DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA II Código: 40-838 Carga Horária: 90 h (Teórica: 30) (Prática: 60) Número de Créditos: 6 Pré-requisitos: 40-821; 40-827
Ementa: Clínica e fisiopatologia das principais patologias com comprometimento do sistema cardíaco e nas patologias pediátricas. Avaliações funcionais do sistema respiratório e cardíaco e intervenção fisioterapêutica (prevenção e reabilitação).
Objetivo Geral: Capacitar os discentes para o conhecimento técnico-científico para a realização da avaliação fisioterapêutica cardiológica hospitalar e ambulatorial, bem como a fisiopatologia das afecções cardiológicas e o tratamento fisioterapêutico. Capacitar os discentes para o conhecimento técnico-científico para a realização da avaliação fisioterapêutica em pediatria, bem como a fisiopatologia das afecções pulmonares e cardiológicas e o tratamento fisioterapêutico.
Objetivos Específicos: Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências: Realizar avaliação fisioterapêutica respiratória, diagnóstico cinético-funcional e tratamento fisioterapêutico; Compreender a fisiopatologia das afecções cardiológicas e oportunizar a aplicabilidade de métodos e técnicas fisioterapêuticas em ambiente hospitalar; Compreender as necessidades da assistência fisioterapêutica hospitalar e ambulatorial, bem como, da atuação transdisciplinar dos profissionais da área da saúde; Estimular a língua inglesa para o desenvolvimento acadêmico-científico do aluno e o entendimento da leitura e compreensão de artigos científicos; Promover ações educativas interdisciplinares em saúde voltadas à crianças, adultos e idosos; Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afro descendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a prática da fisioterapia respiratória; Viabilizar a elaboração de materiais didáticos como cartazes, folders, cartilhas com enfoque na educação para a saúde da população
Conteúdos Curriculares: 1. Avaliação cardiológica; 2. Avaliação fisioterapêutica em pediatria 3. Anatomia e fisiologia do sistema cardiológico 4. Anatomia e fisiologia do sistema respiratório e cardíaco pediátrico 5. Doenças cardiológicas e tratamento fisioterapêutico 6. Doenças respiratórias e cardíacas em pediatria e tratamento fisioterapêutico 7. Ações educativas na comunidade local relacionadas as doenças cardíacas e pulmonares neonatais, pediátricas e no adulto. 8. Abordagem dos Direitos Humanos, Afro descendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a prática da fisiopatologia das doenças cardíacas e pulmonares em neonatos e crianças.
Metodologia: A disciplina será desenvolvida a partir de aulas teórico-práticas expositivas dialogadas e através de diferentes técnicas didáticas de metodologias ativas (debate público, aprendizagem entre pares, aprendizagem baseada em problemas, quiz, entre outros). Serão utilizados diferentes recursos multimídia e laboratórios da instituição. As aulas teóricas serão realizadas na URI, na Clínica Escola de Fisioterapia e as aulas práticas no Hospital Santa Terezinha da cidade de Erechim. A disciplina utilizar-se-á de provas teóricas e práticas, apresentação de seminários, estudos dirigidos, discussões em sala de aula, apresentação de artigos científicos e ações educacionais em saúde.
Avaliação: A avaliação dos alunos ocorre de maneira individual mediante provas teóricas e práticas, em duplas nos atendimentos hospitalares e em grupos nas apresentações de trabalhos. Toda a construção do conhecimento desenvolvido em sala de aula e no ambiente hospitalar farão parte da avaliação individual e em grupo dos acadêmicos. A participação dos alunos em sala de aula e nas discussões de caso nos atendimentos a pacientes será permanentemente avaliada, contribuindo na nota final do aluno.
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Bibliografia Básica: COSTA, Dirceu. Fisioterapia respiratória básica. São Paulo: Atheneu, 2004. MACHADO, Maria da Glória Rodrigues. Bases da fisioterapia respiratória: terapia intensiva e reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. MATSUMOTO, Toshio. Terapia intensiva pediátrica. São Paulo: Atheneu, 2010.
Bibliografia Complementar: FROWNFELTER, Donna; DEAN, Elizabeth. Fisioterapia cardiopulmonar: princípios e práticas. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. JOHNSTON, Cíntia; ZANETTI, Nathalia Mendonça (Coord.). Fisioterapia pediátrica hospitalar. São Paulo: Atheneu, 2012. KNOBEL, Elias et al. Pediatria e neonatologia. São Paulo: Atheneu, 2005. LAHÓZ, Ana Lúcia Capelari et al. Fisioterapia em UTI pediátrica e neonatal. São Paulo: Manole, 2009. SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em pediatria. 3. ed. São Paulo: Santos, 2002. |