Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA II

Código: 40-834

Carga Horária: 90 h  (30h teóricas)  (60h práticas)

Créditos: 06 Pré-requisitos: 40-829

 

Ementa:

Fisiopatologia dos principais distúrbios neurológicos da criança e adolescente. Avaliação, planejamento e intervenção fisioterapêutica (promoção, prevenção e reabilitação) direcionados para a criança e adolescente, com distúrbios neurológicos do desenvolvimento. Métodos e técnicas de intervenção em fisioterapia. Inclusão da criança com deficiência. Tecnologias assistivas para Crianças.

 

Objetivo Geral:

Avaliar e reabilitar a criança com disfunções neurológicas, promovendo inclusão e integração multidimensional do indivíduo.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Estudar fisiopatologia das principais disfunções neurológicas acometem pré-escolares, escolares e adolescentes.

Oportunizar aos acadêmicos, espaços para avaliar, traçar objetivos terapêuticos e planejar ações, estratégias e técnicas fisioterapêuticas para as afecções pediátricas.

Proporcionar aos acadêmicos, situações de prática profissional fisioterapêutica nas afecções pediátricas.

Oportunizar aos acadêmicos a discussão de casos dos pacientes atendidos, bem como leitura e discussão de artigos científicos.

Estimular no acadêmico, atitude profissional e ética no atendimento ao paciente.

Promover a inclusão social, comunitária e educativa da criança que possui deficiência.

Orientar a família quanto a questões de adaptação postural em dispositivos de apoio e marcha.

 

Conteúdos Curriculares:

Distúrbios Neurológicos da Infância

Más formações cerebrais

Má formação do tubo neural

Encefalopatia não progressiva da infância (Paralisia Cerebral)

Hidrocefalia e Microcefalia

Principais Síndromes

Doenças neuromusculares

Traumatismo Raquimedular Infantil

Transtorno do Espectro Autista

Métodos e Modelos de Tratamento Neurofuncional Pediátrico

Inclusão social, comunitária e educativa da criança que possui deficiência.

Tecnologias Assistivas para a criança que possuem deficiência.

Método de Tratamento

Conceito Bobath

Intervenção precoce

Estimulação sensorial

Equoterapia

Tecnologia assistiva e comunicação alternativa

A família da criança que possui deficiência física e o papel do fisioterapeuta

Impacto da deficiência na família

Orientação domiciliar e escolar

CIF

 

Metodologia:

Os conteúdos serão desenvolvidos por intermédio de aulas expositivas dialogadas através de recursos audiovisuais (vídeos, projetor de multimídia, retroprojetor; leitura reflexiva sobre textos e artigos científicos relacionados à fisioterapia pediátrica, seminários, estudos dirigidos e aulas práticas na sala de neuropediatria.

 

Avaliação:

A avaliação será realizada através de provas teóricas, desempenho individual nas atividades práticas (conhecimento científico, participação, habilidades e condutas no desempenho prático), relatório de atendimento e rounds de discussão de casos e seminários.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. São Paulo: Sarvier, 2009, 2010.

RODRIGUES, Yvon Toledo; RODRIGUES, Pedro Paulo Bastos. Semiologia pediátrica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, 2012.

SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em pediatria. 3. ed. São Paulo: Santos, 2002.

TECKLIN, Jan Stephen. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

Bibliografia Complementar:

BOBATH, Karel; ALVES, Ana Fátima Rodrigues (Trad.). Uma base neurofisiológica para o tratamento da paralisia cerebral. São Paulo: Manole, 2000.

LIMA, César Luiz Ferreira de Andrade; FONSECA, Luis Fernando. Paralisia cerebral: neurologia, ortopedia e reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

MONTENEGRO, Maria Augusta; BACCIN, Carlos Eduardo. Neuropediatria ilustrada: imagens clínico-radiológicas. Rio de Janeiro: Revinter, 2010.

MOURA, Elcinete Wentz de; SILVA, Priscilla do Amaral Campos e (Coord.). Fisioterapia: aspectos práticos e clínicos da reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, 2005.

SANTANA, João Carlos; KIPPER, Délio José; FIORE, Renata Wagner. Semiologia pediátrica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SOUZA, Ângela Maria Costa de (Org.). A criança especial: temas médicos, educativos e sociais.

São Paulo: Roca, 2003.