DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: PROJETO INTEGRADOR EM FISIOTERAPIA III Código: 40-841 Carga Horária: 60 h (Teórica: 0) (Prática: 60) Número de Créditos: 04
Ementa: Integralização dos conteúdos curriculares desenvolvidos no 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º semestres do curso. Atuação multidisciplinar e interdisciplinar. Problematização de vivências na atenção secundária à saúde.
Objetivo Geral: Proporcionar vivências na atenção secundária (média complexidade, ambulatorial) à saúde com vistas a observar, problematizar, teorizar, analisar e avaliar situações em ambientes de saúde.
Objetivos Específicos: Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências: Demonstrar capacidade para o trabalho em equipes de forma interdisciplinar e multidisciplinar. Observar, analisar, problematizar, teorizar e propor soluções às situações de saúde vivenciadas ao longo do semestre. Assumir atitudes críticas e criativas em relação ao meio em que vivem e à profissão para a qual se preparam. Compreender a relação entre os conteúdos ministrados/articular conhecimentos e a importância da interdisciplinaridade ao fazer fisioterapêutico. Socializar as vivências com os colegas e professores, de forma transdisciplinar.
Conteúdo Curriculares: Contextualizar a ação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, estimular o pensamento e práticas que favoreçam a socialização das vivências. Programas públicos de saúde Atenção secundária à saúde Trabalho em equipe, Liderança Normas científicas do projeto Modelos de apresentação do projeto Temas transversais
Metodologia: Para o desenvolvimento desta disciplina será elencado um assunto referente as disciplinas ministradas nos semestres anteriores e do semestre atual. O docente disponibilizará material para os acadêmicos realizarem leitura prévia do assunto a ser problematizado no sistema (RM). A turma será dividida em grupos para a realização do projeto. As atividades da disciplina serão realizadas semipresenciais. O docente e o discente devem relatar e relacionar experiências pessoais com o assunto abordado. Os discentes apresentarão as atividades propostas em grupos, em seminário agendado pela coordenação do curso, com acompanhamento dos docentes da respectiva disciplina.
Avaliação: A avaliação será de forma contínua para verificar o processo de ensino e aprendizagem, em relação a programação curricular. Elaboração do material escrito solicitado e cumprimento de prazos; apresentação do trabalho em grupo; produção de material escrito. |
Bilbiografia básica: MAGEE, David J. Avaliação musculoesquelética. 5. ed. Barueri: Manole, 2010. SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Recursos em fisioterapia cardiorespiratória. São Paulo: Manole, 2012. MAFFEI, Francisco Humberto de Abreu et al. Doenças vasculares periféricas. 3. ed. São Paulo: Medsi, 2002.
Bibliografia Complementar: BRODY, Lori Thein; HALL, Carrie M. Exercício terapêutico: na busca da função. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. HALL, Calvin S.; LINDGEY, Gardner. & CAMPBELL, J. B. Teorias da personalidade. Porto Alegre: Artmed, 2006, 2008. ENGELHARDT, JR, H. Tristram. Fundamentos da Bioética. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2013. FERRARI, R. F. et al. Manual de normas técnicas par produção acadêmicas da URI. Frederico Westphalen, RS: URI – Frederico Westph, 2017. MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. São Paulo: Sarvier, 2009, 2010. |