Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR EM FISIOTERAPIA III

Código: 40-841

Carga Horária: 60 h  (Teórica: 0)  (Prática: 60)

Número de Créditos: 04

 

Ementa:

Integralização dos conteúdos curriculares desenvolvidos no 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º semestres do curso. Atuação multidisciplinar e interdisciplinar. Problematização de vivências na atenção secundária à saúde.

 

Objetivo Geral:

Proporcionar vivências na atenção secundária (média complexidade, ambulatorial) à saúde com vistas a observar, problematizar, teorizar, analisar e avaliar situações em ambientes de saúde.

 

Objetivos Específicos:

 Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e

competências:

Demonstrar capacidade para o trabalho em equipes de forma interdisciplinar e multidisciplinar.

Observar, analisar, problematizar, teorizar e propor soluções às situações de saúde vivenciadas ao longo do semestre.

Assumir atitudes críticas e criativas em relação ao meio em que vivem e à profissão para a qual se preparam.

Compreender a relação entre os conteúdos ministrados/articular conhecimentos e a importância da interdisciplinaridade ao fazer fisioterapêutico.

Socializar as vivências com os colegas e professores, de forma transdisciplinar.

 

Conteúdo Curriculares:

Contextualizar a ação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, estimular o pensamento e

práticas que favoreçam a socialização das vivências.

Programas públicos de saúde

Atenção secundária à saúde

Trabalho em equipe, Liderança

Normas científicas do projeto

Modelos de apresentação do projeto

Temas transversais

 

Metodologia:

Para o desenvolvimento desta disciplina será elencado um assunto referente as disciplinas ministradas nos semestres anteriores e do semestre atual. O docente disponibilizará material para os acadêmicos realizarem leitura prévia do assunto a ser problematizado no sistema (RM). A turma será dividida em grupos para a realização do projeto.

As atividades da disciplina serão realizadas semipresenciais. O docente e o discente devem relatar e relacionar experiências pessoais com o assunto abordado. Os discentes apresentarão as atividades propostas em grupos, em seminário agendado pela coordenação do curso, com acompanhamento dos docentes da respectiva disciplina.

 

Avaliação:

A avaliação será de forma contínua para verificar o processo de ensino e aprendizagem, em relação a programação curricular. Elaboração do material escrito solicitado e cumprimento de prazos; apresentação do trabalho em grupo; produção de material escrito.

BIBLIOGRAFIA

Bilbiografia básica:

MAGEE, David J. Avaliação musculoesquelética. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.

SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Recursos em fisioterapia cardiorespiratória. São Paulo: Manole, 2012.

MAFFEI, Francisco Humberto de Abreu et al. Doenças vasculares periféricas. 3. ed. São Paulo: Medsi, 2002.

 

Bibliografia Complementar:

BRODY, Lori Thein; HALL, Carrie M. Exercício terapêutico: na busca da função. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.  

HALL, Calvin S.; LINDGEY, Gardner. & CAMPBELL, J. B. Teorias da personalidade. Porto Alegre: Artmed, 2006, 2008.

ENGELHARDT, JR, H. Tristram. Fundamentos da Bioética. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2013.

FERRARI, R. F. et al. Manual de normas técnicas par produção acadêmicas da URI. Frederico Westphalen, RS: URI – Frederico Westph, 2017.

MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. São Paulo: Sarvier, 2009, 2010.