DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA A Código: 40-853 Carga Horária: 45 h (Teórica: 0) (Prática: 45) Número de Créditos: 03 P
Ementa: Intervenção fisioterapêutica junto à comunidade, em programas de saúde coletiva, atuando na promoção e prevenção da saúde.
Objetivo Geral: Contribuir para a formação do profissional fisioterapeuta generalista, proporcionando ao estagiário situações de prática profissional supervisionada na área de fisioterapia na promoção da saúde, atuando junto à comunidade e em programas de saúde coletiva com ações de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, individual e coletiva.
Objetivos Específicos: Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências: O aprimoramento do conhecimento técnico-científico desenvolvido na área da fisioterapia na promoção a saúde; A vivência de trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar e a interação com a comunidade atendida; Discussão e socialização das atividades desenvolvidas, conforme o local de estágio e a discussão de artigos científicos na área de promoção da saúde; A discussão das questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afro descendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do profissional Fisioterapeuta. Estimular a elaboração de diagnóstico das condições de saúde com base no perfil epidemiológico dos usuários das Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, entre outros, utilizados como campo de prática; Viabilizar a elaboração de materiais didáticos como palestras, cartazes, folders e cartilhas com enfoque em educação para a saúde de indivíduos e populações, a serem apresentados e/ou distribuídos à comunidade. Estimular no estagiário atitude profissional e ética no atendimento à população, à equipe multiprofissional, aos gestores, entre outros, atentando para os aspectos biopsicossociais e econômicos;
Conteúdos Curriculares: Mediante o diagnóstico sócio educacional e de saúde encontrado no local definido para a realização do estágio, o conteúdo programático será direcionado para as ações a serem implementadas no decorrer das seis semanas de estágio. Neste período, o enfoque a saúde e educação ambiental, aos direitos humanos, a valorização dos elementos da cultura afrodescendente e indígena e a articulação destes aos programas de saúde pública nacionais relacionados ao público alvo em que se desenvolve a ação, serão incentivados como forma de integração sócio cultural e de educação para a manutenção da saúde humana. Metodologia: O Estágio na área de Promoção da Saúde ocorre em locais específicos de atendimento à comunidade. Previamente ao início das atividades práticas, apresenta-se ao grupo de estagiários a rotina e funcionamento de cada um dos locais de realização do estágio, bem como o direcionamento das ações a serem desenvolvidas pela área. Os critérios de avaliação do estagiário são também explicitados neste momento. Com relação a metodologia das atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários, devem ser seguidos os seguintes itens orientadores: - Levantamento sócio epidemiológico do local em que a área de estágio está sendo desenvolvida (UBS, Escola, Centro Assistencial, CAPS, entre outros); - Elaboração, pelos estagiários, da estratégia de intervenção preventiva ou promotora da saúde a ser adotada, frente ao diagnóstico obtido; - Apresentação da estratégia ao professor supervisor; - Discussões das propostas entre os estagiários e supervisores/preceptores tendo estes últimos, papel facilitador do processo de aprendizagem; - Confecção dos materiais necessários para a implementação da proposta; - Execução da proposta e avaliação desta, prevendo-se intervenções futuras em decorrência das observações levantadas; - Participação em campanhas de prevenção à saúde humana, conforme a demanda institucional e/ou municipal; Além das atribuições metodológicas desta área de estágio, o curso incentiva a realização de práticas educativas e de sustentabilidade, adotadas em todas as áreas de estágio e que compreendem: o uso racional de papeis e folhas de ofício; a adequada separação de lixo; o atendimento aos indivíduos e grupos de forma humanitária e igualitária, sem discriminação de raça e cor; o respeito as diferentes crenças e culturas e suas particularidades e autonomia nas decisões; o respeito aos princípios e diretrizes do SUS.
Avaliação: A avaliação dos estagiários compreende diferentes dimensões, a saber: conhecimento científico, habilidades, condutas, desempenho teórico técnico e relatório final de estágio. Estes critérios de avaliação, que possuem pontuação específica, serão considerados através do desempenho diário dos estagiários, nos diferentes locais de estágio, avaliando-os pela atuação em grupo e, também, individualmente, através de supervisão docente e de preceptor de forma permanente. |
Bibliografia Básica: BARACHO, Elza. Fisioterapia aplicada à saúde da mulher. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. DELIBERATO, Paulo César Porto. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. Barueri: Manole, 2002. DUARTE, Yeda Aparecida de Oliveira; DIOGO, Maria José D'Elboux. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Atheneu, 2000.
Bibliografia Complementar: ARNAIZ SÁNCHEZ, Pilar; RABADÁN MARTÍNEZ, Marta; VIVES PEÑALVER, Iolanda. Psicomotricidade na educação infantil: uma prática preventiva e educativa. Porto Alegre: Artmed, 2003. GIANNINI, Sérgio Diogo; FORTI, Neusa; DIAMENT, Jayme. Cardiologia preventiva: prevenção primária e secundária. São Paulo: Atheneu, 2000. KNOPLICH, José. Viva bem com a coluna que você tem: dores nas costas - tratamento e prevenção. 31. ed. São Paulo IBRASA, 2005. MORENO, Adriana L. Fisioterapia em uroginecologia. 2. ed., rev. e ampl. Barueri: Manole, 2009. PORTO, Celmo Celeno. Doenças do coração: prevenção e tratamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998, 2005. |