Plano de Ensino

Ciência da Computação

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Computador e Sociedade

Código: 30-487

Carga Horária: 80h

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Repercussões das novas tecnologias na sociedade, considerando os aspectos sociais, econômicos, políticos, éticos e educacionais.  

 

OBJETIVOS

Apresentar aos alunos do curso os problemas humanos e sociais decorrentes do emprego de computadores e seu impacto na sociedade e na empresa.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Aspectos sociais, econômicos, legais e profissionais de computação

Aspectos estratégicos do controle da tecnologia

Mercado de trabalho

Aplicação da computação nas diversas áreas

Ética profissional Segurança, privacidade, direitos de propriedade

Doenças profissionais Influência do computador

Sociedade da Informação

Educação Ambiental

Resíduos do processo de fabricação de componentes eletrônicos

Destino (descarte) de componentes eletrônicos e componentes nocivos ao meio ambiente (baterias, pilhas, placas, etc.)

Aspectos da história e da cultura dos negros e indígenas que caracterizam a formação da população brasileira e a relação na formação do profissional de TI

 

METODOLOGIA

Os conteúdos serão tratados ao longo de 30 horas, com carga horária semanal de 2 horas, através de aulas expositivas e leituras complementares para reforçar o aprendizado. Todas as atividades desenvolvidas na disciplina poderão ser realizadas individualmente ou em grupo.  

 

AVALIAÇÃO

Para a avaliação da disciplina, o professor irá verificar se as competências propostas no plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio de instrumentos de avaliação que irão compor a nota final, através das seguintes avaliações:

- Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

- O restante das notas consistirão em trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina:  trabalhos individuais, listas de exercícios, documento de Design e um demo jogável.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARGER., R. N. Ética na Computação - Uma Abordagem Baseada em Casos. Rio de Janeiro: LTC, 2010. (Biblioteca Virtual).

ROVER, Aires José; Direito, sociedade e informática: limites e perspectivas da vida digital.Florianópolis: Fundação Boiteux, 2000.

YOUSSEF, Antonio Nicolau. Informática e sociedade. 2. ed. São Paulo: Ática, 1988.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp, 1999.

MARTIN, James; NORMAN, Adrian R. D; FERREIRA, Octávio Almerindo. Computador, sociedade e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Universidade de Brasília, 1973. NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SALDIVAR, Daniel Delgado. O andar da carruagem na era do computador: tendências e contradições no contexto da sociedade tecnológica. Curitiba: ISPG, 1993.

SOUZA, Antonio Escandiel de. Educação, sociedade e cultura: reflexões interdisciplinares. Curitiba: Ed. CRV, 2011.