Plano de Ensino

Fisioterapia

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA CARDIOMETABÓLICA E

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRASMISSÍVEIS (DCNT) B

Código: 40-856

Carga Horária:  45 h (Teórica: 0) (Prática: 45)

Número de Créditos: 3 Pré-requisitos:  40-842; 40-838

 

Ementa:

Intervenção fisioterapêutica nas áreas Pulmonar Cardiovascular e Metabólica.

 

Objetivo Geral:

Proporcionar ao estagiário o aprimoramento do conhecimento técnico-científico desenvolvido no âmbito ambulatorial na área de reabilitação dos pacientes pneumopatas, cardiopatas, nefropatas, diabéticos e obesos.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os estagiários estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Aprimoramento do conhecimento técnico-científico desenvolvido na área da reabilitação cardiopulmonar.

Correlação da teoria com a prática utilizando os princípios da fisiologia do exercício.

Promoção a saúde dos pacientes e também a prevenção de novas doenças e períodos de exacerbações.

Aquisição de atitude profissional e ética no atendimento ao paciente, bem como o desenvolvimento de aspectos biopsicossociais.

Participação de vivências de trabalho em equipe multiprofissional, discussão e socialização de casos em treinamento.

Habilidade para a discussão de artigos científicos e trabalho interdisciplinar.

Embasamento para discussão das questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afrodescendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do profissional Fisioterapeuta em programas de reabilitação;

Elaborar de materiais didáticos como cartazes, folders, cartilhas com enfoque em educação para a saúde de indivíduos, bem como desenvolver ações preventivas e informativas para comunidade, por meio da participação de atividades educativas.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Avaliação médica, fisioterapêutica, nutricional e funcional em pacientes com doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas no âmbito ambulatorial.

2. Abordagem dos pacientes e seus familiares.

3. Recursos terapêuticos utilizados em promoção, prevenção e reabilitação cardiopulmonar e metabólica.

4. Elaboração de um plano de treinamento individualizado.

5. Reintegração social do paciente.

6. Discussões de artigos científicos recentes internacionais.

7. Orientação quanto aos exercícios realizados sem monitorização do profissional.

8. Ações educativas aos pacientes e a comunidade quanto a orientação, prevenção e manejo dos sintomas;

9. Discussões relacionadas aos Direitos Humanos, Afro descendência, População Indígena e Meio

Ambiente e suas interfaces com a prática da reabilitação ambulatorial.

10. Trabalho em equipe multidisciplinar.

 

 

 

Metodologia:

O estágio na área da reabilitação cardiopulmonar, ocorre nas dependências do prédio 14, na sala de musculação, a partir de atendimentos a pacientes com alterações cardiorrespiratórias e metabólicas através de atividades acadêmico científicas, envolvendo entre outros, apresentações individuais de artigos científicos pelos estagiários, conforme seleção do supervisor e preceptor. Com relação a metodologia das atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários, devem ser seguidos os seguintes itens:

- Acompanhamento diários dos pacientes na prática dos exercícios (avaliação, tratamento e reavaliações);

- Evoluções diárias em prontuários;

- Realização de rounds clínicos para discussão de casos;

- Apresentação de artigos científicos;

- Construção de artigos científicos ou relatórios;

- Discussões das propostas entre os estagiários e supervisores/preceptores tendo estes últimos, um papel facilitador do processo de aprendizagem;

- Participação em campanhas de prevenção à saúde humana, conforme a demanda institucional e/ou municipal;

- Construção de materiais educativos.

Além das atribuições metodológicas desta área de estágio, o curso incentiva a realização de práticas educativas e de sustentabilidade, adotadas em todas as áreas de estágio e que compreendem: o uso racional de papeis e folhas de ofício; a adequada separação de lixo; o atendimento aos indivíduos e grupos de forma humanitária e igualitária, sem discriminação de raça e cor; o respeito as diferentes crenças e culturas e suas particularidades e autonomia nas decisões e o respeito aos princípios éticos e morais.

 

Avaliação:

A avaliação dos estagiários compreende diferentes dimensões, a saber: conhecimento científico, habilidades, condutas, desempenho teórico técnico, elaboração de atividades propostas. Estes critérios de avaliação, que possuem pontuação específica, serão considerados através do desempenho diário dos estagiários, nos diferentes locais de estágio, avaliando-os pela atuação em grupo e, também, individualmente, através de supervisão docente e de preceptor de forma permanente.

Os estagiários serão também avaliados através da apresentação de artigo científico, desempenho da atividade prática, seminários e demais atividades. São realizadas provas teóricas e/ou práticas, podendo ser realizada a qualquer momento do estágio. Cada supervisor docente ou preceptor tem autonomia para realizar as avaliações de forma independentes dos demais colegas.

BIBLIOGRAFIA

Bibliogragia Básica:

COSTA, Dirceu. Fisioterapia respiratória básica. São Paulo: Atheneu, 2004.

IRWIN, Scot; TECKLIN, Jan Stephen. Fisioterapia Cardiopulmonar. 3. ed. Barueri: Manole, 2003.

SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Recursos em fisioterapia cardiorrespiratória. São Paulo: Manole, 2012.

 

Bibliografia Complementar:

AZEREDO, Carlos Alberto Caetano. Fisioterapia respiratória moderna. 4. ed. Barueri: Manole, 2002.

FROWNFELTER, Donna; DEAN, Elizabeth. Fisioterapia cardiopulmonar: princípios e práticas. 3. ed.  Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

KNOBEL, Elias. Condutas no paciente grave. São Paulo: Atheneu, 2010.

PULZ, Cristiane (Coord.). Fisioterapia em cardiologia: aspectos práticos. São Paulo: Atheneu, 2006.

TARANTINO, Affonso Berardinelli. Doenças pulmonares. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.