DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA B Código: 40-855 Carga Horária: 30 h (Teórica: 0) (Prática: 30) Número de Créditos: 2 Pré-requisitos: 40-847
Ementa: Fisioterapia aquática como recurso terapêutico em todas as áreas da fisioterapia.
Objetivo Geral: Proporcionar ao estagiário a possibilidade de atendimentos em fisioterapia aquática, com protocolos específicos, dentro dos princípios físicos e efeitos fisiológicos da imersão, e suas aplicabilidades terapêuticas nas diversas áreas da Fisioterapia.
Objetivos Específicos: Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências: O aprimoramento do conhecimento técnico-científico desenvolvido na área da hidrocinesioterapia nas diferentes patologias A vivência de trabalho em equipe multiprofissional Discussão e socialização de casos atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia A discussão de artigos científicos A sua interação com a comunidade, através da prática fisioterapêutica A discussão das questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afro descendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do profissional Fisioterapeuta Assegurar a prática de intervenções de promoção de saúde, prevenção, promoção e reabilitação nas diversas áreas da fisioterapia aquática Estimular no estagiário atitude profissional e ética no atendimento ao paciente, bem como, o desenvolvimento de aspectos biopsicossociais Viabilizar a elaboração de materiais didáticos como cartazes, folders, cartilhas com enfoque em educação para a saúde de indivíduos e populações, a serem distribuídos à comunidade Oferecer ao futuro profissional condições de refletir e estabelecer as relações entre a teoria e a prática profissional no desenvolvimento de competências e habilidades próprias da fisioterapia aquática. Propiciar ao futuro profissional condições de desenvolver competências e habilidades para uma intervenção sistematizada, adequada e eficiente. Discutir, dentro das áreas de ortopédicas e traumatológicas, neurológicas, pediátricas, geriátricas, ginecológica e obstetrícia, cardiológicas e pneumológicas os tópicos da avaliação, da evolução do paciente e dos relatórios. Revisar as práticas e técnicas fisioterapêuticas direcionadas aos pacientes de diversas faixas etárias que apresentam problemas com indicação para o tratamento na fisioterapia aquática. Estudar os distúrbios ortopédicos, traumatológicos, neurológicos, pediátricos, geriátricos, ginecológicos e obstétricos, cardiológicos e pneumológicos porventura apresentados pelos pacientes com indicação para o tratamento da fisioterapia aquática, assim como analisar os exames complementares pertinentes fazendo-os fundamento para o estabelecimento da proposta hidroterapêutica. Vivenciar os procedimentos técnicos utilizados na rotina do setor de fisioterapia aquática. Realizar discussão de casos clínicos.
Conteúdos Curriculares: 1. Avaliação fisioterapêutica em solo e em meio aquático 2. Abordagem ao paciente e seus familiares 3. Recursos terapêuticos utilizados em promoção, prevenção e reabilitação em meio aquático 4. Plano de tratamento fisioterapêutico a curto, médio e longo prazo 5. Aplicabilidade de diferentes técnicas, métodos e procedimentos em meio aquático 6. Reintegração sócio funcional do paciente 7. Discussões das principais afecções relacionadas ao tratamento hidrocinesioterapêutico
Metodologia: O estágio na área da fisioterapia aquática, é realizado no Setor de Hidrocinesioterapia – Clínica Escola de Fisioterapia, sendo a metodologia desta área pautada em atendimentos à pacientes com diferentes afecções orgânicas e em atividades acadêmico científicas, envolvendo entre outros, apresentações individuais de artigos científicos pelos estagiários, conforme seleção do supervisor e preceptor e elaboração de um artigo científico de um paciente atendido durante o estágio, traçando um protocolo hidrocinesioterapêutico com resultados obtidos após os atendimentos. Prevê previamente ao início das atividades, a apresentação ao grupo de estagiários, a rotina e funcionamento de cada um dos locais de realização do mesmo, bem como o direcionamento das ações a serem desenvolvidas pela área. Os critérios de avaliação do estagiário são também explicitados neste momento. Com relação a metodologia das atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários, devem ser seguidos os seguintes itens orientadores: - Atendimentos diários a pacientes adultos e infantis na Clínica Escola de Fisioterapia da URI (avaliação, tratamento e reavaliações) - Evoluções diárias em prontuários - Realização de rounds clínicos para discussão de casos - Apresentação de artigos científicos - Construção de artigos científicos ou relatórios - Realização de materiais educativos - Discussões das propostas entre os estagiários e supervisores/preceptores tendo estes últimos, papel facilitador do processo de aprendizagem - Participação em campanhas de prevenção à saúde humana, conforme a demanda institucional e/ou municipal Além das atribuições metodológicas desta área de estágio, o curso incentiva a realização de práticas educativas e de sustentabilidade, adotadas em todas as áreas de estágio e que compreendem: o uso racional de papeis e folhas de ofício; a adequada separação de lixo; o atendimento aos indivíduos e grupos de forma humanitária e igualitária, sem discriminação de raça e cor; o respeito as diferentes crenças e culturas e suas particularidades e autonomia nas decisões; o respeito aos princípios éticos e morais.
Avaliação: A avaliação dos estagiários compreende diferentes dimensões, a saber: conhecimento científico, habilidades, condutas, desempenho teórico técnico, relatório final e/ou elaboração de artigo científico. Estes critérios de avaliação, que possuem pontuação específica, serão considerados através do desempenho diário dos estagiários, nos diferentes locais de estágio, avaliando-os pela atuação em grupo e, também, individualmente, através de supervisão docente e de preceptor de forma permanente. Os estagiários são também avaliados através avaliações escritas e orais, realização de avaliação hidrocinesioterapêutica, atendimento aos pacientes e desempenho na elaboração de artigo científico ou relatório. |
Bibliografia Básica: CAMPION, Margaret Reid (Ed.). Hidroterapia: princípios e prática. São Paulo: Manole, 2000. KOURY, Joanne M. Programa de fisioterapia aquática: um guia para a reabilitação ortopédica. São Paulo: Manole, 2000. RUOTI, Richard G; MORRIS, David M; COLE, Andrew J. Reabilitação aquática. São Paulo: Manole, 2000.
Bibliografia Complementar: BATES, Andrea; HANSON, Norm. Exercícios aquáticos terapêuticos. São Paulo: Manole, 1998. KATZ, Jane. Exercícios aquáticos na gravidez. São Paulo: Manole, 1999. SÁ, Tatiana Sacchelli Tupinanbá Fernandes de; ACCACIO, Letícia Maria Pires; RADL, André Luis Maierá. Fisioterapia aquática. São Paulo: Manole, 2007. SILVA, Juliana Borges da; BRANCO, Fábio Rodrigues. Fisioterapia aquática funcional. São Paulo: Artes Médicas, 2011. SIMÕES, Regina. Hidroginástica: propostas de exercícios para idosos. São Paulo: Phorte, 2008. |