Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR B

Código: 40-857

Carga Horária: 105 (Teórica: 0) (Prática: 105)

Número de Créditos: 07 Pré-requisitos:  40-845

 

Ementa:

Intervenção fisioterapêutica hospitalar nas áreas respiratória, cardiológica, neurológica, disfunções musculoesquelética e nefrologia. Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica. Interdisciplinaridade.

 

Objetivo Geral:

Proporcionar ao estagiário o aprimoramento do conhecimento técnico-científico desenvolvido no âmbito hospitalar nas áreas respiratória, cardiológica, neurológica, ortopédica, oncológica, ortopédica e traumatológica, vascular periférica e nefrologia.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Promover situações de prática profissional nas diferentes áreas de atuação da fisioterapia hospitalar, bem como atendimento prático em terapia intensiva adulto e infantil e clínica renal;

Propiciar a vivência de trabalho em equipe multiprofissional, discussão e socialização de casos atendidos no âmbito hospitalar;

Proporcionar ao acadêmico o trabalho interdisciplinar no ambiente hospitalar;

Estimular a discussão de artigos científicos;

Orientar a discussão das questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afro descendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do profissional Fisioterapeuta no âmbito hospitalar;

Estimular no estagiário atitude profissional e ética no atendimento ao paciente, bem como, o desenvolvimento de aspectos biopsicossociais;

Viabilizar a elaboração de materiais didáticos como cartazes, folders, cartilhas com enfoque em educação para a saúde de indivíduos e populações, a serem distribuídos aos pacientes internados no âmbito hospital.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Humanização hospitalar;

2. Abordagem interdisciplinar ao paciente internado em regime hospitalar e seus familiares; 3. Avaliação e tratamento fisioterapêutico em pacientes com afecções respiratória, cardiológica, neurológica, ortopédica, oncológica, ortopédica e traumatológica, vascular periférica e nefrologia em ambiente hospitalar adulto e infantil;

4.  Recursos terapêuticos utilizados em promoção, prevenção e reabilitação a pacientes hospitalizados;

5.  Diagnóstico fisioterapêutico e plano de tratamento a curto, médio e longo prazo;

6. .Aplicabilidade de diferentes técnicas fisioterapêuticas, métodos e procedimentos em pacientes hospitalizados;

7. Reintegração sócio funcional do paciente;

8. Discussões das principais afecções e procedimentos médicos em pacientes hospitalizados;

9. Ações educativas ao paciente internado em ambiente hospitalar relacionadas as diferentes patologias no neonato, na criança, no adulto e no idoso;

10. Discussões relacionadas aos Direitos Humanos, Afro descendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a prática da fisioterapia hospitalar.

 

 

 

Metodologia:

O estágio curricular hospitalar ocorre em hospitais público e privado através do atendimento a pacientes hospitalizados, em enfermarias e unidades de terapia intensiva. Nesta disciplina, além dos atendimentos fisioterapêuticos a pacientes são realizadas atividades acadêmicas como apresentação de seminários, discussão de artigos científicos em língua estrangeira, apresentação de estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem entre pares. No final de cada grupo de estágio, isto é a cada dois meses, os estagiários devem entregar ao docente responsável um artigo científico referente a um caso clínico ou uma amostra de dados desenvolvido durante o estágio ou três portifólios de diferentes pacientes (com avaliação, diagnóstico fisioterapêutico e tratamento a curto, médio e longo prazo). O grupo de estagiários ainda deverá elaborar e desenvolver um material didático (folder, cartilha ou cartaz) e entregar aos pacientes no ambiente hospitalar.

Prevê-se previamente ao início das atividades, a apresentação ao grupo de estagiários, a rotina e funcionamento de cada um dos locais de realização do mesmo, bem como o direcionamento das ações a serem desenvolvidas pela área. Os critérios de avaliação do estagiário são também explicitados neste momento.

Com relação a metodologia das atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários, devem ser seguidos os seguintes itens orientadores:

- Atendimentos diários a pacientes adultos e infantis em hospital público e privado (avaliação, tratamento e reavaliações)

- Evoluções diárias em prontuários

- Realização de rounds clínicos para discussão de casos

- Apresentação de artigos científicos

- Construção de artigos científicos ou portifólios

- Discussões das propostas entre os estagiários e preceptores/supervisores docentes tendo a função de facilitar o processo de aprendizagem

- Participação em campanhas de prevenção à saúde humana, conforme a demanda institucional e/ou municipal

-  Construção de materiais educativos

Além das atribuições metodológicas desta área de estágio, o curso incentiva a realização de práticas educativas e de sustentabilidade, adotadas em todas as áreas de estágio e que compreendem: o uso racional de papeis e folhas de ofício; a adequada separação de lixo; o atendimento aos indivíduos e grupos de forma humanitária e igualitária, sem discriminação de raça e cor; o respeito as diferentes crenças e culturas e suas particularidades e autonomia nas decisões; o respeito aos princípios éticos e morais.

 

Avaliação:

A avaliação dos estagiários compreende diferentes dimensões, a saber: conhecimento científico, habilidades, condutas, desempenho teórico técnico, elaboração do artigo científico ou portifólio.Estes critérios de avaliação, que possuem pontuação específica, serão considerados através do desempenho diário dos estagiários, nos diferentes locais de estágio, avaliando-os pela atuação em grupo e, também, individualmente, através de supervisão docente e de preceptor de forma permanente.

Os estagiários são também avaliados através da apresentação de artigo científico, desempenho da atividade prática, seminários e demais atividades. São realizadas provas teóricas e/ou práticas, podendo ser realizada a qualquer momento do estágio. Cada supervisor docente ou preceptor tem autonomia para realizar as avaliações de forma independentes dos demais colegas.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

BRODY, Lori Thein; HALL, Carrie M. Exercício terapêutico: na busca da função. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

MACHADO, Maria da Glória Rodrigues. Bases da fisioterapia respiratória: terapia intensiva e reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

WILKINS, Robert L; STOLLER, James K; KACMAREK, Robert M. (Coord.). Egan, fundamentos da terapia respiratória. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

 

Bibliografia Complementar:

JOHNSTON, Cíntia; ZANETTI, Nathalia Mendonça (Coord.). Fisioterapia pediátrica hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2012.

LAHÓZ, Ana Lúcia Capelari et al. Fisioterapia em UTI pediátrica e neonatal. São Paulo: Manole, 2009.

SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Fisioterapia hospitalar: pré e pós-operatórios. São Paulo: Manole, 2009.

SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Princípios e práticas de ventilação mecânica. 2. ed. São Paulo: Manole, 2014.

VEGA, Joaquim Minuzzo et al. Tratado de fisioterapia hospitalar: assistência integral ao paciente. São Paulo: Atheneu, 2012.