Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

40-934- CINESIOLOGIA B

Carga Horária: 60h (Teórica: 45h/Prática: 15h)  

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Abordar a análise anátomo-funcional do movimento humano a partir dos princípios e/ou mecanismos responsáveis pela estruturação do mesmo. Discutir as relações das articulações e seus movimentos, dos grupos musculares envolvidos e dos tipos de contração.  Estimular a realização de análises anátomo-funcionais das práticas corporais sistematizadas

 

OBJETIVOS

Possibilitar ao acadêmico um aprofundamento nos conhecimentos anatômicos e de ações musculares e sua relação com o movimento das diferentes articulações do sistema de movimento do ser humano.

Revisar os conteúdos de anatomia humana relacionados com o movimento das diferentes articulações do sistema de movimento do ser humano.

Identificar a estrutura básica das articulações do corpo humano, sua classificação e função.

Identificar os diferentes tipos de forças externas que atuam sobre o organismo do ser humano.

Identificar os diferentes tipos de movimento extra articular e intra-articular;

Identificar os princípios da análise cinemática do movimento humano por meio de cinemetria.

Aprofundar os conhecimentos sobre a análise de movimentos específicos por meio da identificação dos principais músculos geradores do movimento de cada articulação.

 

CONTEÚDO CURRICULAR

1.Introdução aos fundamentos cinesiológicos.

2.Eixos e planos anatômicos.

3.Definições e descrições dos movimentos.

4.Sistema ósseo: funções, classificações e estruturas.

5.Articulações: definição, classificação, estrutura e graus de liberdade.

6.Sistema neuromuscular: estrutura, funções, unidade motora, ação muscular.

7.Análise de movimento de membros inferiores, superiores e coluna vertebral.

8.Cinesiologia aplicada aos movimentos e gestos esportivos.

 

METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas utilizando os seguintes procedimentos: aulas expositivas; debates baseados em textos específicos; utilização de recursos audiovisuais; trabalhos em grupo; trabalhos de pesquisa; sala de aula invertida; aulas práticas com análise de movimento.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina concentra-se no desempenho apresentado pelo estudante nas atividades realizadas em aula, provas escritas e práticas, realização de tarefas, fichamentos, planejamentos, seminários, trabalhos em grupo.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BERTORI, D.B.; HOUGLUM, P.A. Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. 6ª Ed. Manole, 2014.

NEUMANN, D.A. Cinesiologia do Aparelho Musculoesquelético: Fundamentos para a Reabilitação Física. Elsevier, 2018.

LIPPERT, L.S. Cinesiologia Clínica e Anatomia. 6ª Ed. GEN, 2018.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARPES, F.P.; BINI, R.R.; DIEFENTHAELER, F.; VAZ, M.A. Anatomia Funcional. Phorte, 2011.

FLOYD, R.T. Manual de Cinesiologia Estrutural. Manole, 2016.

LIMA, C.S.; PINTO, R.S. Cinesiologia e Musculação. Artmed, 2006.

NORDIN, M.; FRANKEL, V.H. Biomecânica Básica do Sistema Musculoesquelético. Guanabara Koogan, 2014.

KENDALL, F. Músculos - Provas e funções - com postura e dor. 5.Ed. Manole, 2007.