DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Linguagem de Programação Código: 30-799 Carga Horária: 80h (60h Teórica + 20h Prática) Nº de Créditos: 04 EMENTA Conceituação de Linguagens de Programação e processos de Tradução, Compilação e Interpretação. Componentes básicos de um programa, tipos de dados, variáveis, constantes, operadores lógicos, aritméticos e expressões. Estruturas de Dados Homogêneas e Heterogêneas. Funções, Recursão, Modularização, Parâmetros e Escopo. Ponteiros e Alocação Dinâmica. Programação Imperativa e Estruturas de Controle. OBJETIVOS Ao término da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências: Construir, desenvolver e manipular programas com recursos presentes nas linguagens imperativas; Aplicar conceitos e técnicas advindas do histórico evolutivo das Linguagens de Programação, bem como das suas mais diversas aplicações; Desenvolver pensamento (raciocínio) lógico durante a criação e manipulação de algoritmos, de forma a resolver situações gerais e específicas. CONTEÚDOS CURRICULARES Noções Introdutórias acerca das Linguagens de Programação Classificação e Histórico das LPs Conceitos Fundamentais Abstração, Sintaxe e Semântica Processamento de Linguagens: Interpretação e Compilação Paradigmas das Linguagens de Programação Programação Imperativa Estruturação de um Programa Variáveis Nome, Escopo, Tempo de Vida, Valor Tipos de Dados Tipagem, Conversão e Compatibilidade de Tipos Estruturas de Controle Controle Sequencial, Atribuição e Comandos de Entrada e Saída Controle de Seleção e Estruturas de Repetição Prática de Matrizes e Vetores Manipulação de Strings Funções e Procedimentos Passagem de Parâmetros e Recursividade Estruturas de Dados Compostos Ponteiros e Alocação Dinâmica de Memória METODOLOGIA Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDEs), no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios ou algoritmos pelo professor em sala, com discussão sobre as soluções individuais ou obtidas em grupo. No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem. AVALIAÇÃO Para a avaliação da disciplina, o professor irá verificar se as competências propostas no plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio de instrumentos de avaliação que irão compor a nota final, através das seguintes avaliações: Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI; Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre; O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina: trabalhos individuais, prova escrita, provas práticas de programação utilizando ambiente automatizado de correção, quiz de perguntas e respostas sobre o conteúdo e listas de exercícios. A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.
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