Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador I – Fundamentos de Computação

Código: 30-380

Carga Horária: 60h

Nº de Créditos: 03

 

EMENTA

Inserção do acadêmico ao ambiente de formação profissional, integrando atividades teóricas e práticas em Ciências da Computação, visando apresentar fundamentos da computação através do estudo de tópicos atuais em tecnologias da área.

 

OBJETIVOS

O projeto visa proporcionar ao aluno o conhecimento sobre fundamentos da computação e contato com tecnologias atuais na área de computação, com a finalidade proporcionar ao aluno a visão do mercado existente e as competências exigidas na área.

Ao término do projeto, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de análise e síntese; desenvolvimento de visão interdisciplinar, pensamento lógico e metodológico; habilidade de trabalho em equipe; capacidade de interpretação e solução de problemas reais.

Ter contato com as principais tecnologias atuais e emergentes, bem como os modelos de referência, protocolos e arquiteturas mais usuais, visando a implementação de um projeto referente aos conteúdos estudados interdisciplinarmente no semestre.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Revisão bibliográfica sobre técnicas e conceitos de: Introdução à Computação, Design de Interfaces, Algoritmos e Programação e Sistemas Operacionais.

Definição dos assuntos e tecnologias a serem trabalhadas na implementação de um projeto interdisciplinar.

Elaboração e produção textual, seguida de apresentação dos resultados do projeto pelos acadêmicos, em Seminário aberto ao público.

 

METODOLOGIA

As atividades do Projeto Integrador serão desenvolvidas com a participação ativa dos alunos em equipes, agregando o pensamento lógico, reflexivo, crítico e metodológico.

A atividade proposta será desenvolvida através do embasamento teórico obtido pela revisão bibliográfica das disciplinas envolvidas, concomitantemente com o desenvolvimento do trabalho prático.

O Projeto Integrador prevê a socialização dos resultados com a comunidade externa contemplando 20h de extensão.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio dos seguintes instrumentos:

- Desempenho e envolvimento individual do aluno no decorrer de todas as atividades do projeto.

- Entrega da parte escrita do trabalho em conformidade com as exigências definidas pelo professor.

- Apresentação dos resultados do projeto em seminário aberto ao público.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORMEN, Thomas H. et al. Algoritmos: Teoria e Prática. [S.l]: Campus, 2002.

MANZANO, José Augusto N. G.; OLIVEIRA, Jayr Figueiredo. Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. 22 ed. [S.l]: Érica, 2009.

MARÇULA, Marcelo; FILHO, Pio Armando Benini. Informática - Conceitos e Aplicações. 4th Edition. Érica, 2014. VitalBook file.

TANENBAUM, Andrew S. Sistemas Operacionais Modernos. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
LORANGER, Hoa; NIELSEN, Jakob.
Usabilidade na Web: Projetando Websites com Qualidade. [S.l.]: Elsevier, 2007.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AGUILAR., and Luis Joyanes. Fundamentos de Programação: Algoritmos, estruturas de dados e objetos. 3. ed. AMGH, 2008. (Biblioteca Virtual).

CAPRON, H. L.; JOHNSON, J. A. Introdução à informática. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

CORBET, J.; RUBINI, A.; KROAH-HARTMAN, G.. Linux Device Drivers. 3a ed., Sebastopool: O'Reilly, 2005.

ROGERS, Yvonne. SHARP, Helen. PREECE, Jennifer. Design de Interação: Além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2013.

 

Notícias do Curso

Ver todas