Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Código: 40-844

Carga Horária: 30 h  (Teórica: 15)  (Prática: 15)

Número de Créditos: 02 Pré-requisitos: 40-835; 40-838

 

Ementa:

Atuação do Fisioterapeuta na assistência à saúde  em unidades de urgência e emergência intra e extra-hospitalar. Trabalho multidisciplinar e interdisciplinar.

 

Objetivo geral:

Compreender a atuação do fisioterapeuta na assistência à Saúde em unidades de Emergência e Urgência na perspectiva do trabalho interdisciplinar.

 

Objetivos específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Elaborar discussões a respeito da atuação do fisioterapeuta na assistência à Saúde em unidades de Emergência e Urgência,

Propiciar o entendimento do acadêmico em relação ao cuidado do paciente intra e extra-hospitalar em unidades de Emergência e Urgência;

Propiciar o conhecimento científico ao acadêmico em relação ao atendimento em unidades de Emergência e Urgência;

Executar situações e procedimentos básicos de emergências e urgências hospitalares e suas consequências;

Elaborar ações de prevenção e promoção na assistência à Saúde em unidades de Emergência e Urgência.

 

Conteúdos curriculares:

Unidades de Emergência e Urgência

Atuação do Fisioterapeuta na assistência à saúde em unidades de urgência e emergência intra e

extra-hospitalar.

Trabalho multidisciplinar e interdisciplinar em unidades de urgência e emergência.

Parada cardiorrespiratória.

Queimaduras, Fraturas., Envenenamento e Afogamento.

Obstrução respiratória.

Oxigenoterapia.

Ventilação mecânica invasiva.

Ventilação mecânica não-invasiva.

Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida Cardiovascular em Adultos e Crianças

 

Metodologia:

A disciplina será desenvolvida a partir de aulas teórico-práticas expositivas dialogadas e através de diferentes técnicas didáticas de metodologias ativas (aprendizagem entre pares, aprendizagem baseada em problemas, quiz, uso de filmes, entre outros). Será utilizado diferentes recursos multimídia e laboratórios da instituição. As aulas serão realizadas na URI, na Clínica Escola de Fisioterapia no Centro de Práticas Profissionais (CEPP), no laboratório de Enfermagem do Câmpus I e nos Hospitais Fundação Hospitalar Santa Terezinha e Hospital de Caridade da cidade de Erechim. Na disciplina está previsto a realização de ações educacionais em saúde.

 

 

 

 

 

Avaliação:

A avaliação dos alunos ocorre de maneira individual mediante provas teóricas, apresentação de trabalhos e seminários de discussão.Toda construção de conhecimento mediante as metodologias ativas orientadas pelo professor farão parte da avaliação individual e em grupo dos acadêmicos. 

A participação dos alunos em sala de aula será permanentemente avaliada, contribuindo na nota final do aluno.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia básica:

DAVID, Cid Marcos. Ventilação mecânica: da fisiologia à prática clínica. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.

SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Recursos em fisioterapia cardiorespiratória. São Paulo: Manole, 2012.

VARELLA, Drauzio; JARDIM, Carlos. Primeiros socorros: um guia prático. São Paulo: Claro Enigma, 2011.

 

Bibliografia Complementar:

SENAC. Departamento Nacional. Primeiros socorros: como agir em situações de emergência. Rio de Janeiro: Senac, 2011.

SOUSA, Lucila Medeiros Minichello de. Primeiros socorros: condutas técnicas. São Paulo: Iátria, 2014.

JOHNSTON, Cíntia; ZANETTI, Nathalia Mendonça (Coord.). Fisioterapia pediátrica hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2012.

JUSTINIANO, Alexandre do Nascimento. Interpretação de exames laboratoriais para o fisioterapeuta. Rio de Janeiro: Rubio, 2013.

VEGA, Joaquim Minuzzo et al. Tratado de fisioterapia hospitalar: assistência integral ao paciente. São Paulo: Atheneu, 2012.