Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: FISIOTERAPIA EM UROGINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Código: 40-846

Carga Horária: 60 h (Teórica: 30) (Prática: 30)

Número de Créditos: 4 Pré-requisitos: 40-827; 40-826

 

Ementa:

Clínica e fisiopatologia das principais disfunções em uroginecologia e obstetrícia. Intervenção fisioterapêutica (avaliação, prevenção e reabilitação).

 

Objetivo Geral:

Promover o entendimento de conceitos relacionados à uroginecologia e obstetrícia juntamente com a intervenção da fisioterapia.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Conhecer as patologias uroginecológicas e associar à intervenção fisioterapêutica.

Dominar as alterações obstétricas e associar à intervenção fisioterapêutica.

Conhecer as possibilidades de acompanhamento e intervenção fisioterapêutica na obstetrícia nas principais cirurgias de disfunções uroginecológicas incidentes nos diversos ciclos da vida da mulher e do homem.

Elaborar métodos e técnicas fisioterápicas adequadas à intervenção de cada caso específico.

Aprender a avaliar e elaborar o plano de tratamento (promoção, prevenção e reabilitação).

 

Conteúdos Curriculares:

1. Fisioterapia na assistência à saúde feminina, masculina e infantil referente a distúrbios urológicos, ginecológicos e sexuais

 

2.  Fisioterapia na gravidez, durante o parto e no pós-parto:

Avaliação, objetivos, planejamento do tratamento e da educação para a saúde durante a gravidez, parto e no pós-parto   

Assistência fisioterapêutica na gravidez normal e de alto risco, no parto e no pós-parto.

 

3. Fisioterapia em uroginecologia

Avaliação, objetivos e tratamento fisioterapêutico nos estados uroginecológicos mais comuns da criança, mulher e do homem (incontinência urinária masculina e feminina; incontinência fecal masculina e feminina; enurese infantil; distúrbios sexuais femininos)

Técnicas de intervenção fisioterapêutica nos estados uroginecológicos (cinesioterapia, biofeedback, eletroestimulação, terapia comportamental)

 

4.  Planejamento e execução de programas de assistência fisioterapêutica à saúde da mulher e do

homem

 

5.  Aplicabilidade dos conhecimentos teóricos na atuação clínica prática

 

Metodologia:

A disciplina será desenvolvida a partir de aulas teóricas, expositivas dialogadas, utilizando-se de recursos multimídia para esta abordagem. Os alunos serão convidados a discutir e analisar conceitos e conteúdos, sempre visando à participação em aula para construção do seu aprendizado.

A disciplina utiliza-se de artigos e casos clínicos onde será realizada a leitura dos mesmos podendo relacionar a avaliação com o tratamento fisioterapêutico, em duplas e após a discussão em forma de mesa redonda para o grande grupo.

Os alunos terão aulas práticas (turma dividida em dois grupos) com avaliação e atendimentos a um paciente, em dupla, durante o semestre, onde após 10 atendimentos serão feitos rodízios dos pacientes e alunos para que os alunos tenham mais casos clínicos para discutir e intervir. A dupla deverá preencher a ficha de avaliação, após cada atendimento, realizar a evolução do que foi realizado na sessão, com o visto do professor e entregar um plano de tratamento que deve constar diagnóstico clínico e fisioterapêutico e tratamento proposto para este paciente, ao inicio e final de cada sessão.  Os atendimentos serão realizados na clínica escola de Fisioterapia.

Será realizado trabalho avaliativo do caso clínico de um paciente que esteve em atendimento, onde a dupla irá apresentar ao grande grupo o diagnóstico clínico, fisioterapêutico, objetivos, e a intervenção fisioterapêutica realizada com este paciente durante 10 sessões, também deverá ser entregue o trabalho escrito em forma de artigo.

 

Avaliação:

A avaliação dos alunos ocorre de maneira individual através de duas provas teóricas, participação em aulas teóricas, mesa redonda, apresentação oral dos artigos, apresentação dos trabalhos, avaliando principalmente o domínio e interesse nas discussões.

Para a apresentação do caso clínico do paciente juntamente com o artigo, a avaliação terá como critérios principais: domínio da proposta apresentada pela dupla, qualidade da apresentação (de acordo com a opção escolhida pela dupla), linguagem e relação interpessoal (apresentador/público) e domínio de intervenção fisioterapêutica realizada.

Nas aulas práticas, será avaliado: conhecimentos específicos onde consta domínio teórico científico, realização de avaliações, métodos/técnicas, interpretações das instruções e criatividade. Habilidades como segurança, ritmo de trabalho, precisão nos procedimentos e condutas como pontualidade, assiduidade, responsabilidade, postura profissional, cuidados com os materiais, participação e higiene.

A participação nas discussões e tarefas propiciadas pelo professor contará pontos.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

BARACHO, Elza. Fisioterapia aplicada à saúde da mulher. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

MARQUES, Andréa de Andrade; SILVA, Marcela Ponzio e; AMARAL, Maria Teresa Pace do (Org.). Tratado de fisioterapia em saúde da mulher. São Paulo: Roca, 2011.

MORENO, Adriana L. Fisioterapia em uroginecologia. 2. ed., rev. e ampl. Barueri: Manole, 2009.

 

Bibliografia Complementar:

AMARO, João Luiz (Coord.). Reabilitação do assoalho pélvico: nas disfunções urinárias e anorretais. São Paulo: Segmento, 2005.

BENT, Alfred E; ARAÚJO, Cláudia Lúcia Caetano de (Trad.). Ostergard, uroginecologia e disfunções do assoalho pélvico. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

CHIARAPA, Telma Regina; PEREZ CACHO, Doriane; ALVES, Adria Fabiola Deiss. Incontinência urinária feminina: assistência fisioterapêutica e multidisciplinar. São Paulo: Médica Paulista, 2007.

ETIENNE, Mara de Abreu; WAITMAN, Michelle Cristina. Disfunções sexuais femininas: a fisioterapia como recurso terapêutico. São Paulo: Livraria Médica Paulista Editora, 2006.

TRUZZI; BRUSCHINI, H.; SROUGI, M. Distúrbios Urológicos na Gravidez. São Paulo: Manole,

2006.