Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: RECURSOS FÍSICOS EM FISIOTERAPIA

Código: 40-826

Carga Horária: 60 h (Teórica: 30) (Prática: 30)

Número de Créditos: 4

 

Ementa:

Conceitos fundamentais, efeitos fisiológicos e terapêuticos de recursos de eletroterapia, termoterapia, fototerapia e radiações aplicados em diferentes tecidos do corpo humano.

 

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos a construção do aprendizado e raciocínio crítico referente à aplicação da eletricidade, acústica, óptica e magnetismo como formas de tratamento em fisioterapia. Entender seus mecanismos de ação, indicações e contraindicações.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Construir conhecimentos básicos de reparo tecidual, cicatrização, processo inflamatório, fisiologia da dor e estágios da lesão, e relacioná-los com o uso adequado dos recursos físicos.

Identificar e prescrever a aplicação de recursos físicos para programas de tratamento fisioterapêutico e discernir suas indicações e contraindicações;

Conhecer os efeitos clínicos, fisiológicos, terapêuticos e colaterais destes recursos, elegendo os melhores métodos para uma terapêutica adequada.

Manusear e conhecer os aparelhos fisioterapêuticos e a percepção dos efeitos e sensações provocados pelos mesmos, antes de aplicá-los nos pacientes.

Atuar e conhecer a pratica baseada em evidências.

Estimular posturas éticas e profissionais na condução do tratamento fisioterapêutico.

Conhecer a manutenção e o descarte adequado para os equipamentos/aparelhos.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Conceitos iniciais

    1.1 Reparo dos tecidos

    1.2 Fisiologia da dor

2. Eletroterapia

    2.1 Conceitos básicos de física

    2.2 Corrente galvânica

    2.3 Estimulação nervosa elétrica transcutânea (T.E.N.S)

    2.4 Estimulação elétrica funcional (F.E.S)

    2.5 Corrente interferencial

    2.6 Corrente russa

3. Termofototerapia

    3.1 Calor (efeitos fisiológicos)

    3.2 Frio (efeitos fisiológicos)

    3.3 Espectro eletromagnético

    3.4 Radiação infravermelha

    3.5 Ondas curtas

    3.6 Micro-ondas

   3.7 Ultrassom

4. Laser

 

 

 

Metodologia:

As aulas teóricas serão desenvolvidas de forma expositiva e estimulando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, por meio do uso de metodologias ativas como “Aprendizagem baseada em problemas”, “Aprendizagem entre Pares”, “Quizz” e discussões de artigos científicos e casos clínicos, a fim de estimular a autonomia e senso crítico dos alunos. Para as aulas teóricas serão utilizados recursos como quadro, projetor multimídia, artigos científicos, textos de livros didáticos, e aparelhos de eletrotermofototerapia.  

As aulas práticas serão desenvolvidas na clínica escola de fisioterapia, com a utilização dos equipamentos de eletrotermofototerapia, por meio do manuseio e experimentação dos mesmos entre os colegas, sob supervisão do professor, a fim de desenvolver a habilidade no manuseio e o aprendizado dos seus efeitos.  

 

Avaliação:

O aluno será avaliado de forma contínua por meio de atividades teóricas e práticas e pela participação diária nas atividades da disciplina.

A avaliação diária será efetuada através da verificação do desempenho do aluno nas atividades propostas (dinâmicas, discussão de casos e artigos científicos, e experimentação dos recursos terapêuticos entre os colegas) sendo observados critérios como assiduidade, pontualidade, participação, interesse, iniciativa, dinamismo e senso crítico.

Serão realizadas três provas escritas e três provas práticas. As provas escritas contendo questões objetivas, descritivas e simulações de casos clínicos.

As provas práticas serão realizadas por meio do sorteio de questões, em que os alunos terão que demostrar as habilidades e conhecimentos adquiridos a partir do manuseio e utilização adequada dos aparelhos e recursos terapêuticos, aplicando os mesmos em um colega.

A pontuação de cada atividade avaliativa proposta será explicada aos alunos no primeiro dia de aula, juntamente com a entrega do plano de ensino e cronograma das atividades da disciplina.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

KITCHEN, Sheila (Org.). Eletroterapia: prática baseada em evidências. 11. ed. Barueri: Manole, 2003.

ROBINSON, Andrew J; SNYDER-MACKLER, Lynn. Eletrofisiologia clínica: eletroterapia e teste eletrofisiológico. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

STARKEY, Chad. Recursos terapêuticos em fisioterapia. 2. ed. Barueri: Manole, 2001.

 

Bibliografia Complementar:

AGNE, Jones E. Eletrotermoterapia: teoria e prática. Santa Maria, RS: Orium, 2004, 2013.

BISSCHOP, Guy de; BISSCHOP, Éric de; COMMANDRÉ, Francisque; BENCE, Yves; SILVA, Dunia Marinho (Trad.). Eletrofisioterapia. São Paulo: Santos, 2001.

LOW, John; REED, Ann. Eletroterapia explicada: princípios e prática. 3. ed. Barueri: Manole, 2001.

NELSON, Roger M; HAYES, Karen W; CURRIER, Dean P; FODRA, Marina Dalcorsso (Trad.). Eletroterapia clínica. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2003.

PRENTICE, William E. Modalidades terapêuticas: em medicina esportiva. 4. ed. Barueri: Manole, 2002.