DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA II Código: 40-834 Carga Horária: 90 h (30h teóricas) (60h práticas) Créditos: 06 Pré-requisitos: 40-829
Ementa: Fisiopatologia dos principais distúrbios neurológicos da criança e adolescente. Avaliação, planejamento e intervenção fisioterapêutica (promoção, prevenção e reabilitação) direcionados para a criança e adolescente, com distúrbios neurológicos do desenvolvimento. Métodos e técnicas de intervenção em fisioterapia. Inclusão da criança com deficiência. Tecnologias assistivas para Crianças.
Objetivo Geral: Avaliar e reabilitar a criança com disfunções neurológicas, promovendo inclusão e integração multidimensional do indivíduo.
Objetivos Específicos: Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências: Estudar fisiopatologia das principais disfunções neurológicas acometem pré-escolares, escolares e adolescentes. Oportunizar aos acadêmicos, espaços para avaliar, traçar objetivos terapêuticos e planejar ações, estratégias e técnicas fisioterapêuticas para as afecções pediátricas. Proporcionar aos acadêmicos, situações de prática profissional fisioterapêutica nas afecções pediátricas. Oportunizar aos acadêmicos a discussão de casos dos pacientes atendidos, bem como leitura e discussão de artigos científicos. Estimular no acadêmico, atitude profissional e ética no atendimento ao paciente. Promover a inclusão social, comunitária e educativa da criança que possui deficiência. Orientar a família quanto a questões de adaptação postural em dispositivos de apoio e marcha.
Conteúdos Curriculares: Distúrbios Neurológicos da Infância Más formações cerebrais Má formação do tubo neural Encefalopatia não progressiva da infância (Paralisia Cerebral) Hidrocefalia e Microcefalia Principais Síndromes Doenças neuromusculares Traumatismo Raquimedular Infantil Transtorno do Espectro Autista Métodos e Modelos de Tratamento Neurofuncional Pediátrico Inclusão social, comunitária e educativa da criança que possui deficiência. Tecnologias Assistivas para a criança que possuem deficiência. Método de Tratamento Conceito Bobath Intervenção precoce Estimulação sensorial Equoterapia Tecnologia assistiva e comunicação alternativa A família da criança que possui deficiência física e o papel do fisioterapeuta Impacto da deficiência na família Orientação domiciliar e escolar CIF
Metodologia: Os conteúdos serão desenvolvidos por intermédio de aulas expositivas dialogadas através de recursos audiovisuais (vídeos, projetor de multimídia, retroprojetor; leitura reflexiva sobre textos e artigos científicos relacionados à fisioterapia pediátrica, seminários, estudos dirigidos e aulas práticas na sala de neuropediatria.
Avaliação: A avaliação será realizada através de provas teóricas, desempenho individual nas atividades práticas (conhecimento científico, participação, habilidades e condutas no desempenho prático), relatório de atendimento e rounds de discussão de casos e seminários. |
Bibliografia Básica: MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. São Paulo: Sarvier, 2009, 2010. RODRIGUES, Yvon Toledo; RODRIGUES, Pedro Paulo Bastos. Semiologia pediátrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, 2012. SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em pediatria. 3. ed. São Paulo: Santos, 2002. TECKLIN, Jan Stephen. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Bibliografia Complementar: BOBATH, Karel; ALVES, Ana Fátima Rodrigues (Trad.). Uma base neurofisiológica para o tratamento da paralisia cerebral. São Paulo: Manole, 2000. LIMA, César Luiz Ferreira de Andrade; FONSECA, Luis Fernando. Paralisia cerebral: neurologia, ortopedia e reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. MONTENEGRO, Maria Augusta; BACCIN, Carlos Eduardo. Neuropediatria ilustrada: imagens clínico-radiológicas. Rio de Janeiro: Revinter, 2010. MOURA, Elcinete Wentz de; SILVA, Priscilla do Amaral Campos e (Coord.). Fisioterapia: aspectos práticos e clínicos da reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, 2005. SANTANA, João Carlos; KIPPER, Délio José; FIORE, Renata Wagner. Semiologia pediátrica. Porto Alegre: Artmed, 2003. SOUZA, Ângela Maria Costa de (Org.). A criança especial: temas médicos, educativos e sociais. São Paulo: Roca, 2003. |