Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA I

Código: 40-829

Carga Horária: 60 h (Teóricas 30)  (Práticas: 30)

Número de Créditos: 04 Pré-requisitos: 40-827

 

Ementa:

Teorias do Crescimento e Desenvolvimento motor infantil típico e atípico. Aprendizagem motora. Desenvolvimento do sistema musculoesquelético na criança. Distúrbios locomotores, metabólicos, nutricionais e reumatológicos da criança. Fatores de risco e proteção pré, peri e pós-natais. Fisiopatologia e Fisioterapia nos transtornos do desenvolvimento do neonato e lactente. Avaliação e tratamento.

 

Objetivo Geral:

Possibilitar que o acadêmico desenvolva uma reflexão crítica sobre as diferentes perspectivas teóricas do crescimento e desenvolvimento motor infantil típico e atípico bem como a possíveis intervenções fisioterapêuticas (promoção, prevenção e reabilitação) para neonatos e lactentes com base nas teorias de aprendizagem motora. Conhecer as particularidades do sistema musculoesquelético da criança. Estudar os principais distúrbios locomotores, metabólicos, nutricionais e reumatológicos da criança e sua fisiopatologia.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

? Proporcionar ao aluno o conhecimento referente ao crescimento e desenvolvimento motor típico e atípico em neonato e lactente.

? Viabilizar o conhecimento sobre as teorias de aprendizagem motora.

? Oportunizar o conhecimento sobre a avaliação fisioterapêutica em pediatria.

? Favorecer ao aluno a compreensão sobre a fisiopatologia os transtornos do desenvolvimento neonato e lactente.

? Possibilitar o reconhecimento do papel do fisioterapeuta nos transtornos do desenvolvimento no neonato e lactente nos três níveis de complexidade.

 

Conteúdos Curriculares:

1.Desenvolvimento do sistema nervoso central

1.1 Reflexos

1.2 Desenvolvimento motor humano

1.3 Etapas do Desenvolvimento Neuropsicomotor

1.4 Desenvolvimento do sistema musculoesquelético  

2. Teorias do Desenvolvimento

3. Desenvolvimento das habilidades fundamentais

4. Fatores Biopsicossociais que interferem no desenvolvimento

Fatores de Risco e Proteção para o Desenvolvimento.

5. Semiologia do recém-nascido

5.1Tópicos em puericultura

5.2 Características do recém-nascido pré-termo

5.3 Prematuridade e aspectos neuromotores

6.Principais patologias em pediatria

Avaliação e diagnóstico fisioterapêutico em pediatria

6.1 Torcicolo Congênito

6.2 Pé torto congênito - Pé torto equino varo - Pé torto calcâneo varo

6.3Luxação congênita de quadril

6.4Doença de Legg – Calve -Pérthes (Necrose Avascular da Cabeça do Fêmur)  

6.5 Osgood Schlater

6.7 Malformações congênitas

6.8Lesão de plexo braquial

6.9Artrites Idiopáticas Juvenis (AIJ)

6.10 Doenças Nutricionais e Metabólicas da Criança

6.11 Tratamento a criança queimada

 

Metodologia:

As aulas terão caráter teórico, expositivo e interativo em sala de aula, biblioteca, clinica escola e espaços de convivência da URI. Serão utilizadas além das aulas expositivas, metodologias ativas para aprendizagem com: mesas redondas, debates, discussão de artigos científicos, quizzes e estudos de casos clínicos.

 

Avaliação:

A avaliação do aluno ocorre de maneira individual, mesmo em apresentações orais de grupos. Sua participação em sala de aula durante as discussões e/ou debates será avaliada, contribuindo na nota final do aluno.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

GO TANI, Comportamento motor: Aprendizagem e desenvolvimento, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2005,2012 e 2013.

TECKLIN, Jan Stephen. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em pediatria. 3. ed. São Paulo: Santos, 2002.

 

Bibliografia Complementar:

BEE, Helen L. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2003, 2011.

CARNEY, Paul R.; GEYER, James D. (Coord.). Prática pediátrica: neurologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

GONÇALVES, Maria do Céu Pereira. Prematuridade: desenvolvimento neurológico e motor, avaliação e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2012.

HAYWOOD, Kathleen M.: GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento Motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. São Paulo: Sarvier, 2010.