Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto de Software

Código: 30-837

Carga Horária: 80h (60h Prática + 20h Teoria)

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Análise e Projeto Orientado a Objetos; Modelagem de Software Orientado a Objetos através da UML. Modelagem de processos.

 

OBJETIVOS

Capacitar os alunos a conceber e especificar projetos de software, fazendo uso de técnicas e métodos avançados da tecnologia orientada a objetos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Análise Orientada a Objetos

Modelagem de domínio

Projeto Orientado a Objetos

Modelagem em nível de especificação

UML (Linguagem de Modelagem Unificada)

Histórico

Conceitos e descrição da UML

Diagramas Estruturais e Comportamentais

Visões da UML

Diferenças entre a Modelagem Estruturada e a Modelagem OO

Diagramas

Casos de Uso

Diagrama de Classes

Diagrama de Objetos

Diagrama de Sequência

Diagrama de Atividades

Diagrama de Máquina de Estados

Diagrama de Componentes

Diagrama de Implantação

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e lista de exercícios.

O desenvolvimento dos conteúdos será feito através de aulas expositivas com recursos visuais e exercícios práticos para a fixação do conteúdo.

Realização de aulas práticas em laboratório para resolução de exercícios de forma individual ou em grupo, com a utilização de software para modelagem UML, objetivando a fixação dos conteúdos. Para tal, serão utilizados cenários hipotéticos de sistemas de informação, através dos quais o aluno deverá criar os respectivos diagramas UML a fim de apresentar soluções para estes cenários. 

Após os exercícios, o professor realizará a correção em conjunto com os alunos, analisando as soluções de modelagem apresentadas.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para esta disciplina a avaliação semestral deve considerar a média ponderada entre as notas, que serão definidas através das seguintes avaliações:

Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre;

O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina:  trabalhos individuais e/ou em grupo, provas teóricas e práticas, apresentação de seminários e exercícios.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BEZERRA, Eduardo. Princípio de Análise e Projetos de Sistemas com UML. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
PRESSMAN R. S.
Engenharia de Software. Porto Alegre: ArtMed, 2010. (Biblioteca Virtual).
SOMMERVILLE, Ian.
Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FOWLER M. UML Essencial: Um Breve Guia para Linguagem Padrão. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. (Biblioteca Virtual).
GAMMA, Erich; HELM, Richard; JOHNSON, Ralph; VLISSIDES, John.
Padrões de projeto: soluções reutilizáveis de software orientado a objetos. reimpr. 2007. Porto Alegre: Bookman, 2000.
LARMAN, Craig.
Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
LARMAN C.
Utilizando UML e Padrões - Uma Introdução à Análise e ao Projeto Orientados a Objetos e Desenvolvimento Interativo. Porto Alegre: Bookman, 2011. (Biblioteca Virtual).
MACHADO, Felipe Nery Rodrigues.
Análise e gestão de requisitos de software: onde nascem os sistemas. São Paulo: Editora Érica, 2011.

 

Notícias do Curso

Ver todas