Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA NAS DISFUNÇÕES

MÚSCULOESQUELÉTICAS B

Código:  40-854

Carga Horária:  105 h (Teórica: 0) (Prática: 105)

Número de Créditos: 7 Pré-requisitos:  40-839; 40-843; 40-204; 40-846; 40-199

 

Ementa:

Intervenção fisioterapêutica em ortopedia, traumatologia, reumatologia, desportiva, oncologia, uroginecologia e obstetrícia e distúrbio vascular.

 

Objetivo Geral:

Oportunizar o estagiário a aplicar o conhecimento adquirido durante o curso em pacientes com afecções musculoesqueléticas, uroginecológicas e oncológicas, na promoção, prevenção e reabilitação do paciente em nível ambulatorial.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Ter conhecimento técnico-científico desenvolvido nas subáreas da fisioterapia: ortopedia, traumatologia, reumatologia, desportiva, oncologia, uroginecologia, obstetrícia e distúrbios vasculares periféricos nas diferentes patologias

Atuar profissionalmente na área ambulatorial (promoção, prevenção e reabilitação), com ênfase nos diferentes sistemas desta subárea de estágio

Trabalhar em equipe multiprofissional

Discutir e socializar casos atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia

Discutir e avaliar artigos científicos

Interagir com a comunidade, através da prática fisioterapêutica

Pensar e agir sobre as questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afro descendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do profissional Fisioterapeuta

Ter atitudes profissional e ética no atendimento ao paciente, bem como, o desenvolvimento de aspectos biopsicossociais

Realizar materiais didáticos como cartazes, folders, cartilhas com enfoque em educação para a saúde de indivíduos e populações, a serem distribuídos à comunidade

Ler e interpretar um artigo científico

 

Conteúdos Curriculares:

1. Avaliação fisioterapêutica nas áreas da ortopedia, traumatologia, reumatologia, oncologia, uroginecologia, obstetrícia (fase hospitalar e ambulatorial) e distúrbios vasculares periféricos

2. Abordagem ao paciente e seus familiares

3. Recursos terapêuticos utilizados em promoção, prevenção e reabilitação de patologias ortopédicas, traumatológicas, reumatológicas oncológicas uroginecológicas, obstétricas e nos distúrbios vasculares periféricos

4. Plano de tratamento fisioterapêutico a curto, médio e longo prazo

5. Aplicabilidade de diferentes técnicas, métodos e procedimentos

6. Reintegração sócio funcional do paciente

7. Discussões das principais afecções relacionadas as subáreas da fisioterapia

 

Metodologia:

O estágio na área das disfunções musculoesqueléticas compreende as subáreas da fisioterapia em ortopedia, traumatologia, reumatologia, oncologia, uroginecológica, obstetrícia e distúrbios vasculares periféricos, sendo realizado na Clínica Escola de Fisioterapia, sendo a metodologia desta área pautada em atendimentos à pacientes com afecções musculoesqueléticas e em atividades acadêmico científicas, envolvendo entre outros, apresentações individuais de artigos científicos pelos estagiários, conforme seleção do supervisor e preceptor.

Prevê-se previamente ao início das atividades, a apresentação ao grupo de estagiários, a rotina e funcionamento de cada uma das subáreas de realização do mesmo, bem como o direcionamento das ações a serem desenvolvidas nesta área. Os critérios de avaliação do estagiário são também explicitados neste momento.

Com relação a metodologia das atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários, devem ser eguidos os seguintes itens orientadores:

- Atendimentos diários a pacientes na Clínica Escola de Fisioterapia da URI (avaliação, tratamento e reavaliações), bem como acompanhamento fisioterapêutico as gestantes na sala de parto em hospital público da cidade

- Evoluções diárias em prontuários

- Realização de rounds clínicos para discussão de casos

- Apresentação de artigos científicos

- Construção de artigos científicos ou relatórios

- Discussões das propostas entre os estagiários e supervisores/preceptores tendo estes últimos, papel facilitador do processo de aprendizagem

- Participação em campanhas de prevenção à saúde humana, conforme a demanda institucional e/ou municipal

-  Construção de materiais educativos

Além das atribuições metodológicas desta área de estágio, o curso incentiva a realização de 207práticas educativas e de sustentabilidade, adotadas em todas as áreas de estágio e que compreendem: o uso racional de papeis e folhas de ofício; a adequada separação de lixo; o atendimento aos indivíduos e grupos de forma humanitária e igualitária, sem discriminação de raça e cor; o respeito as diferentes crenças e culturas e suas particularidades e autonomia nas decisões; o respeito aos princípios éticos e morais.

 

Avaliação:

A avaliação dos estagiários compreende diferentes dimensões, a saber: conhecimento científico, habilidades, condutas, desempenho teórico técnico, relatório final e/ou elaboração de artigo científico. Estes critérios de avaliação, que possuem pontuação específica, serão considerados através do desempenho diário dos estagiários, nos diferentes locais de estágio, avaliando-os pela atuação individual e em grupo, através de supervisão docente e de preceptor de forma permanente.

Os estagiários são também avaliados através avaliações escritas e orais, realização de avaliação fisioterapêutica, atendimento aos pacientes com disfunções musculoesqueléticas e desempenho na elaboração de artigo científico ou relatório.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

BRODY, Lori Thein; HALL, Carrie M. Exercício terapêutico: na busca da função. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

MARQUES, Andréa de Andrade; SILVA, Marcela Ponzio e; AMARAL, Maria Teresa Pace do (Org.). Tratado de fisioterapia em saúde da mulher. São Paulo: Roca, 2011.

PRENTICE, William E. Fisioterapia na prática esportiva: uma abordagem baseada em competências. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.

 

Bibliografia Complementar:

AMARO, João Luiz (Coord.). Reabilitação do assoalho pélvico: nas disfunções urinárias e anorretais. São Paulo: Segmento, 2005.

ANDREWS, J. Reabilitação física do atleta. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CAMARGO, Marcia Colliri; MARX, Ângela Gonçalves. Reabilitação física no câncer de mama. São Paulo: Roca, 2000.

KISNER, Carolyn.; COLBY, Lyn. A. Exercícios Terapêuticos: fundamentos e técnicas.  4. ed. São

Paulo: Manole, 1998, 2005.

LEDUC, Albert; LEDUC, Olivier. Drenagem linfática: teoria e prática. 2. ed. Barueri: Manole, 2000.