DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA II Código: 40-840 Carga Horária: 60 h (Teórica: 0) (Prática: 60) Número de Créditos: 04 Pré-requisitos: 40-837; 40-835
Ementa: Princípios de avaliação e conduta fisioterapêutica no paciente neurológico agudo. Intervenção fisioterapêutica em afecções neurológicas hospitalares. Ênfase na prevenção e minimização de sequelas. Educação para a fase domiciliar e ambulatorial.
Objetivo geral: Avaliar e intervir nas principais afecções neurológicas que acometem o indivíduo adulto no ambiente hospitalar, com entendimento da fisiopatologia e possíveis sequelas físico-funcionais, proporcionando ao indivíduo uma intervenção preventiva, reabilitadora e de educação para as fases pós-internação.
Objetivos específicos: Reconhecer as principais sequelas neurológicas decorrentes das diferentes afecções que acometem o indivíduo adulto, associando-as a sua fisiopatologia. Comunicar-se de forma ética e respeitosa com o paciente e seus familiares. Realizar anamnese e exame físico funcional adequados, considerando-se o acometimento neurológico em questão. Identificar principais necessidades terapêuticas em paciente neurológico hospitalar. Elaborar plano de tratamento e prevenção com vistas às necessidades terapêuticas e aplicá-lo, observando os resultados de sua intervenção. Proporcionar discussões e problemáticas que permitam a aprendizagem das modalidades terapêuticas adequadas. Introduzir o conceito de promoção da qualidade de vida à indivíduos acometidos por disfunções/distúrbios neurológicos, atentando para questões ambientais, de acessibilidade e dos direitos humanos. Respeitar o paciente em sua singularidade e individualidade, considerando sua autonomia e bem-estar. Orientar a família para a alta hospitalar e as fases de intervenção domiciliar e ambulatorial.
Conteúdos Curriculares: Neuroplasticidade O paciente crítico em neurologia Avaliação físico funcional em neurologia hospitalar Intervenção neurofuncional no paciente hospitalar Prevenção e minimização de sequelas cinético funcionais Orientação e educação para a alta
Metodologia: A disciplina é desenvolvida a partir de aulas práticas e de intervenções fisioterapêuticas supervisionadas, em ambiente hospitalar. Busca-se o desenvolvimento de um trabalho participativo, centrado nas observações feitas pelos alunos, tendo o docente a função de oferecer instrumentos/ferramentas que permitam aos alunos construir seu próprio aprendizado teórico-prático. As aulas pretendem permitir a construção conjunta com o acadêmico, dos conceitos utilizados em neurologia, com enfoque em afecções agudas e no ambiente hospitalar, de modo que possam intervir terapeuticamente e promover ações educativas para as fases pós-internação. A metodologia prevê a abordagem, a avaliação e a intervenção a pacientes adultos com sequelas neurológicas, em fase hospitalar, com o propósito de oferecer aos alunos, a vivência prática da fisioterapia neurofuncional e a reinserção social do indivíduo.
Avaliação: A avaliação compreende a apropriação do conhecimento dos temas abordados em neurologia, mediante provas teóricas e práticas. A observação do desempenho dos alunos no ambiente hospitalar ocorre de modo contínuo, no decorrer do semestre letivo, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter diagnóstico, formativo e somativo. A avaliação diagnóstica e formativa se embasa na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina e objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas. |
Bibliografia Básica: BRASIL NETO, Joaquim Pereira; TAKAYANAGUI, Osvaldo M. Tratado de neurologia da Academia Brasileira de Neurologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. O'SULLIVAN, Susan B; SCHMITZ, Thomas J. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 4. ed Barueri: Manole, 2010. UMPHRED, Darcy A; CARLSON, Constance. Reabilitação neurológica prática. LAB Editora, 2007.
Bibliografia Complementar: KAPLAN, Harold I.; SADOCK, Benjamin J. Tratado de psiquiatria. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. KNOBEL, Elias. Condutas no paciente grave. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2010. KNOBEL, Elias. Terapia intensiva: neurologia. São Paulo: Atheneu, 2004. LUNDY-EKMAN, Laurie; ESBÉRARD, Charles Alfred (Trad.). Neurociência: fundamentos para a reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000/2009. MERRITT, H. Houston; ROWLAND, Lewis P; ARAÚJO, Cláudia Caetano de; MUNDIM, Fernando Diniz (Trad.). Merritt, Tratado de neurologia. 10. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. |