Plano de Ensino

Fisioterapia

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FUNDAMENTOS SÓCIOS ANTROPOLÓGICOS

Código: 70-971

Carga Horária: 30h

Número De Créditos: 02

 

Ementa:

O que é o homem, origem e fim. Dimensões fundamentais. Reflexão sobre o homem como um ser

social, político, econômico, religioso, racional, de linguagem, biológico. Estudo das relações

sociais e dos processos de saúde social na sociedade contemporânea.

 

Objetivo geral:

Oportunizar uma maior compreensão antropológica e sociológica dos fenômenos e instituições

sociais contemporâneos.

 

Objetivos específicos:

  • Propiciar condições para estudar, analisar, compreender, interpretar e participar na
  • transformação da sociedade mediante o emprego de teorias, categorias, métodos e
  • práticas de pesquisa da Sociologia.
  • Buscar fundamentos para analisar as relações sociais e os processos de saúde
  • coletiva.
  • Entender como se encontra as relações sociais e os processos de saúde na sociedade
  • brasileira.
  • Fundamentar, com os conhecimentos da antropologia, o trabalho e a ação dos futuros

profissionais.

 

Conteúdos Curriculares:

Introdução: origens históricas e científicas das Ciências Sociais

O homem como ser social;

A individualidade e a integração social.

A formação social e seu processo socioeconômico e político;

As relações entre saúde e sociedade:

O papel das Instituições nas sociedades;

A saúde como forma de organização social (Res. 120/95-CEP).

O surgimento das Clínicas;

Trabalho e Saúde nas Sociedades;

O trabalho como processo integrativo;

Dimensões fundamentais do ser humano: Linguagem; Historicidade; Sociabilidade; Ética;

Política.O homem e a sua vida;

Saúde e trabalho elementos integrativos ou desintegradores das sociedades?

A inserção do profissional da saúde nas instituições de saúde e na sociedade;

“A representação do Eu na vida cotidiana”.

As representações de gênero, corpo e saúde;

A arte de manipular a impressão;

Educação das Relações Étnico-Raciais;

História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena;

As questões epistemológicas que cercam as ciências da saúde;

Ética e política da prática dos serviços de saúde no âmbito das instituições públicas e privadas.

Direitos Humanos: condições da vida humana e sua preservação;

Acessibilidade do indivíduo e comunidade;

Os direitos humanos e sociedade contemporânea;

 

 

Metodologia:

Aulas expositivas e dialógicas. Leitura metódica e análise de textos previamente selecionados

pelo professor, exposição via televisão/DVD de filme, documentário, clipe, PowerPoint. Exposição

de transparências via retroprojetor, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução

de exercícios, painéis, seminários internos, trabalhos em grupos. Utilização de recursos

instrucionais.

 

Avaliação:

Participação efetiva nas atividades aos conteúdos desenvolvidos ao longo do semestre;

Apresentação de seminários; Realização de provas escritas; Trabalho sobre os temas abordados

em sala de aula.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:   

ADAM, Philippe; HERZLICH, Claudine. Sociologia da doença e da medicina. Bauru: Edusc,

2001.

BRYM, Robert et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Thomson

Learning, 2010.

SASSEN Saskia. Sociologia da Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

Bibliografia Complementar:

CHARON, Joel M. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2004.

DURKEIN, Emile. As regras do método sociológico. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (coleção

Os Pensadores),  2014.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas,

2009. 2011

SELL, Carlos Eduardo. Sociologia clássica: Durkheim, Weber, Marx . 2. ed. Itajaí: Univali,

EdiFURB, 2002.

TURNER, Jonathan H. Sociologia: conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Books, 1999.