Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Programação Orientada a Objetos

Código: 30-805

Carga Horária: 80h (60h Prática + 20h Teórica)

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Conceitos básicos de orientação a objetos; Abstração; Classes; Objetos; Mensagens; Encapsulamento; Herança; Polimorfismo. Solução de problemas utilizando linguagem orientada a objetos. Linguagem de programação Orientada a Objetos. Implementação de classes; Instanciação de objetos; Interação entre objetos; Tratamento de exceções.

 

OBJETIVOS

Fornecer ao aluno elementos que lhe permitam modelar soluções para problemas de acordo com a filosofia de orientação a objetos e implementá-los através de uma linguagem de programação orientada a objetos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução à Orientação a Objetos

Histórico e Motivação

Programação Estruturada vs Programação Orientada a Objetos

Comparação entre Paradigmas de Programação

Pilares da Orientação a Objetos

Linguagem de Programação Orientada a Objetos

Introdução à Linguagem de Programação Orientada a Objetos

Sintaxe, comandos, tipos de dados e operadores

Abstração

Classes e Objetos: atributos, métodos e identificação

Construtores

Referências a objetos

Troca de mensagens entre objetos

Encapsulamento

Ocultação de Dados

Herança

Herança Simples

Herança Múltipla

Agregação e delegação

Polimorfismo

Tipagem

Tipos de Polimorfismo

Interfaces e Classes Abstratas

Conceitos Avançados

Tratamento de Exceções

Depuração de Código

Reutilização de Código

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e lista de exercícios.

O desenvolvimento dos conteúdos será feito por meio de aulas expositivas em sala e aulas práticas com exercícios de fixação em laboratório, através de associações que demonstrem a utilização da lógica envolvida na programação orientada a objetos, facilitando a compreensão do aluno. Serão aplicadas listas de exercícios visando facilitar a fixação do conteúdo estudado.

A resolução de exercícios será seguida da correção dos mesmos pelo professor, com a participação dos alunos, a fim de demonstrar e fixar os conceitos estudados.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para esta disciplina a avaliação semestral deve considerar a média ponderada entre as notas, que serão definidas através das seguintes avaliações:

Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre;

O restante das notas consistirão em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92. 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARNES, D. J.; KÖLLING, M. Programação orientada a objetos com Java: uma introdução prática usando o BlueJ. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

DEITEL, H. M. Java: como programar. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

SANTOS, Luis Carlos dos. Microsoft visual C# 2010 express: aprenda a programar na prática. São Paulo: Érica, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOOCH, G.; JACOBSON, I.; RUMBAUGH, J. UML: guia do usuário. 2. ed. São Paulo: Campus, 2012.

Herbert, SCHILDT,, and SKRIEN, Dale. Programação com Java: Uma Introdução Abrangente. AMGH, 2013. VitalBook file.

HORSTMANN, Cay. Big Java. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FURGERI, Sergio. Java 7: ensino didático. São Paulo: Érica, 2010. 319 p.

Ken, ARNOLD,, GOSLING, James, and HOLMES, David. A Linguagem de Programação Java, 4ª edição. Bookman, 2007. VitalBook file.

KOLLING, M.; BARNES, D. Programação Orientada a Objetos com Java. Prentice Hall, 2004.

SANTOS, R. Introdução à Programação Orientada a Objetos Usando Java. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

SIERRA, Kathy; BATES, Bert. Use a cabeça! Java. Rio de Janeiro: Alta books, 2010.

 

Notícias do Curso

Ver todas