Plano de Ensino

Ciência da Computação

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Banco de Dados

Código: 30-804

Carga Horária: 80h (60h Prática + 20h Teórica)

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Introdução aos sistemas de bancos de dados: conceitos e arquiteturas de bancos de dados; restrições de integridade; mapeamento entre modelos; Normalização; Dependências funcionais. Projeto de banco de dados: conceitual, lógico e físico. Modelo conceitual de entidades e relacionamentos. Linguagens de definição e de manipulação de dados. SQL para bancos de dados relacionais.

 

OBJETIVOS

Fornecer os conceitos, técnicas e características básicas dos sistemas de gerenciamento de bancos de dados, tornando o aluno capaz de desenvolver sistemas de informação mais complexos, baseados na filosofia de bases de dados.

Permitir ao aluno assimilar conhecimentos fundamentais em bancos de dados, incluindo modelos de dados, arquitetura de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD).

Capacitar o aluno a projetar, implementar e analisar bancos de dados relacionais para aplicações e compreender os princípios de organização dos dados.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução

Conceitos básicos sobre SGBD

Componentes de um SGBD

Vantagens/desvantagens de usar um SGBD

Tipos de SGBD

Níveis de abstração

Estrutura lógica e física de um SGBD

Independência de Dados (Lógica e Física)

Arquiteturas Cliente/Servidor e suas camadas

Modelo entidade-relacionamento

Modelagem de Dados

Modelo Conceitual

Modelo Lógico

Modelo Físico

Mapeamento entre modelos

Restrições de integridade

Cardinalidades

Dependências (Funcional, Total, Parcial, Transitiva, Multivalorada)

Anomalias em Bancos de Dados

Normalização

Linguagens do SGBD

Linguagens de consulta e noções de SQL

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios e desenvolvimento de pesquisas extraclasses sobre os assuntos abordados em aula.

A disciplina é trabalhada a partir de aulas expositivas dialogadas, discutindo os itens previstos no conteúdo programático e fixação dos conteúdos expostos através de exercícios práticos de implementação, realizados em laboratório. 

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para a avaliação da disciplina, o professor irá verificar se as competências propostas no plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio de instrumentos de avaliação que irão compor a nota final, através das seguintes avaliações:

Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre;

O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina:  trabalhos individuais, prova escrita, provas práticas de programação utilizando ambiente automatizado de correção, quiz de perguntas e respostas sobre o conteúdo e listas de exercícios.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant B. Sistemas de banco de dados. 6. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011.
HEUSER., and Carlos Alberto. Projeto de Banco de Dados, 6ª edição. Bookman, 2011. VitalBook file.
FERNANDES, L. M. P. Modelagem de dados. Rio de Janeiro: SENAC, 2008.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHEN, Peter. Modelagem de dados: a abordagem, entidade-relacionamento para projeto lógico. São Paulo: Makron Books, 1990. 80 p.

ROB, Peter; CORONEL, Carlos; ANA PAULA APPEL REV. TÉCNICA. Sistemas de bancos de dados: projeto, implementação e gerenciamento. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

BARBOZA, Fabrício Felipe Meleto. Modelagem e desenvolvimento de banco de dados; Porto Alegre: SAGAH, 2018. (Biblioteca Virtual)

MANNINO, Michael V. Projeto, desenvolvimento de aplicac¸o~es e administrac¸a~o de banco de dados; Porto Alegre: AMGH, 2014. (Biblioteca Virtual)

MACHADO, Felipe Nery Rodrigues; Projeto e implementac¸a~o de banco de Dados; Sa~o Paulo : E´rica, 2014. (Biblioteca Virtual)

RAMAKRISHNAN, Raghu. Sistemas de gerenciamento de banco de dados; 3. ed. Porto Alegre : AMGH, 2011. (Biblioteca Virtual)