DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA I Código: 40-837 Carga Horária: 60 h (Teórica: 30) (Prática: 30) Número de Créditos: 04 Pré-requisitos: 40-184; 40-827
Ementa: Introdução à Neurociência. Principais afecções neurológicas e neuromusculares no adulto. Princípios de avaliação e conduta fisioterapêutica. Intervenção fisioterapêutica em afecções neurológicas ambulatoriais. Ênfase na avaliação, prevenção e minimização de sequelas integrando os aspectos biopsicossociais do indivíduo.
Objetivo geral: Abordar as principais afecções neurológicas que acometem o indivíduo adulto, proporcionando a compreensão de sua fisiopatologia e a importância do conhecimento desta, para uma adequadaavaliação e tratamento fisioterapêutico ambulatorial e os conceitos teóricos e práticos das modalidades terapêuticas da fisioterapia, que visem a minimização de sequelas neurológicas, a reabilitação da função e a reinserção social do indivíduo.
Objetivos Específicos: Introduzir a neurociência a partir da revisão neuroanatômica e neurofisiológica. Destacar fortemente os fatores predisponentes das principais afecções neurológicas abordadas e os métodos preventivos e de promoção da saúde. Introduzir o conceito de promoção da qualidade de vida à indivíduos acometidos por disfunções/distúrbios neurológicos, atentando para questões ambientais, de acessibilidade e dos direitos humanos. Propiciar o conhecimento de algumas patologias psiquiátricas decorrentes das afecções neurológicas. Proporcionar discussões e problemáticas que permitam a aprendizagem das modalidades terapêuticas adequadas. Promover situações de reinserção social e comunitária aos pacientes com sequelas neurológicas, por meio de vivências próprias e solução de problemas elencados. Fortalecer relações interpessoais e respeitar as individualidades em atividades que exijam trabalho em grupo, valorizando as diferenças multifatoriais. Reconhecer as principais sequelas neurológicas decorrentes das diferentes afecções que acometem o indivíduo adulto, associando-as a sua fisiopatologia. Comunicar-se de forma ética e respeitosa com o paciente e seus familiares. Abordar e conduzir apropriadamente o paciente, desde a sala de espera até o ambiente terapêutico. Realizar anamnese e exame físico funcional adequados, considerando-se o acometimento neurológico em questão. Identificar principais necessidades terapêuticas em paciente neurológico ambulatorial. Elaborar plano de tratamento com vistas às necessidades terapêuticas e aplicá-lo, observando os resultados de sua intervenção. Respeitar o paciente em sua singularidade e individualidade, considerando sua autonomia e bem-estar. Encorajar o paciente a expressar suas limitações, necessidades e sentimentos, em relação aos seus déficits físicos, funcionais e sociais.
Conteúdos Curriculares: Introdução à neurociência Aspectos estruturais e funcionais do sistema nervoso Propriedades físicas e elétricas das células no sistema nervoso Sinapses e transmissões sinápticas Neuroplasticidade Principais afecções neurológicas e neuromusculares: epidemiologia, etiologia, fisiopatologia e principais sequelas neurológicas, fatores preventivos e de promoção da saúde, abordagens globais referentes aos fatores ambientais e de acessibilidade, bem como relativos aos direitos das pessoas com deficiência. Distúrbios psiquiátricos associados. Módulo I Acidente Vascular Encefálico Traumatismo Crânio Encefálico Lesão Medular Traumática e Não Traumática Lesões Nervosas Periféricas
Módulo II – Distúrbios do Movimento Síndrome e Doença de Parkinson Tremor Essencial, Síndrome de Gilles de La Tourette e Acatisia
Módulo III – Distúrbios Cognitivos Doenças Degenerativas: Doença de Alzheimer, Fronto temporal, Doença de Parkinson e Demência de Corpos de Lewy, Doença de Huntington
Módulo IV – Doenças Neuromusculares Doença do Neurônio Motor: Esclerose Lateral Amiotrófica, Paralisia Bulbar Progressiva, Atrofia Muscular Progressiva Da Fibra Nervosa: Síndrome de Guillain-Barrè, Polirradiculopatias Inflamatórias Da Junção Neuromuscular: Miastenia Grave, Botulismo, Síndrome de Lambert-Eaton Da Fibra Muscular: Distrofias Musculares, Miopatias
Módulo V – Esclerose Múltipla
Módulo VI – Distúrbios Paroxísticos: cefaleia, enxaqueca, epilepsia, convulsões
Módulo VII – Infecções do SNC: bacterianas, virais, infestações parasitárias, protozoárias, toxinas bacterianas.
Módulo VIII – Tumores do SNC Avaliação físico funcional em neurologia CIF – Classificação Internacional de Função Métodos, técnicas e conceitos de tratamento em fisioterapia neurofuncional Intervenção neurofuncional no paciente adulto Reinserção funcional e social do indivíduo
Metodologia: A disciplina é desenvolvida a partir de aulas teóricas, expositivas dialogadas, utilizando-se de recursos multimídia para esta abordagem. Busca-se o desenvolvimento de um trabalho participativo, centrado nas observações feitas pelos alunos, tendo o docente a função de oferecer instrumentos/ferramentas que permitam aos alunos construir seu próprio aprendizado. As aulas pretendem permitir a construção conjunta com o acadêmico, dos conceitos utilizados em neurologia, além de propiciar uma visão sistêmica do ser humano acometido por uma patologia neurológica e da importância de adotar-se medidas de promoção da qualidade de vida para este indivíduo. São propiciadas também, a abordagem, a avaliação e a intervenção a pacientes adultos com sequelas neurológicas, com o propósito de oferecer aos alunos, a vivência prática da fisioterapia neurofuncional e a reinserção social do indivíduo.
Avaliação: A avaliação compreende a apropriação do conhecimento dos temas abordados em neurologia, mediante provas teóricas bem como pelo envolvimento e execução das diferentes estratégias metodológicas adotadas, em sala de aula. A observação do desempenho dos alunos ocorre de 135modo contínuo, no decorrer do semestre letivo, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter diagnóstico, formativo e somativo. A avaliação diagnóstica e formativa se embasa na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina e objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas. |
Bibliografia Básica: BRASIL NETO, Joaquim Pereira; TAKAYANAGUI, Osvaldo M. Tratado de neurologia da Academia Brasileira de Neurologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. O'SULLIVAN, Susan B; SCHMITZ, Thomas J. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 4. ed Barueri: Manole, 2010. UMPHRED, Darcy A; CARLSON, Constance. Reabilitação neurológica prática. LAB Editora, 2007.
Bibliografia Complementar: COHEN, Helen (Ed.). Neurociência para fisioterapeutas: incluindo correlações clínicas. 2. ed. São Paulo: Manole, 2001. KAPLAN, Harold I.; SADOCK, Benjamin J. Tratado de psiquiatria. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. LUNDY-EKMAN, Laurie; ESBÉRARD, Charles Alfred (Trad.). Neurociência: fundamentos para a reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000/2009. MERRITT, H. Houston; ROWLAND, Lewis P; ARAÚJO, Cláudia Caetano de; MUNDIM, Fernando Diniz (Trad.). Merritt, Tratado de neurologia. 10. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. STOKES, Maria. Neurologia para fisioterapeutas. Moscou: Premier, 2000. |