Plano de Ensino

Ciência da Computação

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Programação Web

Código: 30-896

Carga Horária: 80h (60h Prática + 20h Teórica)

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Linguagem de Marcação. Folhas de Estilo CSS. Programação Front-End e Programação Back-End. Comunicação Cliente-Servidor. Arquitetura de Software para Web. Banco de Dados. Frameworks para Desenvolvimento Web.

 

OBJETIVOS

Compreender os princípios básicos e boas práticas de desenvolvimento de software para Web, conhecer os princípios de design de páginas web responsivas e com recursos de acessibilidade, compreender o projeto e arquiteturas de software para web, e desenvolver softwares para web (Front-End e Back-End).

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução à Programação Web

Internet

Protocolo HTTP

Modelo Cliente-Servidor

HTML e HTML5

Servidores e Hospedagem

Design de Interfaces

Folhas de Estilo e CSS3

Frameworks de design web

Usabilidade em páginas Web

UX Design e UI Design

Responsividade

Acessibilidade

Linguagem de Programação Web (Front-End)

Linguagem de Script para Web

Sintaxe e Conceitos Básicos

AJAX

Linguagem de Programação Web (Back-End)

Sintaxe e Conceitos Básicos

Comunicação Cliente-Servidor

Frameworks para Desenvolvimento Web

Arquitetura de Software para Web

MVC

REST

API

Banco de Dados no contexto de aplicações Web

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e lista de exercícios.

O desenvolvimento dos conteúdos será feito através de aulas expositivas e aulas práticas, através de exercícios práticos de fixação do conteúdo e projetos práticos de baixa complexidade relacionados ao conteúdo da aula. 

A resolução de exercícios será seguida da correção dos mesmos pelo professor, com a participação dos alunos, a fim de demonstrar e fixar os conceitos estudados.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para a avaliação da disciplina, o professor irá verificar se as competências propostas no plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio de instrumentos de avaliação que irão compor a nota final, através das seguintes avaliações:

Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre;

O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina:  trabalhos práticos de desenvolvimento de uma página Web (front-end e back-end), utilizando todos os conceitos vistos ao longo do semestre.A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FLANAGAN, David. Javascript: o guia definitivo. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. (Biblioteca Virtual)

GRANNELL, Craig. O guia essencial de Web design com CSS e HTML. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

MANZANO, José Augusto N. G; TOLEDO, Suely Alves de. Guia de orientação e desenvolvimento de sites: HTML, XHTML, CSS e JavaScript - JScript. 2. ed., rev. e atual. São Paulo: Érica, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BABIN, Lee. Ajax com PHP: do iniciante ao profissional. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007.

CHANDLER, David M.; KIRKNER, Bill; MINATEL, Jim. Como montar o seu site na World Wide Web. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

DAMASCENO JÚNIOR, Américo Fraga. Aprendendo JAVA: programação na internet . 2. ed. São Paulo: Érica, 1996.

KALBACH, James. Design de navegac¸a~o Web: otimizando a experie^ncia do usua´rio. Porto Alegre : Bookman, 2009. (Biblioteca Virtual)

NIEDERAUER, Juliano. Desenvolvendo Websites com PHP: aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados. 2. ed., rev. e atual. São Paulo: Novatec, 2011.

NIEDERAUER, Juliano. Web interativa com Ajax e PHP. São Paulo: Novatec, 2007.

NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na web. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

RUBY, Sam; THOMAS, Dave; HANSSON, David Heinemeier. Agile web development with rails. 4. ed. United States: The Pragmatic Bookshelf, 2011.

SANTOS, Rui Rossi dos. Java na web: programando sites dinâmicos. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2007.

SILVA, Maurício Samy. HTML 5: a linguagem de marcação que revolucionou a web. São Paulo: Novatec, 2012.