Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR EM FISIOTERAPIA IV

Código: 40-848

Carga Horária: 60 h (Teórica: )  (Prática: 60)

Número de Créditos: 04

 

Ementa:

Integralização dos conteúdos curriculares desenvolvidos no 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º semestres do curso. Atuação interdisciplinar e multidisciplinar. Problematização de vivências na atenção à saúde.

 

Objetivo Geral:

Proporcionar vivências na atenção à saúde com vistas a observar, problematizar, teorizar, analisar e avaliar situações em ambiente de saúde.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e

competências:

Demonstrar capacidade para o trabalho em equipes de forma interdisciplinar e multidisciplinar.

Observar, analisar, problematizar, teorizar e propor soluções às situações de saúde vivenciadas ao longo do semestre.

Assumir atitudes críticas e criativas em relação ao meio em que vivem e à profissão para a qual e preparam.

Compreender a relação entre os conteúdos ministrados/articular conhecimentos e a importância da interdisciplinaridade ao fazer fisioterapêutico.

Socializar as vivências com os colegas e professores, de forma transdisciplinar.

 

Conteúdo Curriculares:

Contextualizar a ação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, estimular o pensamento e

práticas que favoreçam a socialização das vivências.

Programas públicos de saúde

Atenção à saúde

Trabalho em equipe, Liderança

Normas científicas do projeto

Modelos de apresentação do projeto

Temas transversais

 

Metodologia:

Para o desenvolvimento desta disciplina será elencado um assunto referente as disciplinas ministradas nos semestres anteriores e do semestre atual. O docente disponibilizará material para os acadêmicos realizarem leitura prévia do assunto a ser problematizado no sistema (RM). A turma será dividida em grupos para a realização do projeto.

As atividades da disciplina serão realizadas à distância. O docente e o discente devem relatar e relacionar experiências pessoais com o assunto abordado. Os discentes apresentarão as atividades propostas em grupos, em seminário agendado pela coordenação do curso, com acompanhamento dos docentes da respectiva disciplina.

 

Avaliação:

A avaliação será de forma contínua para verificar o processo de ensino e aprendizagem, em relação a programação curricular. Elaboração do material escrito solicitado e cumprimento de prazos; apresentação do trabalho em grupo; produção de material escrito.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

KNOBEL, Elias. Condutas no paciente grave. São Paulo: Atheneu, 2010.

REGENGA, Marisa de Moraes. Fisioterapia em cardiologia: da unidade de terapia intensiva à

reabilitação. São Paulo: Roca, 2000.

CAMARGO, Marcia Colliri; MARX, Angela Gonçalves. Reabilitação física no câncer de

mama. São Paulo: Roca, 2000.

 

Bibliografia Complementar:

CALLEGARI-JACQUES, Sídia M. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2008.

HEBERT, Sizínio et al. Ortopedia e traumatologia: princípios e prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, 2013.

CHARAN, R.; DROTTER, S.; NOEL, J. Pipeline de liderança: O Desenvolvimento de líderes como

diferencial competitivo. São Paulo: Elsevier, 2012.

CREFITO 5. Leis e Atos Normativos das Profissões do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5 ª Região – CREFITO-5. Porto Alegre, 2004, 2011.