Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Simulação para Sistemas Discretos

Código: 30-483

Carga Horária: 80h

Créditos: 04

 

EMENTA

Aplicações e objetivos da simulação. Modelos de simulação e suas características, propriedades, classificação e tipos. Avaliação de desempenho. Simulação distribuída.

 

OBJETIVOS

Fornecer fundamentos teóricos e práticos para o desenvolvimento de mecanismos de suporte a simulação de sistemas e de modelos de simulação como ferramenta de apoio à verificação, validação, construção de sistemas reais, de treinamento, entre outras aplicações.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

  • Definição e aplicações (objetivos) da simulação de sistemas
    • Sistemas e modelos de simulação
    • Propriedades dos modelos de simulação
    • Classificação (tipos) dos modelos de simulação e relações funcionais
    • Construção de modelos de simulação de sistemas reais
  • Simulação discreta e contínua
    • Ambientes de simulação (uso e implementação)
  • Simulação orientada ao processo e simulação orientada ao evento
    • Ambientes de simulação (uso e implementação)
  • Estágios para a construção de modelos de simulação
  • Estudo de variabilidade
  • Modelos baseados em redes de filas
  • Disciplinas de filas e roteamento
  • Mecanismos de suporte à simulação
  • Noções de Simulação distribuída
    • Particionamento
    • Processos lógicos
    • Evolução otimista e conservativa
    • Tempo de simulação

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDEs), no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios. A fixação dos conteúdos será feita por meio de resolução de exercícios, com discussão sobre as soluções individuais ou obtidas em grupo.

O desenvolvimento dos conteúdos será feito através de aulas expositivas com recursos visuais e exercícios práticos para fixação de conteúdo.

Resolução de exercícios em sala de forma individual e/ou em grupo, com discussões e propostas de soluções com a participação dos alunos.

Pesquisa de tópicos relacionados com a área de Ciência da Computação para desenvolvimento de trabalhos, proporcionando melhor compreensão e aprendizado ao acadêmico.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para esta disciplina a avaliação semestral deve considerar a média ponderada entre as notas, que serão definidas através das seguintes avaliações:

  • Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;
  • O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina: trabalhos individuais, trabalhos em grupos, provas escritas, apresentação de seminários e listas de exercícios, implementação de modelos simulados em software específico.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREITAS FILHO, P. J. 2008. Introdução à Modelagem e Simulação de Sistemas: Com Aplicações em Arena. Florianópolis: Visual Books. (Biblioteca Virtual).

KELTON, W. David; SADOWSKI, Randall P; SWETS, Nancy B. Simulation with arena. 5. ed. Boston: McGraw-Hill, 2010.

PRADO, Darci. Usando o arena em simulação. 2. ed. Belo Horizonte: INDG Tecnologia e Serviços, 2004.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PRADO, Darci. Usando o arena em simulação. 2. ed. Belo Horizonte: INDG Tecnologia e Serviços, 2004.

LAW, Averill M; KELTON, W. David. Simulation modeling and analysis. 3. ed Boston: McGraw-Hill, 2000.

PRADO, Darci Santos do. Teoria das filas e da simulação. Belo Horizonte: DG ,1999.

SOARES, Luiz Fernando Gomes. Modelagem e simulação discreta de sistemas. São Paulo: IME-USP, 1990.

STRACK, J. GPSS-Modelagem e Simulação de Sistemas. Rio de Janeiro: LTC,1984

 

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