Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO NAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS

(DCNT)

Código:40-842

Carga Horária: 60 h (Teórica: 30)  (Prática: 30)

Número de Créditos: 04 Pré-requisitos: 40-838

 

Ementa:

Princípios do exercício físico. Adaptações agudas e crônicas da atividade física/exercício físico sobre o organismo humano. Modalidades de avaliação de capacidade física/funcional. Doenças crônicas não transmissíveis. Elaboração de programas de reabilitação cardiovascular e pulmonar para o doente crônico. Reabilitação metabólica.

 

Objetivo Geral:

Conhecer as alterações anatômicas, fisiológicas, bioquímicas e moleculares induzidas pelo exercício, associando-as aos princípios de como o corpo realiza a atividade física e suas respostas envolvendo todos os sistemas corporais das doenças crônicas.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Noção das diferenças de estados de equilíbrio e adaptações corporais em repouso e durante a atividade física.

Entendimento das funções, alterações e adaptações dos sistemas: musculoesquelético, nervoso, cardiorrespiratório e endócrino durante o exercício.

Elaboração de programas de reabilitação para as doenças crônicas não transmissíveis específicos para diferentes públicos (crianças, adultos e idosos).

Habilidade de realizar avaliação funcional do doente crônico por meio de testes para avaliação da capacidade funcional específicos para cada situação e/ou doença.

 

Conteúdos Curriculares:

- Princípios fisiológicos da atividade física e produção de energia.

Produção de energia.

Bioenergética e exercício.

Vias metabólicas.

 

- Adaptações fisiológicas da atividade física e o sistema neuromuscular.

Músculos esqueléticos e exercício.

Força e fadiga muscular.

Planejamento do movimento pelo córtex cerebral.

 

- Adaptações fisiológicas da atividade física e sistema cardiorrespiratório.

Efeitos agudos e crônicos no sistema cardiovascular induzidos pelo exercício.

Equilíbrio ácido-básico durante o exercício.

 

- Adaptações fisiológicas da atividade física e sistema endócrino

Regulação hormonal sobre o metabolismo durante o exercício físico.

 

- Antropometria.

- Doenças Crônicas não Transmissíveis e programas de reabilitação

Avaliação dos doentes crônicos por meio de testes específicos de acordo com as limitações individuais.

Reabilitação Cardiovascular; Reabilitação Pulmonar; Reabilitação Metabólica, Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (crianças, adultos e idosos).

 

- Protocolos e métodos de avaliação de desempenho utilizados em Fisiologia do Exercício para avaliação da aptidão cardiorrespiratória e músculo-esquelética.

 

Metodologia:

A disciplina envolverá aulas expositivas, dialogadas utilizando recursos audiovisuais e aulas práticas aplicativas. Seminários com discussão de artigos, documentários e filmes relacionados aos assuntos abordados na disciplina. Para a realização das aulas práticas serão utilizados diferentes espaços como a Clínica Escola de Fisioterapia (setor de Reabilitação Cardiovascular e Pulmonar), Sala de Musculação e o Laboratório de Anatomia. Serão realizadas vivências em diferentes locais da cidade onde o foco é atividade física, como por exemplo: clubes, academias, escolas de dança e espaços destinados a reabilitação.

 

Avaliação:

A avaliação dos alunos ocorrerá através de provas escritas, participação em aulas teóricas, práticas, debates, quiz e seminários. Os alunos deverão entregar um relatório das aulas práticas e vivências no final do semestre, o qual deverá apresentar os dados avaliados em testes físicos e sua interpretação relacionando com a teoria desenvolvida.

BIBLIOGRAFIA

Bibliogragia Básica:

MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, 2013.

PLOWMAN, Sharon A.; SMITH, Denise L. Fisiologia do exercício para saúde, aptidão e desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

SIMÃO, Roberto. Fisiologia e prescrição de exercícios para grupos especiais. 3. ed. Rio de Janeiro: Phorte, 2007.

 

Bibliografia Complementar:

FARINATTI, Paulo de Tarso V; MONTEIRO, Walace David. Fisiologia e avaliação funcional. 4. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

NEDER, José Alberto; NERY, Luiz Eduardo. Fisiologia clínica do exercício: teoria e prática. São Paulo: Artes Médicas, 2003.

POWERS, Scott K; HOWLEY, Edward T; IKEDA, Marcos (Trad.). Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento físico e ao desempenho. 3. ed. São Paulo: Manole, 2000.

RASO, Vagner; GREVE, Júlia Maria D'Andréa; POLITO, Marcos Doederlein. Pollock: fisiologia clínica do exercício. São Paulo: Manole, 2013.

SKINNER, James S. Teste e prescrição de exercícios para casos específicos: bases teóricas e aplicações clínicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007.