DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Programação para Dispositivos Móveis Código: 30-472 Carga Horária: 80h (60h Teórica + 20h Prática) Nº de Créditos: 04
EMENTA Noções de arquitetura de dispositivos móveis. Conceitos e paradigmas de programação para dispositivos móveis. Linguagem de Programação para dispositivos móveis. Interface Gráfica e Projeto de Software para dispositivos móveis. Persistência de Dados. Comunicação cliente-servidor através do uso de APIs. Uso de recursos nativos de dispositivos móveis.
OBJETIVOS Compreender os princípios básicos e boas práticas de desenvolvimento de software para dispositivos móveis. Conhecer a arquitetura de dispositivos móveis, bem como o projeto de software. Construir aplicativos para dispositivos móveis, utilizando recursos nativos e comunicação com Internet.
CONTEÚDOS CURRICULARES Introdução aos Dispositivos móveis Visão Geral da área de desenvolvimento para dispositivos móveis Visão Geral da Arquitetura de Software Introdução a plataformas de desenvolvimento para dispositivos móveis Linguagens de Programação para dispositivos móveis Configuração do ambiente de desenvolvimento Emuladores Fundamentos do desenvolvimento para dispositivos móveis Estrutura geral de um aplicativo móvel e principais conceitos Ciclo de Vida de um Aplicativo Móvel Interface de Usuário Experiência de usuário e interface gráfica (UX, UI) Design de Interfaces no contexto de aplicações móveis Desenvolvimento para Dispositivos Móveis Introdução à Linguagem de Programação para dispositivos móveis Desenvolvimento Nativo vs Híbrido Recursos Notificações Câmera GPS Mapas Áudio Bluetooth Conexão Banco de Dados no contexto com Dispositivos Móveis Transferência de Dados Cliente-Servidor Publicação de Aplicativos
METODOLOGIA Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e lista de exercícios. O desenvolvimento dos conteúdos será feito através de aulas expositivas e aulas práticas, através de exercícios práticos de fixação do conteúdo e projetos práticos de baixa complexidade relacionados ao conteúdo da aula. A resolução de exercícios será seguida da correção dos mesmos pelo professor, com a participação dos alunos, a fim de demonstrar e fixar os conceitos estudados. No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
AVALIAÇÃO Para a avaliação da disciplina, o professor irá verificar se as competências propostas no plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio de instrumentos de avaliação que irão compor a nota final, através das seguintes avaliações: Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI; Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre; O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina: trabalhos práticos e trabalho final de desenvolvimento de um aplicativo móvel. A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA DEITEL, H. M. Java: como programar. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. MONK, Simon. Projetos com arduino e android: use smartphone ou tablet para controlar o arduino. Porto Alegre: Bookman, 2014. OLIVEIRA, D. Desenvolvimento para dispositivos móveis: volume 1 [et al.]; – Porto Alegre: SAGAH, 2019. (Biblioteca Virtual)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARNES, D. J.; KÖLLING, M. Programação orientada a objetos com Java: uma introdução prática usando o BlueJ. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. DEITEL, Paul; DEITEL Harvey; DEITEL, Abbey. Android: como programar. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. (Biblioteca Virtual) DEITEL, Paul; DEITEL Harvey; WALD, Alexander. Android 6 para programadores: uma abordagem baseada em aplicativos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016. (Biblioteca Virtual) FERREIRA, S. L., NUNES, R. R.. e-Usabilidade. Rio de Janeiro: LTC, 2008. (Biblioteca Virtual) FLANAGAN, David. Javascript: o guia definitivo. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. (Biblioteca Virtual) SANTOS, Luis Carlos dos. Microsoft visual C#2010 express: aprenda a programar na prática. São Paulo: Érica, 2010.
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