DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: PROJETO INTEGRADOR EM FISIOTERAPIA IV Código: 40-848 Carga Horária: 60 h (Teórica: ) (Prática: 60) Número de Créditos: 04
Ementa: Integralização dos conteúdos curriculares desenvolvidos no 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º semestres do curso. Atuação interdisciplinar e multidisciplinar. Problematização de vivências na atenção à saúde.
Objetivo Geral: Proporcionar vivências na atenção à saúde com vistas a observar, problematizar, teorizar, analisar e avaliar situações em ambiente de saúde.
Objetivos Específicos: Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências: Demonstrar capacidade para o trabalho em equipes de forma interdisciplinar e multidisciplinar. Observar, analisar, problematizar, teorizar e propor soluções às situações de saúde vivenciadas ao longo do semestre. Assumir atitudes críticas e criativas em relação ao meio em que vivem e à profissão para a qual e preparam. Compreender a relação entre os conteúdos ministrados/articular conhecimentos e a importância da interdisciplinaridade ao fazer fisioterapêutico. Socializar as vivências com os colegas e professores, de forma transdisciplinar.
Conteúdo Curriculares: Contextualizar a ação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, estimular o pensamento e práticas que favoreçam a socialização das vivências. Programas públicos de saúde Atenção à saúde Trabalho em equipe, Liderança Normas científicas do projeto Modelos de apresentação do projeto Temas transversais
Metodologia: Para o desenvolvimento desta disciplina será elencado um assunto referente as disciplinas ministradas nos semestres anteriores e do semestre atual. O docente disponibilizará material para os acadêmicos realizarem leitura prévia do assunto a ser problematizado no sistema (RM). A turma será dividida em grupos para a realização do projeto. As atividades da disciplina serão realizadas à distância. O docente e o discente devem relatar e relacionar experiências pessoais com o assunto abordado. Os discentes apresentarão as atividades propostas em grupos, em seminário agendado pela coordenação do curso, com acompanhamento dos docentes da respectiva disciplina.
Avaliação: A avaliação será de forma contínua para verificar o processo de ensino e aprendizagem, em relação a programação curricular. Elaboração do material escrito solicitado e cumprimento de prazos; apresentação do trabalho em grupo; produção de material escrito. |
Bibliografia Básica: KNOBEL, Elias. Condutas no paciente grave. São Paulo: Atheneu, 2010. REGENGA, Marisa de Moraes. Fisioterapia em cardiologia: da unidade de terapia intensiva à reabilitação. São Paulo: Roca, 2000. CAMARGO, Marcia Colliri; MARX, Angela Gonçalves. Reabilitação física no câncer de mama. São Paulo: Roca, 2000.
Bibliografia Complementar: CALLEGARI-JACQUES, Sídia M. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2008. HEBERT, Sizínio et al. Ortopedia e traumatologia: princípios e prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, 2013. CHARAN, R.; DROTTER, S.; NOEL, J. Pipeline de liderança: O Desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo. São Paulo: Elsevier, 2012. CREFITO 5. Leis e Atos Normativos das Profissões do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5 ª Região – CREFITO-5. Porto Alegre, 2004, 2011. |