Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: CINESIOTERAPIA I

Código: 40-827

Carga Horária: 60 h  (Teórica: 30)  (Prática: 30)

Número de Créditos: 04         Pré-Requisitos: 40-861; 40-822

 

Ementa:

Introdução a cinesioterapia. Aplicação de técnicas e métodos terapêuticos relacionados ao movimento humano. Princípios da terapia por movimento. Diferentes tipos de exercícios. Avaliação e elaboração da conduta cinesioterapêutica.

 

Objetivo Geral:

Proporcionar entendimento e aprendizagem dos conceitos teóricos e práticos das modalidades de

exercícios terapêuticos, utilizadas na promoção da função físico funcional e da qualidade de vida e

na prevenção e reabilitação das disfunções do movimento e da saúde humana.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

? Apropriar-se de subsídios teóricos e práticos para o conhecimento das modalidades terapêuticas relacionadas à promoção da função e prevenção e reabilitação das disfunções físico funcionais dos indivíduos.

? Promover discussões e problemáticas que permitam a aprendizagem das modalidades do exercício terapêutico.

? Realizar práticas que estimulem as vivências do movimento humano normal e anormal e suas relações com o exercício terapêutico.

? Consolidar relações interpessoais e respeitar as individualidades em atividades que exijam trabalho em grupo, valorizando as diferenças multifatoriais.

 

Conteúdos Curriculares:

1.INTRODUÇÃO À CINESIOTERAPIA

1.1 - Definição conceitual e histórico.

1.1.1 - Diferentes técnicas cinesioterapêuticas nas diferentes áreas da Fisioterapia.

1.2 - Áreas de desempenho para a função física.

1.3 - Estágios de aprendizagem.

1.4 - Posicionamento do paciente: postura bípede, sentado, decúbito dorsal,decúbito ventral, decúbito lateral.

 

2. AMPLITUDE DE MOVIMENTO

2.1 - Conceito e exercícios para a reabilitação e manutenção da ADM.

2.2 - Exercícios passivos.

2.3 - Mudança de decúbito.

2.4 - Movimentação com recursos mecanoterapêuticos.

2.5 - Exercícios ativo-assistido.

2.6 - Exercícios ativos.

 

3.  ALONGAMENTO

3.1 - Conceito e aplicações.

3.2 - Tipos de alongamento.

3.2.1 - Alongamento estático.

3.2.2 - Cíclico.

3.2.3 - Inibição neuromuscular.

 

4. FORTALECIMENTO MUSCULAR

4.1 - Exercícios resistidos.

4.1.1 - Isométricos.

4.1.2 - Isotônico.

4.1.3 - Concêntrico.

4.1.4 - Excêntrico.

4.2 - Exercícios em cadeia aberta.

4.3 - Exercícios em cadeia fechada.

4.4 - Resistência manual.

4.5 - Resistência por recursos mecanoterapêuticos.

 

5. CINESIOTERAPIA PARA EQUILÍBRIO POSTURAL

5.1 - Exercícios de propriocepção e pliometria.

5.2 - Treino de marcha.

 

6. ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE TRATAMENTO

6.1 - Programa de cinesioterapia individual.

6.2 - Programa de cinesioterapia em grupo.

6.2.1 - Exercícios em circuito.

 

Metodologia:

A disciplina será desenvolvida de forma teórico-prática, com aulas expositivas, demonstrativas, treinos de prática, utilizando-se recursos audiovisuais e materiais apropriados, discussões de artigos em literatura estrangeira, seminários, construção e resolução de problemas relacionados aos conteúdos, nas salas de aula e nos laboratórios de Fisioterapia. Além disso, práticas com pacientes que estimulem a atuação crítica e construtiva dos conhecimentos relacionados ao exercício terapêutico.

 

Avaliação:

O acadêmico deverá demonstrar habilidades teórico-práticas no domínio dos conceitos da disciplina, capacidade de propor e organizar ações voltadas à melhora da saúde e da qualidade de vida, capacidade de utilizar linguagem adequada ao tema e ao momento, bem como um comportamento crítico ante a realidade e seu papel como profissional da saúde.

Para a avaliação dos alunos, serão utilizados: provas teóricas, provas práticas e seminários, além de avaliação durante as vivências práticas.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

ADLER, Susan S.; BECKERS, Dominiek; BUCK, Math; CILENTO, Mônica de Barros Ribeiro (Trad.). PNF: facilitação neuromuscular proprioceptiva: um guia ilustrado. São Paulo: Manole, 1999.

BRODY, Lori Thein; HALL, Carrie M. Exercício terapêutico: na busca da função. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.  

KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole, 1998, 2005.

 

Bibliografia Complementar:

MOURA, Elcinete Wentz de; SILVA, Priscilla do Amaral Campos e (Coord.). Fisioterapia: aspectos práticos e clínicos da reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, 2005.

O'SULLIVAN, Susan B; SCHMITZ, Thomas J. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 4. ed Barueri: Manole, 2004.

SILVA, Rafael Duarte; CAMPOS, Vinicius Castro. Cinesioterapia: fundamentos teóricos para a prática. Belo Horizonte: Coopmed, 2006.

TRIBASTONE, Francesco; MOREIRA, Daniela Heffer da Costa de Luna Alencar (Trad.). Tratado de exercícios corretivos aplicados à reeducação motora postural. Barueri: Manole, 2001.  

VIEL, Éric. O diagnóstico cinesioterapêutico: concepção, realização e transcrição na prática clínica e hospitalar. São Paulo: Manole, 2001.