Plano de Ensino

Ciência da Computação

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Arquitetura de Computadores

Código: 30-808

Carga Horária: 80h (60h Prática + 20h Teoria)

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Evolução dos Computadores, Linguagem de Máquina, Organização Interna dos computadores, Organização e Gerenciamento de Memória e Dispositivos de Entrada e Saída.

 

OBJETIVOS

Ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de reconhecer, especificar e avaliar a estrutura de computadores digitais. A disciplina visa ainda fundamentar os princípios básicos de projeto de computadores.

Ao término desta disciplina, o aluno deverá ser capaz de descrever e analisar os elementos constituintes de um sistema computacional (processadores, memórias e dispositivos de entrada/saída), identificando a relação entre um determinado hardware e a linguagem de máquina (software) correspondente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução

Gerações de Computadores e Evolução Comparativa

Tendências de Crescimento de Desempenho e Densidade de Memória

Organização Geral do Computador

Níveis de Linguagens de Programação

Camadas do sistema de Computação e Elementos do Computador

Instruções e Linguagem de Máquina

Princípios de Projeto de Computadores

Princípios de Linguagens de Alto Nível

Instruções Lógicas e Aritméticas, de Desvio e de Transferência de Dados

Classes e Formatos de Instruções RISC/CISC

Modos de Endereçamento, Chamadas de Procedimentos

Programação Assembly e uso de Emuladores

Processador e Unidade de Controle

Elementos Combinacionais e Sequenciais

Ciclo Único e Ciclos Múltiplos

Datapath (estrutura, componentes, funcionamento, execução de instruções)

Unidade de Controle (estrutura, funcionamento, sinais e projeto)

Memória

Memórias RAM e ROM (tipos e características)

Princípios de Localidade

Memória Cache (organização, estrutura, funcionamento, métodos de escrita e esquemas de acesso)

Memória Virtual (OBJETIVOS, organização, paginação, método de acesso)

Monoprogramação e multiprogramação

Paginação / Swapping / Memória virtual

Substituição de páginas

Segmentação

Dispositivos de E/S e Barramentos

Sistemas de E/S

Modos de Comunicação

Barramentos (tipos, funcionamento e métodos de arbitração)

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e lista de exercícios.

As aulas teóricas serão através da exposição do conteúdo proposto. Esses serão abordados por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem dos acadêmicos. As aulas práticas buscarão apresentar o funcionamento de componentes, a utilização softwares de simulação e emulação e a programação com linguagem de montagem. Serão propostas atividades de análise e interpretação de textos, artigos e estudos de casos.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para a avaliação da disciplina, o professor irá verificar se as competências propostas no plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio de instrumentos de avaliação que irão compor a nota final, através das seguintes avaliações:

Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre;

O restante das notas consistirão em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina:  trabalhos individuais, prova escrita, relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas, listas de exercícios, trabalhos de implementação prática com Assembly e de modelagem de unidades funcionais, além de apresentação de seminários.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PATTERSON, David A. & HENNESSY, John L. Organização e Projeto de Computadores: a interface hardware/software. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

STALLINGS, William. Arquitetura e organização de computadores. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

TANENBAUM, Andrew. Organização Estruturada de Computadores. 5 ed. São Paulo: Pearson, 2007.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HAYES, John P. Computer architecture and organization. 3 ed. New York: McGraw-Hill, 1998.

HENNESSY, John L. & PATTERSON, David A. Arquitetura de Computadores: uma abordagem quantitativa. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2014.

NULL, L.; LOBUR, J. Princípios Básicos de Arquitetura e Organização de Computadores. 2 ed. Bookman. 2010 VitalBook file. (Biblioteca Virtual).

WAGNER, Flávio Rech; REIS, André I.; RIBAS, Renato Perez. Fundamentos de circuitos digitais. Porto Alegre: Bookman, 2008.

WEBER, Raul Fernando. Arquitetura de computadores pessoais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

PAIXA~O, Renato Rodrigues; Arquitetura de computadores, 1a ed. Sa~o Paulo : E´rica, 2014. (Biblioteca Virtual).

WEBER, Raul Fernando. Fundamentos de arquitetura de computadores, 4. ed. Porto Alegre : Bookman, 2012. (Biblioteca Virtual).