Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: FISIOTERAPIA NAS DISFUNÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS II  

Código: 40-843

Carga Horária: 120 h  (Teórica: 60)  (Prática: 60)

Número De Créditos: 06 Pré-requisitos: 40-827; 40-184; 40-826

 

Ementa:

Clínica e fisiopatologia das principais disfunções ortopédicas e traumatológicas dos membros inferiores e membros superiores. Dor crônica. Intervenção fisioterapêutica (Avaliação, prevenção e reabilitação).

 

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos a construção do conhecimento e estimular o desenvolvimento de raciocínio crítico, que permita realizar avaliações, planejamento e intervenções fisioterapêuticas buscando a promoção, prevenção e reabilitação de alterações cinético-funcionais relacionadas a disfunções ortopédicas e traumatológicas dos membros inferiores e membros superiores. Definir e diferenciar a dor aguda e a dor crônica.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Em relação as principais disfunções ortopédicas e traumatológicas dos membros inferiores e membros superiores:

Conhecer a fisiopatologia, características clínicas e o prognóstico;

Realizar anamnese, a avaliação cinético-funcional, estabelecer o diagnóstico fisioterapêutico,

bem como o prognóstico e os critérios para alta fisioterapêutica;

Elaborar, organizar, e planejar a reabilitação;

Dominar métodos e técnicas de avaliação, prevenção e reabilitação fisioterapêutica;

Discutir artigos científicos para subsidiar a prática baseada em evidência;

Elaborar materiais didáticos como folders e cartilhas com enfoque em educação para a saúde a serem apresentados e distribuídos aos pacientes;

Estabelecer vínculo terapeuta-paciente com postura profissional e ética.

Em relação a dor crônica: identificar os aspectos relacionados à neurociência da dor;

estabelecer a avaliação, o tratamento e a educação de pacientes com dor crônica.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Membros Inferiores (quadril, joelho, tornozelo, pé, coxa, perna): características clínicas e epidemiológicas das disfunções; avaliação fisioterapêutica; diagnóstico clínico e fisioterapêutico, objetivos do tratamento, planejamento tratamento clínico e fisioterapêutico. Prevenção de lesões.

 

2. Membros Superiores (ombro, cotovelo, punho, mão, braço, antebraço): características clínicas e epidemiológicas das disfunções; avaliação fisioterapêutica; diagnóstico clínico e fisioterapêutico, objetivos do tratamento, planejamento tratamento clínico e fisioterapêutico. Principais disfunções e fraturas nos membros inferiores e  membros superiores. Prevenção de lesões.

 

3.Dor crônica na traumato-ortopédica: mecanismos da dor crônica. Avaliação da dor crônica. Manejo da dor crônica.

 

Metodologia:

A disciplina é constituída de aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas serão desenvolvidas de forma expositiva e também estimulando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento por meio do uso de metodologias ativas, discussões de casos clínicos e artigos científicos, a fim de incentivar a reflexão e senso crítico na construção do trabalho. Para as aulas teóricas serão utilizados recursos como quadro, projetor multimídia, artigos científicos, vídeos, e textos de livros didáticos.  

As aulas práticas acontecerão na clínica escola de fisioterapia, onde os alunos farão o atendimento a pacientes da comunidade, realizando a avaliação, planejamento e tratamento fisioterapêutico sempre com orientação e acompanhamento do professor.

 

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma continuada, sendo conduzida de forma a colaborar no processo

de aprendizagem do aluno. Serão realizadas avaliações através de: provas escritas, na qual o aluno deverá demonstrar capacidade de entendimento e análise dos conceitos desenvolvidos, nas diferentes situações de prática profissional; trabalhos, seminários e participação em sala de aula; avaliações no período das aulas sem aviso prévio; apresentação de estudo de caso: onde o aluno deverá demonstrar capacidade de síntese, argumentação teórica, domínio do assunto, através de relato do processo de atendimento aos pacientes; avaliação de atividades práticas: será realizada considerando o desempenho dos alunos no atendimento aos pacientes, avaliando-os diariamente pela aplicação e domínio de conceitos, postura profissional, interesse, condutas e desempenho nas atividades, e também por meio da realização de provas práticas.

O peso de cada atividade na composição da nota final, e outras formas de avaliação, caso houverem, serão comunicados aos alunos no início do semestre letivo, juntamente com a entrega do cronograma das atividades da disciplina.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

MAGEE, David J. Avaliação musculoesquelética. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.

HEBERT, Sizínio et al. Ortopedia e traumatologia: princípios e prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LECH, Osvandré. Membro superior: abordagem fisioterapêutica das patologias ortopédicas mais comuns . Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

 

Bibliografia Complementar:

ANDREWS, James R. Reabilitação física do atleta. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

BARROS FILHO, Tarcísio E. P. de; LECH, Osvandré. Exame físico em ortopedia. 2. ed. São Paulo: Sarvier, 2001.

DELIBERATO, Paulo César Porto. Exercícios terapêuticos: guia teórico para estudantes e profissionais. Barueri: Manole, 2007.

GOLDING, Douglas N; CARVALHO, Ciro Lobato (Trad.). Reumatologia em medicina e reabilitação. São Paulo: Atheneu, 2001.

HOPPENFELD, Stanley; MURTHY, Vasantha L (Org.). Tratamento e reabilitação de fraturas. São Paulo: Manole, 2001.