Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: FISIOTERAPIA EM SAÚDE MENTAL

Código: 40-833

Carga Horária: 30 h (Teórica: 15) (Prática: 15)

Número de Créditos: 02

 

Ementa:

Clínica e fisiopatologia das principais disfunções psiquiátricas. Intervenção fisioterapêutica (avaliação, prevenção e reabilitação fisioterapêutica).

 

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos a construção de conhecimento das principais patologias psiquiátricas e suas disfunções, bem como estimular o desenvolvimento do raciocínio crítico que permita realizar avaliações, planejamento e intervenções fisioterapêuticas individuais e em grupos buscando a promoção e a prevenção da saúde para minimizar os efeitos da deficiência física produzida pelo transtorno mental, visando o potencial de recuperação e inclusão social, mantendo a capacidade funcional e independência do paciente para as atividades de vida diária.

 

Objetivos específicos:

Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos à seguintes habilidades e competências:

Desenvolver ações de promoção e prevenção à saúde, incluindo aspectos funcionais de todos os sistemas e órgãos, como consciência e cuidados com o corpo, postura, condicionamento físico, entre outras, com vistas ao autocuidado, melhorando seu autocontrole e otimizando o tratamento clínico do transtorno psiquiátrico;

Desenvolver ações de reabilitação e tratamento, priorizando atendimentos coletivos;

Construir junto a equipe de saúde mental grupos operativos, com objetivos bem detalhados para resolubilidade das ações;

Acolher os usuários que demandem cuidados de reabilitação, realizando orientações,

atendimento, acompanhamento, de acordo com a necessidade dos usuários e a capacidade instalada de cada um;

Realizar pesquisas e ações específicas de saúde mental, em conjunto com a equipe multidisciplinar;

 

Conteúdos Curriculares:

- Conceito de saúde mental;

- Saúde Mental da Criança ao idoso;

- Modelos de Assistência em Saúde Mental;

- Saúde Preventiva e Promoção a Saúde Mental;

- Reforma Psiquiátrica;

-  Rede de serviços de saúde mental;

- Atenção à Saúde Mental na Rede Básica;

- Estratégia de Saúde da Família;

- Repercussões das doenças crônicas na saúde mental;

- Consumo de álcool e outras drogas;

- Legislação atualizada sobre Saúde (Lei do SUS, Nº 8.080 de 19 de setembro de 1990 e Nº 8.142

de 28 de dezembro de 1990) e Saúde Mental (Lei da Reforma Psiquiátrica, Nacional Nº 10.216 de

06 de abril de 2001 e Estadual Nº 9.716 de 07 de agosto de 1992).

 

Metodologia:

A disciplina é constituída de aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas serão desenvolvidas de forma expositivas e também estimulando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento por meio do uso de metodologias ativas, discussões de casos clínicos e artigos científicos, a fim de incentivar a reflexão e senso crítico na construção do trabalho. Para as aulas teóricas serão utilizados recursos como quadro, projetor multimídia, artigos científicos, vídeos e textos de livros didáticos.

As aulas práticas acontecerão nos CAPS AD e CAPS II, onde os alunos farão os atendimentos a pacientes portadores de transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas que frequentam os locais, realizando a avaliação, planejamento e tratamento fisioterapêutico sempre com orientação e acompanhamento do professor.

 

Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma continuada, sendo conduzida de forma a colaborar no processo de aprendizagem do aluno.

Serão realizadas avaliações através de: provas escritas, na qual o aluno deverá demonstrar capacidade de entendimento e análise dos conceitos desenvolvidos, nas diferentes situações de prática profissional; trabalhos; seminários e participação em sala de aula; avaliações no período das aulas sem aviso prévio; apresentação de estudo de caso: onde o aluno deverá demonstrar capacidade de síntese, argumentação teórica, domínio do assunto, através de relato do processo de atendimento aos pacientes; avaliação de atividades práticas: será realizada considerando o desempenho dos alunos no atendimento aos pacientes, avaliando-os diariamente pela aplicação e domínio de conceitos, postura profissional, interesse, condutas e desempenho nas atividades, e também por meio da realização de provas práticas.

O peso de cada atividade na composição da nota final, e outras formas de avaliação, caso houverem, serão comunicados aos alunos no início do semestre letivo, juntamente com a entrega do cronograma as atividades da disciplina.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

ROEDER, Maika Arno. Atividade física, saúde mental e qualidade de vida. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

SARACENO, Benedetto; ASIOLI, Fabrizio; TOGNONI, Gianni. Manual de saúde mental: guia básico para atenção primária. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

ZIMERMAN, David E. Fundamentos básicos das grupoterapias. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

Bibliografia Complementar:

VALLADARES, Ana Cláudia Afonso (Org.). Arteterapia no novo paradigma de atenção em saúde mental. São Paulo: Vetor, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde ; VALLADARES, Jussara (Org.). Legislação em saúde mental: 1999-2001. 2. ed. Brasília: Ministério da Sáude, 2002.

DESVIAT, Manuel. A reforma psiquiátrica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002.

ALMEIDA, Osvaldo Pereira de; DRATCU, Luiz; LARANJEIRA, Ronaldo. Manual de psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: diretrizes diagnósticas e de tratamento para transtornos mentais em cuidados primários. Porto Alegre: Artmed, 1998.