Plano de Ensino

Ciência da Computação

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: Matemática Discreta

Código: 10-155

Carga Horária: 80h (60h Teórica + 20h Prática)

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Conjuntos e combinatória. Relações, funções e matrizes. Estruturas Algébricas. Teoria dos códigos corretores de erros.

 

OBJETIVOS

A disciplina proporciona conhecimentos sobre estruturas e técnicas discretas. necessárias para o desenvolvimento das capacidades lógico-matemáticas relativas à informática e suas aplicações, relacionadas ao tema do semestre (introdução à programação).

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Conceitos Básicos de Teoria de Conjuntos

Conjuntos, Conjuntos Finitos e Infinitos

Alfabetos, Palavras e Linguagens

Subconjunto e igualdade de Conjuntos

Conjuntos nas Linguagens de Programação

Análise Combinatória

Princípio Aditivo e Multiplicativo

Problemas de Recorrência

Princípio de Inclusão e Exclusão

Funções Geratrizes

Relações

Conceitos Básicos

Relação dual e composição de relações

Tipos de relações

Funções

Função Parcial

Função Total

Autômato finito

Construções matemáticas como funções

Matrizes

Sistemas Algébricos

Permutações

Ações

Grupos

Teorema Fundamental dos Isomorfismos

Códigos Corretores de Erros

Conceitos Fundamentais

Códigos Lineares

Códigos de Hamming

Códigos Cíclicos

 

METODOLOGIA

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDE) no total de 20h, de acordo com o planejamento do professor: estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas e lista de exercícios.

A contextualização das aulas se dará através da resolução de problemas com enfoque nas metodologias ativas. Estudos em pequenos grupos e/ou estudos individualizados. As aulas também poderão ser expositivas e dialogadas para desenvolver a teoria (demonstrações) e apresentações de aplicações.

No decorrer do semestre, serão utilizadas metodologias ativas com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

Para esta disciplina a avaliação semestral deve considerar a média ponderada entre as notas, que serão definidas através das seguintes avaliações:

Parte da avaliação da disciplina, com peso 20%, será referente às atividades desenvolvidas nas TDEs, conforme previsto pelas regras da graduação Ativa da URI;

Comporá também uma das notas da disciplina a avaliação do aluno conforme o projeto integrador, com peso a ser definido pelo professor de acordo com o tema norteador e projeto aplicado no semestre;

O restante das notas consistirá em provas e trabalhos (teóricos e/ou práticos), com assuntos específicos da disciplina. A avaliação semestral vai consistir em trabalhos individuais, trabalhos em grupo, provas escritas, apresentação de seminários e listas de exercícios. Também, em provas práticas de programação utilizando ambiente automatizado de correção, quiz de perguntas e respostas sobre o conteúdo e listas de exercícios. A atribuição de notas para a avaliação do desempenho do acadêmico, segue o prescreve o Regimento Geral da Universidade, Art. 88 a 92. 

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GERSTING, J. L.Fundamentos Matemáticos para a Ciência da Computação.RJ: LTC, 2001.

SCHEINERMAN, E. R. Matemática discreta: uma Introdução. São Paulo. Cengage Learning, 2011.

MENEZES, P. B. Matemática Discreta para Computação e Informática. Porto Alegre: Sagra Luzzatto. 3ª ed. 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BEZERRA, L.H; Barros, P.H.V. de; Tomei. C.; Wilmer, C. Introdução à Matemática. Florianópolis. Editora da UFSC, 1995.

ROSEN., and Kenneth H.. Matemática Discreta e suas Aplicações. 6ª edição. ArtMed, 2010. VitalBook file.

SCHINERMAN, E.R. Matemática Discreta: uma introdução. São Paulo. Thomson Learning LTDA.

LIPSCHUTZ, S. e LIPSON, Marc. Matemática Discreta: Coleção Schaum. 3rd Edition. Bookman, 2013. VitalBook file.