Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA I

Código: 40-837

Carga Horária: 60 h  (Teórica: 30)  (Prática: 30)

Número de Créditos: 04 Pré-requisitos: 40-184; 40-827

 

Ementa:

Introdução à Neurociência. Principais afecções neurológicas e neuromusculares no adulto. Princípios de avaliação e conduta fisioterapêutica. Intervenção fisioterapêutica em afecções neurológicas ambulatoriais. Ênfase na avaliação, prevenção e minimização de sequelas integrando os aspectos biopsicossociais do indivíduo.

 

Objetivo geral:

Abordar as principais afecções neurológicas que acometem o indivíduo adulto, proporcionando a compreensão de sua fisiopatologia e a importância do conhecimento desta, para uma adequadaavaliação e tratamento fisioterapêutico ambulatorial e os conceitos teóricos e práticos das modalidades terapêuticas da fisioterapia, que visem a minimização de sequelas neurológicas, a reabilitação da função e a reinserção social do indivíduo.

 

Objetivos Específicos:

Introduzir a neurociência a partir da revisão neuroanatômica e neurofisiológica.

Destacar fortemente os fatores predisponentes das principais afecções neurológicas abordadas e os métodos preventivos e de promoção da saúde.

Introduzir o conceito de promoção da qualidade de vida à indivíduos acometidos por disfunções/distúrbios neurológicos, atentando para questões ambientais, de acessibilidade e dos direitos humanos.

Propiciar o conhecimento de algumas patologias psiquiátricas decorrentes das afecções neurológicas.

Proporcionar discussões e problemáticas que permitam a aprendizagem das modalidades terapêuticas adequadas.

Promover situações de reinserção social e comunitária aos pacientes com sequelas neurológicas, por meio de vivências próprias e solução de problemas elencados.

Fortalecer relações interpessoais e respeitar as individualidades em atividades que exijam trabalho em grupo, valorizando as diferenças multifatoriais.

Reconhecer as principais sequelas neurológicas decorrentes das diferentes afecções que acometem o indivíduo adulto, associando-as a sua fisiopatologia.

Comunicar-se de forma ética e respeitosa com o paciente e seus familiares.

Abordar e conduzir apropriadamente o paciente, desde a sala de espera até o ambiente terapêutico.

Realizar anamnese e exame físico funcional adequados, considerando-se o acometimento neurológico em questão.

Identificar principais necessidades terapêuticas em paciente neurológico ambulatorial.

Elaborar plano de tratamento com vistas às necessidades terapêuticas e aplicá-lo, observando os resultados de sua intervenção.

Respeitar o paciente em sua singularidade e individualidade, considerando sua autonomia e bem-estar.

Encorajar o paciente a expressar suas limitações, necessidades e sentimentos, em relação aos seus déficits físicos, funcionais e sociais.

 

Conteúdos Curriculares:

Introdução à neurociência

Aspectos estruturais e funcionais do sistema nervoso

Propriedades físicas e elétricas das células no sistema nervoso

Sinapses e transmissões sinápticas

Neuroplasticidade

Principais afecções neurológicas e neuromusculares: epidemiologia, etiologia, fisiopatologia e principais sequelas neurológicas, fatores preventivos e de promoção da saúde, abordagens globais referentes aos fatores ambientais e de acessibilidade, bem como relativos aos direitos das pessoas com deficiência. Distúrbios psiquiátricos associados.

Módulo I

Acidente Vascular Encefálico

Traumatismo Crânio Encefálico

Lesão Medular Traumática e Não Traumática

Lesões Nervosas Periféricas

 

Módulo II – Distúrbios do Movimento

Síndrome e Doença de Parkinson

Tremor Essencial, Síndrome de Gilles de La Tourette e Acatisia

 

Módulo III – Distúrbios Cognitivos

Doenças Degenerativas: Doença de Alzheimer, Fronto temporal, Doença de Parkinson e

Demência de Corpos de Lewy, Doença de Huntington

 

Módulo IV – Doenças Neuromusculares

Doença do Neurônio Motor: Esclerose Lateral Amiotrófica, Paralisia Bulbar Progressiva, Atrofia

Muscular Progressiva

Da Fibra Nervosa: Síndrome de Guillain-Barrè, Polirradiculopatias Inflamatórias

Da Junção Neuromuscular: Miastenia Grave, Botulismo, Síndrome de Lambert-Eaton

Da Fibra Muscular: Distrofias Musculares, Miopatias

 

Módulo V – Esclerose Múltipla

 

Módulo VI – Distúrbios Paroxísticos: cefaleia, enxaqueca, epilepsia, convulsões

 

Módulo VII – Infecções do SNC: bacterianas, virais, infestações parasitárias, protozoárias, toxinas

bacterianas.

 

Módulo VIII – Tumores do SNC

Avaliação físico funcional em neurologia

CIF – Classificação Internacional de Função

Métodos, técnicas e conceitos de tratamento em fisioterapia neurofuncional

Intervenção neurofuncional no paciente adulto

Reinserção funcional e social do indivíduo

 

Metodologia:

A disciplina é desenvolvida a partir de aulas teóricas, expositivas dialogadas, utilizando-se de recursos multimídia para esta abordagem. Busca-se o desenvolvimento de um trabalho participativo, centrado nas observações feitas pelos alunos, tendo o docente a função de oferecer instrumentos/ferramentas que permitam aos alunos construir seu próprio aprendizado. As aulas pretendem permitir a construção conjunta com o acadêmico, dos conceitos utilizados em neurologia, além de propiciar uma visão sistêmica do ser humano acometido por uma patologia neurológica e da importância de adotar-se medidas de promoção da qualidade de vida para este indivíduo. São propiciadas também, a abordagem, a avaliação e a intervenção a pacientes adultos com sequelas neurológicas, com o propósito de oferecer aos alunos, a vivência prática da fisioterapia neurofuncional e a reinserção social do indivíduo.

 

Avaliação:

A avaliação compreende a apropriação do conhecimento dos temas abordados em neurologia, mediante provas teóricas bem como pelo envolvimento e execução das diferentes estratégias metodológicas adotadas, em sala de aula. A observação do desempenho dos alunos ocorre de 135modo contínuo, no decorrer do semestre letivo, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter diagnóstico, formativo e somativo. A avaliação diagnóstica e formativa se embasa na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina e objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

BRASIL NETO, Joaquim Pereira; TAKAYANAGUI, Osvaldo M. Tratado de neurologia da Academia Brasileira de Neurologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

O'SULLIVAN, Susan B; SCHMITZ, Thomas J. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 4. ed Barueri: Manole, 2010.

UMPHRED, Darcy A; CARLSON, Constance. Reabilitação neurológica prática. LAB Editora, 2007.

 

Bibliografia Complementar:

COHEN, Helen (Ed.). Neurociência para fisioterapeutas: incluindo correlações clínicas. 2. ed. São Paulo: Manole, 2001.

KAPLAN, Harold I.; SADOCK, Benjamin J. Tratado de psiquiatria. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LUNDY-EKMAN, Laurie; ESBÉRARD, Charles Alfred (Trad.). Neurociência: fundamentos para a reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000/2009.

MERRITT, H. Houston; ROWLAND, Lewis P; ARAÚJO, Cláudia Caetano de; MUNDIM, Fernando Diniz (Trad.). Merritt, Tratado de neurologia. 10. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

STOKES, Maria. Neurologia para fisioterapeutas. Moscou: Premier, 2000.