Plano de Ensino

Ciência da Computação

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

 

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador II – Introdução à Computação

Código: 30-802

Carga Horária: 60h

Nº de Créditos: 03

 

EMENTA

Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Linguagem de Programação e Lógica para a Computação, com o objetivo de resolução de problemas diversos, através da elaboração de software utilizando uma linguagem de programação.

 

OBJETIVOS

Este projeto tem por objetivo proporcionar ao aluno a vivência real na resolução de problemas aplicando os conhecimentos relacionados com as disciplinas do semestre, com a finalidade proporcionar ao aluno a aplicação prática da computação na solução de problemas e as competências exigidas na área.

Ao término do projeto, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de análise e síntese; desenvolvimento de visão interdisciplinar, pensamento lógico e metodológico; habilidade de trabalho em equipe; capacidade de interpretação e solução de problemas reais.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

- Revisão bibliográfica sobre técnicas e conceitos de: Linguagem de Programação e Lógica para a Computação

- Definição dos assuntos e tecnologias a serem trabalhadas na implementação de um projeto interdisciplinar.

- Elaboração e produção textual, seguida de apresentação dos resultados do projeto pelos acadêmicos, em Seminário aberto ao público.

 

METODOLOGIA

As atividades do Projeto Integrador serão desenvolvidas com a participação ativa dos alunos em equipes, agregando o pensamento lógico, reflexivo, crítico e metodológico.

A atividade proposta será desenvolvida através do embasamento teórico obtido pela revisão bibliográfica das disciplinas envolvidas, concomitantemente com o desenvolvimento do trabalho prático.

O Projeto Integrador prevê a socialização dos resultados com a comunidade externa contemplando 20h de extensão.

Os alunos devem pesquisar problemas do cotidiano e identificar uma necessidade que possa ser suprida através do desenvolvimento de um programa de computador.

Os resultados devem ser apresentados na forma do software em si, em conjunto com sua documentação, de tal maneira que sua utilização e/ou estudo sejam suficientes para entender os conteúdos pesquisados.

 

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada por meio dos seguintes instrumentos:

- Desempenho e envolvimento individual do aluno no decorrer de todas as atividades do projeto.

- Entrega da parte escrita do trabalho em conformidade com as exigências definidas pelo professor.

- Apresentação dos resultados do projeto em seminário aberto ao público.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOFFNER., R. Algoritmos e Programação em Linguagem C. São Paulo: Saraiva, 2013. (Biblioteca Virtual).

SOUZA, João Nunes de. Lógica para ciência da computação: Uma Introdução Concisa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

SOUZA, Marco Antonio Furlan de; GOMES, Marcelo Marques; SOARES, Marcio Vieira; CONCILIO, Ricardo. Algoritmos e lógica de programação: um texto introdutório para engenharia. 2. ed. São Paulo: Censage Learning, 2011.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CORMEN, Thomas H. Desmistificando Algoritmos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. C++ Como Programar. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2006.

NOONAN, R, TUCKER, A. Linguagens De Programação Princípios E Paradigmas. MCGRAW 95 HILL – ARTMED, 2009.

MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento Em Linguagem C++: Módulo 1. 2. ed. Prentice Hall, 2008.

Daghlian., J. Lógica e álgebra de Boole, 4a edição. Atlas, 1995. (Biblioteca Virtual).

MORTARI, J. Introdução à Lógica. São Paulo: UNESP, 2001
FARREL, Joyce. Lógica e design de programação: introdução. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SILVA, Flávio Soares Corrêa da; FINGER, Marcelo; MELO, Ana Cristina Vieira de. Lógica para computação. São Paulo: Cengage Learning, 2006.

SOARES, Edvaldo. Fundamentos de Lógica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.