DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Programação para Sistemas Embarcados Código: 30-839 Carga Horária: 40h (30h Prática + 10h Teoria) Nº de Créditos: 02
EMENTA Introdução a Sistemas Embarcados. Aplicações, arquiteturas de software e hardware, e sistemas operacionais, no contexto de Sistemas Embarcados. Sistemas de Tempo Real. Sensores e atuadores. Programação de microcontroladores.
OBJETIVOS Compreender os princípios básicos no desenvolvimento para sistemas embarcados, conhecendo os detalhes de projeto e otimização, implementação e desenvolvimento para esta classe de sistemas.
CONTEÚDOS CURRICULARES Introdução aos Sistemas Embarcados Aplicações de Sistemas Embarcados Requisitos e Restrições de Projeto Metodologias de Projeto Tecnologias Hardware para Sistemas Embarcados Microcontroladores Sensores e Atuadores Sistemas Operacionais Embarcados Sistemas de Tempo Real Programação de Sistemas Embarcados Ferramentas de Desenvolvimento Projeto de Software para Sistemas Embarcados Otimização de Sistemas Embarcados
METODOLOGIA Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e lista de exercícios. O desenvolvimento dos conteúdos será feito através de aulas teóricas e expositivas em sala de aula, e aulas práticas em laboratório. A seguir, dar-se-á a realização de exercícios práticos para fixação do conteúdo estudado. A resolução de exercícios será seguida da correção dos mesmos pelo professor, com a participação dos alunos, a fim de demonstrar e fixar os conceitos estudados. No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
AVALIAÇÃO Para esta disciplina a avaliação semestral deve considerar a média ponderada entre as notas, que serão definidas através das seguintes avaliações: Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI; Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre; O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina, incluindo o desenvolvimento de um projeto de sistema embarcado. A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA EVANS, Martin; NOBLE, Joshua; HOCHENBAUM, Jordan. Arduino em ação. São Paulo: Novatec, 2013. PATTERSON, David A. & HENNESSY, John L. Organização e Projeto de Computadores: a interface hardware/software. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. WILSON, Graham. Embedded Systems and Computer Architecture. Editora Newnes, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR HENNESSY, John L. & PATTERSON, David A. Arquitetura de Computadores: uma abordagem quantitativa. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2014. LI, Q.; YAO, C. Real-Time Concepts for Embedded Systems. São Paulo: Elsevier - CMP Books, 2003. MCROBERTS, Michael. Beginning arduino. New York: Apress, 2010. MONK, Simon. Programação com arduino: começando com sketches. Porto Alegre: Bookman, 2013. MONK, Simon. Projetos com arduino e android: use smartphone ou tablet para controlar o arduino. Porto Alegre: Bookman, 2014. RAUBER, Thomas. RÜNGER, Gudula. Parallel programming: for multicore and cluster systems. 2 ed. Berlin: Springer, 2013. WARREN, John-David; ADAMS, Josh; MOLLE, Harald. Arduino robotics. New York: Apress, 2011.
|