Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Sistemas Operacionais

Código: 30-801

Carga Horária: 80h (60h Teórica + 20h Prática)

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Gerenciamento de processos envolvendo aspectos de comunicação entre processos, sincronização, escalonamento e situações de impasse. Gerenciamento de arquivos, conceitos, implementação e acesso. Gerenciamento de entrada e saída. Estudos de diferentes sistemas operacionais

 

OBJETIVOS

Fornecer conhecimentos teóricos sobre políticas, estruturas e técnicas de operação de sistemas computacionais, bem como enfoque prático visando capacitação para o projeto e desenvolvimento de sistemas operacionais.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução e Conceituação de Sistemas Operacionais

Evolução dos sistemas operacionais

Conceitos básicos sobre processos, memória e arquivos

Modelos de sistemas operacionais (sistemas monotarefa, multitarefa, multiusuário)

Chamadas de sistema

Sistemas com compartilhamento de tempo e Sistemas de tempo real

Bootstrap

Consistência

Processos

Conceituação e implementação de processos

Condições de corrida e regiões críticas

Concorrência e sincronização

Implementação de exclusão mútua (Monitores e semáforos)

Bloqueio e desbloqueio de processos

Escalonamento de processos

Sistemas de Arquivo

Diretórios

Métodos de acesso

Compartilhamento

Implementação

Métodos de alocação e gerenciamento de espaço

Segurança

Estudos de diferentes sistemas operacionais

Padrão POSIX

Unix

Linux

Windows

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e lista de exercícios.

O desenvolvimento dos conteúdos será feito através de aulas expositivas verbais e diálogo entre alunos e professor (com utilização de recursos audiovisuais e técnicas como exibição de slides, exposição oral, demonstrações práticas e teóricas), enquanto são discutidos os itens de cunho teórico; evoluindo em tópicos específicos para exercícios práticos e demonstrações (com técnicas como atividades práticas individuais, em grupos, demais atividades direcionadas ao conteúdo e discussões) visando a fixação dos conteúdos, e contextualização baseada em publicações atualizadas.

Uso de atividades em laboratório com o objetivo de demonstrar os conceitos estudados. Também serão realizados estudos de caso, debates, resolução de exercícios práticos, com execução de atividades que possibilitem a aplicação do conteúdo visto em aula de forma dinâmica e interativa.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para esta disciplina a avaliação semestral deve considerar a média ponderada entre as notas, que serão definidas através das seguintes avaliações:

Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre;

O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Abraham, SILBERSCHATZ,, GALVIN, Peter B., and GAGNE, Greg. Fundamentos de Sistemas Operacionais - Princípios Básicos. LTC, 2013. VitalBook file.

OLIVEIRA, Rômulo Silva de; CARISSIMI, Alexandre da Silva; TOSCANI, Simão S. Sistemas operacionais, 4 ed. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, Serie livros didáticos, 2010.

TANENBAUM, Andrew S. Sistemas operacionais modernos. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CORBET, J.; RUBINI, A.; KROAH-HARTMAN, G.. Linux Device Drivers. 3a ed., Sebastopool: O'Reilly, 2005.

S., OLIVEIRA, Rômulo, CARISSIMI, Alexandre S., and TOSCANI, Simão S.. Sistemas Operacionais - Vol. 11 - 4a edição. Bookman, 2010. VitalBook file.

S., TANENBAUM, Andrew, and WOODHULL, Albert S.. Sistemas Operacionais: Projetos e Implementação - O Livro do Minix. Bookman, 2008. VitalBook file.

SILBERSCHATZ, Abraham ; Galvin, Peter. B. GAGNE, Greg. Sistemas Operacionais Com Java. 7ed: São Paulo: Elsevier, 2008.

TOSCANI, Simão Sirineo; OLIVEIRA, Rômulo Silva de; CARISSIMI, Alexandre da Silva. Sistemas operacionais e programação concorrente. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, Instituto de Informática da UFRGS, 2003.

 

Notícias do Curso

Ver todas