Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA I

Código: 40-835

Carga Horária: 90 h (Teórica: 30) (Prática: 60)

Número de Créditos: 6  Pré-requisitos: 40-821; 40-827

 

Ementa:

Clínica e fisiopatologia das principais patologias com comprometimento do sistema respiratório. Avaliações funcionais do sistema respiratório e intervenção fisioterapêutica (prevenção e reabilitação).

 

Objetivo Geral:

Capacitar os discentes para o conhecimento técnico-científico para a realização da avaliação fisioterapêutica respiratória hospitalar e ambulatorial, bem como a fisiopatologia das afecções pulmonares e o tratamento fisioterapêutico

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Realizar avaliação fisioterapêutica respiratória, diagnóstico cinético-funcional e tratamento fisioterapêutico;

Compreender a fisiopatologia das afecções pulmonares e executar métodos e técnicas fisioterapêuticas em ambiente hospitalar;

Compreender as necessidades da assistência fisioterapêutica hospitalar e ambulatorial, bem como, da atuação transdisciplinar dos profissionais da área da saúde;

Estimular a língua inglesa para o desenvolvimento acadêmico-científico do aluno e o entendimento da leitura e compreensão de artigos científicos;

Elaborar ações educativas interdisciplinares em saúde;

Discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afro descendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a prática da fisioterapia respiratória;

Viabilizar a elaboração de materiais didáticos como cartazes, folders, cartilhas com enfoque na educação para a saúde da população.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Anatomia e Fisiologia respiratória

2. Avaliação Respiratória

3. Vias Aéreas Artificiais e Oxigenoterapia

4. Aspiração Traqueal

5. Doenças Respiratórias Obstrutivas e Tratamento Fisioterapêutico

6. Doenças Respiratórias Restritivas e Tratamento Fisioterapêutico

7. Treinamento Muscular Respiratório

8. Ações educativas na comunidade local relacionadas as patologias respiratórias;

9.  Abordagem dos Direitos Humanos, Afro-descendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a prática da fisioterapia respiratória – Atividade em sala de aula mediante as técnicas de metodologias ativas (debate, aprendizagem entre pares, quis, entre outros).

 

Metodologia:

A disciplina será desenvolvida a partir de aulas teórico-práticas expositivas dialogadas e através de diferentes técnicas didáticas de metodologias ativas (debate público, aprendizagem entre pares, aprendizagem baseada em problemas, quiz, entre outros). Serão utilizados diferentes recursos multimídia e laboratórios da instituição. As aulas teóricas serão realizadas na URI, na Clínica Escola de Fisioterapia e as aulas práticas no Hospital Santa Terezinha da cidade de Erechim. A disciplina utilizar-se-á de provas teóricas e práticas, apresentação de seminários, estudos dirigidos, discussões em sala de aula, apresentação de artigos científicos e ações educacionais em saúde.

 

Avaliação:

A avaliação dos alunos ocorre de maneira individual mediante provas teóricas e práticas, em duplas nos atendimentos hospitalares e em grupos nas apresentações de trabalhos. Toda a construção do conhecimento desenvolvido em sala de aula e no ambiente hospitalar farão parte da avaliação individual e em grupo dos acadêmicos.

 A participação dos alunos em sala de aula e nas discussões de caso nos atendimentos a pacientes será permanentemente avaliada, contribuindo na nota final do aluno.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

COSTA, Dirceu. Fisioterapia respiratória básica. São Paulo: Atheneu, 2004.

JUSTINIANO, Alexandre do Nascimento. Interpretação de exames laboratoriais para o fisioterapeuta. Rio de Janeiro: Rubio, 2013.

SARMENTO, George Jerre Vieira (Org.). Recursos em fisioterapia cardiorespiratória. São Paulo: Manole, 2012.

 

Bibliografia Complementar:

AZEREDO, Carlos Alberto Caetano. Fisioterapia respiratória moderna. 4. ed. Barueri: Manole, 2002.

DAVID, Cid Marcos. Ventilação mecânica: da fisiologia à prática clínica. Rio de Janeiro: Revinter, 2001.

PULZ, Cristiane (Coord.) Fisioterapia em cardiologia: aspectos práticos. São Paulo: Atheneu, 2006.

SCANLAN, Craig L; WILKINS, Robert L; STOLLER, James K. Fundamentos da terapia respiratória de Egan. 7. ed. Barueri: Manole, 2000.

WEST, John B. Fisiologia respiratória. 6. Ed. Barueri: Manole, 2013.