Plano de Ensino

Ciência da Computação

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Tópicos Especiais em Computação - II

Código: 30-484

Carga Horária: 80h

Créditos: 04

 

EMENTA

Tópicos variáveis na área de computação, segundo interesse dos alunos e tendências atuais na área e que não estão contemplados em outra disciplina do curso.

 

OBJETIVOS

A natureza evolucionária da área da computação sugere a oportunização de condições flexíveis para o acompanhamento das inovações em computação ainda no atendimento dos requisitos para a formação superior, que é o objetivo das disciplinas propostas na grade em caráter optativo.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Conteúdos curriculares abertos.

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDEs), no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios. A fixação dos conteúdos será feita por meio de resolução de exercícios, com discussão sobre as soluções individuais ou obtidas em grupo.

As aulas serão teóricas e/ou práticas dependendo dos objetivos e conteúdos estabelecidos para a disciplina.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para esta disciplina a avaliação semestral deve considerar a média ponderada entre as notas, que serão definidas através das seguintes avaliações:

  • Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;
  • O restante das notas consistirão em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), dependendo dos objetivos e conteúdos estabelecidos para a disciplina.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

De acordo com os conteúdos previstos para a disciplina.