Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA A

Código: 40-853

Carga Horária: 45 h (Teórica: 0) (Prática: 45)

Número de Créditos: 03 P

 

Ementa:

Intervenção fisioterapêutica junto à comunidade, em programas de saúde coletiva, atuando na promoção e prevenção da saúde.

 

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação do profissional fisioterapeuta generalista, proporcionando ao estagiário situações de prática profissional supervisionada na área de fisioterapia na promoção da saúde, atuando junto à comunidade e em programas de saúde coletiva com ações de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, individual e coletiva.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

O aprimoramento do conhecimento técnico-científico desenvolvido na área da fisioterapia na promoção a saúde;

A vivência de trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar e a interação com a comunidade atendida;

Discussão e socialização das atividades desenvolvidas, conforme o local de estágio e a discussão de artigos científicos na área de promoção da saúde;

A discussão das questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afro descendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do profissional Fisioterapeuta.

Estimular a elaboração de diagnóstico das condições de saúde com base no perfil epidemiológico dos usuários das Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, entre outros, utilizados como campo de prática;

Viabilizar a elaboração de materiais didáticos como palestras, cartazes, folders e cartilhas com enfoque em educação para a saúde de indivíduos e populações, a serem apresentados e/ou distribuídos à comunidade.

Estimular no estagiário atitude profissional e ética no atendimento à população, à equipe multiprofissional, aos gestores, entre outros, atentando para os aspectos biopsicossociais e econômicos;

 

Conteúdos Curriculares:

Mediante o diagnóstico sócio educacional e de saúde encontrado no local definido para a realização do estágio, o conteúdo programático será direcionado para as ações a serem implementadas no decorrer das seis semanas de estágio. Neste período, o enfoque a saúde e educação ambiental, aos direitos humanos, a valorização dos elementos da cultura afrodescendente e indígena e a articulação destes aos programas de saúde pública nacionais relacionados ao público alvo em que se desenvolve a ação, serão incentivados como forma de integração sócio cultural e de educação para a manutenção da saúde humana.  

Metodologia:

O Estágio na área de Promoção da Saúde ocorre em locais específicos de atendimento à comunidade. Previamente ao início das atividades práticas, apresenta-se ao grupo de estagiários a rotina e funcionamento de cada um dos locais de realização do estágio, bem como o direcionamento das ações a serem desenvolvidas pela área. Os critérios de avaliação do estagiário são também explicitados neste momento.

Com relação a metodologia das atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários, devem ser seguidos os seguintes itens orientadores:

- Levantamento sócio epidemiológico do local em que a área de estágio está sendo desenvolvida (UBS, Escola, Centro Assistencial, CAPS, entre outros);

- Elaboração, pelos estagiários, da estratégia de intervenção preventiva ou promotora da saúde a ser adotada, frente ao diagnóstico obtido;

- Apresentação da estratégia ao professor supervisor;

- Discussões das propostas entre os estagiários e supervisores/preceptores tendo estes últimos, papel facilitador do processo de aprendizagem;

- Confecção dos materiais necessários para a implementação da proposta;

- Execução da proposta e avaliação desta, prevendo-se intervenções futuras em decorrência das observações levantadas;

- Participação em campanhas de prevenção à saúde humana, conforme a demanda institucional e/ou municipal;

Além das atribuições metodológicas desta área de estágio, o curso incentiva a realização de práticas educativas e de sustentabilidade, adotadas em todas as áreas de estágio e que compreendem: o uso racional de papeis e folhas de ofício; a adequada separação de lixo; o atendimento aos indivíduos e grupos de forma humanitária e igualitária, sem discriminação de raça e cor; o respeito as diferentes crenças e culturas e suas particularidades e autonomia nas decisões; o respeito aos princípios e diretrizes do SUS.

 

Avaliação:

A avaliação dos estagiários compreende diferentes dimensões, a saber: conhecimento científico, habilidades, condutas, desempenho teórico técnico e relatório final de estágio. Estes critérios de avaliação, que possuem pontuação específica, serão considerados através do desempenho diário dos estagiários, nos diferentes locais de estágio, avaliando-os pela atuação em grupo e, também, individualmente, através de supervisão docente e de preceptor de forma permanente.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

BARACHO, Elza. Fisioterapia aplicada à saúde da mulher. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

DELIBERATO, Paulo César Porto. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. Barueri: Manole, 2002.

DUARTE, Yeda Aparecida de Oliveira; DIOGO, Maria José D'Elboux. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Atheneu, 2000.

 

Bibliografia Complementar:

ARNAIZ SÁNCHEZ, Pilar; RABADÁN MARTÍNEZ, Marta; VIVES PEÑALVER, Iolanda. Psicomotricidade na educação infantil: uma prática preventiva e educativa. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GIANNINI, Sérgio Diogo; FORTI, Neusa; DIAMENT, Jayme. Cardiologia preventiva: prevenção primária e secundária. São Paulo: Atheneu, 2000.

KNOPLICH, José. Viva bem com a coluna que você tem: dores nas costas - tratamento e prevenção. 31. ed. São Paulo IBRASA, 2005.

MORENO, Adriana L. Fisioterapia em uroginecologia. 2. ed., rev. e ampl. Barueri: Manole, 2009.

PORTO, Celmo Celeno. Doenças do coração: prevenção e tratamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998, 2005.