Plano de Ensino

Ciência da Computação

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Introdução à Computação

Código: 30-255

Carga Horária: 80h (60h Teórica + 20h prática)

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Conceitos básicos em computação, informática e aplicações. Elementos de hardware e software e suas formas de interação. Sistemas de numeração e codificação de dados. Definições e conceitos de Linguagens de Programação e Sistemas Operacionais. Softwares Aplicativos.

 

OBJETIVOS

Proporcionar ao acadêmico, entendimento dos conceitos de computação, tanto do ponto de vista de hardware, como de software. Através do aprendizado das formas de representação de dados, da estrutura e dos elementos de software, o aluno deverá ser capaz de alcançar uma visão abrangente da área de computação e, como consequência, do curso.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

  • Aspectos Gerais em Ciência da Computação
    • Evolução da Ciência da Computação
  • Fundamentos do Hardware
    • Componentes do Computador
    • Unidade Central de Processamento (CPU)
    • Memórias
    • Unidades de Entrada e Saída
  • Fundamentos do Software
    • Modos de Processamento
    • Software Básico
      • Sistemas/Ambientes Operacionais
      • Linguagens
      • Tradutores
      • Utilitários
    • Software Aplicativo
      • Uso Geral x Uso Específico
  • Tratamento Computacional dos Números
    • Representação de Dados
    • Sistemas de Numeração e Conversão de Bases
      • Sistemas Posicionais
      • Sistema de Numeração Decimal
      • Sistema de Numeração Binário
      • Sistema de Numeração Hexadecimal
      • Outros Sistemas
    • Aritmética Binária
    • Códigos Numéricos e Alfanuméricos
    • Representação de Números Inteiros
    • Representação de Números Reais
  • Tópicos em Computação (noções):
    • Sistemas Operacionais
    • Linguagens e Ambientes de Programação
    • Redes de Computadores
    • Engenharia de Software
    • Ciência da Computação e Banco de Dados
    • Computação Gráfica

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDEs), no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios. A fixação dos conteúdos será feita por meio de resolução de exercícios, com discussão sobre as soluções individuais ou obtidas em grupo.

O desenvolvimento dos conteúdos será feito através de aulas expositivas com recursos visuais e exercícios práticos para fixação de conteúdo.

Resolução de exercícios em sala de forma individual e/ou em grupo, com discussões e propostas de soluções com a participação dos alunos.

Utilização de ferramentas de apoio às metodologias ativas para resolução de jogos de perguntas e respostas (quiz), interativo individual ou em grupos, para praticar os conceitos vistos em aula de forma prática.

Pesquisa de tópicos relacionados com a área de Ciência da Computação para desenvolvimento de trabalhos, proporcionando melhor compreensão e aprendizado ao acadêmico.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para esta disciplina a avaliação semestral deve considerar a média ponderada entre as notas, que serão definidas através das seguintes avaliações:

  • Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;
  • Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre;
  • O restante das notas consistirão em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina: trabalhos individuais, trabalhos em grupos, provas escritas, apresentação de seminários e listas de exercícios, provas práticas de programação utilizando ambiente automatizado de correção, quiz de perguntas e respostas sobre o conteúdo e listas de exercícios.

A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAPUANO, Francisco Gabriel; IDOETA, Ivan Valeije. Elementos de Eletrônica Digital. 40. ed. São Paulo: Érica, 2008.

MARÇULA, Marcelo; FILHO, Pio Armando Benini. Informática - Conceitos e Aplicações. 4th Edition. Érica, 2014. VitalBook file.

MOKARZEL, Fábio; SOMA, Nei. Introdução à ciência da computação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 429 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAPRON, H. L.; JOHNSON, J. A. Introdução à informática. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

FEDELI, R. D.; POLLONI, E.; PERES, F. Introdução à Ciência da Computação. Pioneira Thomson Learning, 2003.

BARBIERI FILHO, Plínio; HETEM Jr., Annibal.Fundamentos de Informática - Lógica para Computação. LTC, 2012. VitalBook file.

VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 7. ed. rev. e atual. 9, reimpr. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

SOUZA, João Nunes de. Lógica para ciência da computação: fundamentos de linguagem, semântica e sistemas de dedução. Rio de Janeiro: Campus, 2002.