplicação prática de programação  de sistemas avançados para a Internet com comunicação de rede (webservices, APIs, padrões e tecnologias atuais de desenvolvimento).

Ao término do projeto, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de análise e síntese; desenvolvimento de visão interdisciplinar, pensamento lógico e metodológico; habilidade de trabalho em equipe; capacidade de interpretação e solução de problemas reais.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

- Revisão bibliográfica sobre técnicas e conceitos de: Programação Web e Redes e Telecomunicações.

- Definição dos assuntos e tecnologias a serem trabalhadas na implementação de um projeto interdisciplinar.

- Análise e modelagem do sistema proposto, seguido de desenvolvimento e implementação do referido sistema.

- Elaboração e produção textual, seguida de apresentação dos resultados do projeto pelos acadêmicos, em Seminário aberto ao público.

 

METODOLOGIA

As atividades do Projeto Integrador serão desenvolvidas com a participação ativa dos alunos em equipes, agregando o pensamento lógico, reflexivo, crítico e metodológico.

A atividade proposta será desenvolvida através do embasamento teórico obtido pela revisão bibliográfica das disciplinas envolvidas, concomitantemente com o desenvolvimento do trabalho prático.

O Projeto Integrador prevê a socialização dos resultados com a comunidade externa contemplando 20h de extensão.

Os alunos devem identificar uma necessidade que possa ser suprida através da implementação de um sistema avançado para a Internet com comunicação de rede (webservices, APIs, padrões e tecnologias).

Os resultados devem ser apresentados através do sistema e respectivo código fonte, em conjunto com sua documentação, de acordo com as especificações e exigências definidas pelo professor.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio dos seguintes instrumentos:

- Desempenho e envolvimento individual do aluno no decorrer de todas as atividades do projeto.

- Entrega da parte escrita do trabalho em conformidade com as exigências definidas pelo professor.

- Apresentação dos resultados do projeto em seminário aberto ao público.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GRANNELL, Craig. O guia essencial de Web design com CSS e HTML. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

MANZANO, José Augusto N. G; TOLEDO, Suely Alves de. Guia de orientação e desenvolvimento de sites: HTML, XHTML, CSS e JavaScript - JScript. 2. ed., rev. e atual. São Paulo: Érica, 2012.

COMER, Douglas E. Redes De Computadores E Internet. 4a Edição 2007, Ed. Bookman Companhia.

KUROSE, James F.; ROSS, Keith W. Redes de computadores e internet: uma abordagem top- down. 6. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARISSIMI, Alexandre Da Silva, GRANVILLE, Lisandro Zambenedetti, ROCHOL, Juergen. Redes de Computadores (2009) Ed. Bookman Companhia VitalBook file.

DANTAS, MARIO. Redes De Comunicação E Computadores. Ed. Visual Books. 614 p. 2009.

BABIN, Lee. Ajax com PHP: do iniciante ao profissional. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007.

NIEDERAUER, Juliano. Desenvolvendo Websites com PHP: aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados. 2. ed., rev. e atual. São Paulo: Novatec, 2011.

NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na web. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

SILVA, Maurício Samy. HTML 5: a linguagem de marcação que revolucionou a web. São Paulo: Novatec, 2012.

 

Notícias do Curso

Ver todas