Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Programação para Dispositivos Móveis

Código: 30-472

Carga Horária: 80h (60h Teórica + 20h Prática)

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Noções de arquitetura de dispositivos móveis. Conceitos e paradigmas de programação para dispositivos móveis. Linguagem de Programação para dispositivos móveis. Interface Gráfica e Projeto de Software para dispositivos móveis. Persistência de Dados. Comunicação cliente-servidor através do uso de APIs. Uso de recursos nativos de dispositivos móveis.

 

OBJETIVOS

Compreender os princípios básicos e boas práticas de desenvolvimento de software para dispositivos móveis. Conhecer a arquitetura de dispositivos móveis, bem como o projeto de software. Construir aplicativos para dispositivos móveis, utilizando recursos nativos e comunicação com Internet.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução aos Dispositivos móveis

Visão Geral da área de desenvolvimento para dispositivos móveis

Visão Geral da Arquitetura de Software

Introdução a plataformas de desenvolvimento para dispositivos móveis

Linguagens de Programação para dispositivos móveis

Configuração do ambiente de desenvolvimento

Emuladores

Fundamentos do desenvolvimento para dispositivos móveis

Estrutura geral de um aplicativo móvel e principais conceitos

Ciclo de Vida de um Aplicativo Móvel

Interface de Usuário

Experiência de usuário e interface gráfica (UX, UI)

Design de Interfaces no contexto de aplicações móveis

Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Introdução à Linguagem de Programação para dispositivos móveis

Desenvolvimento Nativo vs Híbrido

Recursos

Notificações

Câmera

GPS

Mapas

Áudio

Bluetooth

Conexão

Banco de Dados no contexto com Dispositivos Móveis

Transferência de Dados Cliente-Servidor

Publicação de Aplicativos

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e lista de exercícios.

O desenvolvimento dos conteúdos será feito através de aulas expositivas e aulas práticas, através de exercícios práticos de fixação do conteúdo e projetos práticos de baixa complexidade relacionados ao conteúdo da aula. 

A resolução de exercícios será seguida da correção dos mesmos pelo professor, com a participação dos alunos, a fim de demonstrar e fixar os conceitos estudados.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para a avaliação da disciplina, o professor irá verificar se as competências propostas no plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio de instrumentos de avaliação que irão compor a nota final, através das seguintes avaliações:

Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre;

O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina:  trabalhos práticos e trabalho final de desenvolvimento de um aplicativo móvel.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DEITEL, H. M. Java: como programar. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MONK, Simon. Projetos com arduino e android: use smartphone ou tablet para controlar o arduino. Porto Alegre: Bookman, 2014.

OLIVEIRA, D. Desenvolvimento para dispositivos móveis: volume 1 [et al.]; – Porto Alegre: SAGAH, 2019. (Biblioteca Virtual)

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARNES, D. J.; KÖLLING, M. Programação orientada a objetos com Java: uma introdução prática usando o BlueJ. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

DEITEL, Paul; DEITEL Harvey; DEITEL, Abbey. Android: como programar. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. (Biblioteca Virtual)

DEITEL, Paul; DEITEL Harvey; WALD, Alexander. Android 6 para programadores: uma abordagem baseada em aplicativos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016. (Biblioteca Virtual)

FERREIRA, S. L., NUNES, R. R.. e-Usabilidade. Rio de Janeiro: LTC, 2008. (Biblioteca Virtual)

FLANAGAN, David. Javascript: o guia definitivo. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. (Biblioteca Virtual)

SANTOS, Luis Carlos dos. Microsoft visual C#2010 express: aprenda a programar na prática. São Paulo: Érica, 2010.

 

 

 

 

Notícias do Curso

Ver todas