DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: PROJETO INTEGRADOR EM FISIOTERAPIA II Código: 40-832 Carga Horária: 60 h (Teórica: 30) (Prática: 30) Número de Créditos: 04
Ementa: Integralização dos conteúdos curriculares desenvolvidos no 1º, 2º, 3º e 4º semestres do curso. Atuação interdisciplinar e multidisciplinar. Problematização de vivências na atenção primária à saúde.
Objetivo Geral: Proporcionar vivências na atenção primária à saúde com vistas a observar, problematizar, teorizar, analisar e avaliar situações em ambientes de saúde.
Objetivos Específicos: Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências: Demonstrar capacidade para o trabalho em equipes de forma interdisciplinar e multidisciplinar. Observar, analisar, problematizar, teorizar e propor soluções às situações de saúde vivenciadas ao longo do semestre. Assumir atitudes críticas e criativas em relação ao meio em que vivem e à profissão para a qual se preparam. Compreender a relação entre os conteúdos ministrados/articular conhecimentos e a importância da interdisciplinaridade ao fazer fisioterapêutico. Socializar as vivências com os colegas e professores, de forma transdisciplinar.
Conteúdo Curriculares: Contextualizar a ação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, estimular o pensamento e práticas que favoreçam a socialização das vivências. Programas públicos de saúde Atenção primária à saúde Educação em saúde Trabalho em equipe, Liderança Normas científicas do projeto Modelos de apresentação do projeto
Metodologia: Para o desenvolvimento desta disciplina será elencado um assunto referente as disciplinas ministradas nos semestres anteriores e do semestre atual. O docente disponibilizará material para os acadêmicos realizarem leitura prévia do assunto a ser problematizado no sistema (RM). A turma será dividida em grupos para a realização do projeto. As atividades da disciplina serão realizadas semipresenciais. O docente e o discente devem relatar e relacionar experiências pessoais com o assunto abordado. Os discentes apresentarão as atividades propostas em grupos, em seminário agendado pela coordenação do curso, com acompanhamento dos docentes da respectiva disciplina.
Avaliação: A avaliação será de forma contínua para verificar o processo de ensino e aprendizagem, em relação a programação curricular. Elaboração do material escrito solicitado e cumprimento de prazos; apresentação do trabalho em grupo. |
Bibliografia Básica: MENDES, René. Patologia do trabalho. São Paulo: Atheneu, 2005, 2007. KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole, 1998, 2005. DELIBERATO, Paulo César Porto. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. Barueri: Manole, 2002.
Bibliografia Complementar: MORAES, Marcia V. G. Doenças Ocupacionais: agentes: físico, químico, biológico, ergonômico. São Paulo: Érica, 2014. [Minha Biblioteca] 34:331.823 M822d MARCHETTO, Patrícia Borba (Org.) et al. Temas fundamentais de Direito e Bioética. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. CARVALHO, Sérgio Resende. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2007. MAGEE, David J. Avaliação musculoesquelética. 5. ed. Barueri: Manole, 2010. ALLENDE, Felipe; CONDEMARIN, Mabel. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: ArtMed, 2003. STARKEY, Chad. Recursos terapêuticos em fisioterapia. 2. ed. Barueri: Manole, 2001. |