Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA

Código: 40-825

Carga Horária: 60 h (Teórica: 30) (Prática: 30)

Número de Créditos: 04

 

Ementa:

Conceitos de Promoção e Prevenção em Saúde. Saúde coletiva no Brasil. Sistemas e informações em saúde. Atuação fisioterapêutica na saúde coletiva nos diferentes ambientes.

 

Objetivo Geral:

Promover o entendimento e a reflexão de conceitos relacionados à promoção e prevenção em saúde e à saúde coletiva de indivíduos e populações juntamente com a atuação da Fisioterapia.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

  • Aprender sobre a história e a atuação da Fisioterapia no Brasil e a inserção do profissional no Sistema de Saúde Pública Brasileira.
  • Conhecer as questões conceituais e de atuação do Fisioterapeuta na Atenção Básica e as ações de proteção, prevenção e Promoção da Saúde.
  • Dominar as possibilidades de atuação fisioterapêutica nos diversos ambientes, investigando as condições de saúde e elaborando propostas de intervenção através de promoção e prevenção.
  • Conhecer a saúde pública municipal, regional, estadual e federal.
  • Dominar questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afro descendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do Fisioterapeuta na Promoção da saúde de indivíduos e populações.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Conceitos de Saúde Coletiva

Diferenças conceituais: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade; Prevenção Primária, Secundária e Terciária; Promoção, Prevenção, Proteção e Reabilitação da Saúde;

2. Análise da realidade sócio econômica em saúde coletiva municipal, regional, estadual e federal. Sistema de Saúde Pública: Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família Implantada na cidade de Erechim; Principais Programas em Saúde Pública nas três esferas; Saneamento básico e saúde pública; Gerenciamento de resíduos de saúde; Sustentabilidade e poluição;

3. Planejamento fisioterapêutica em saúde pública;

4. Atenção fisioterapêutica na saúde pública. Promoção à saúde na formação do Fisioterapeuta pela URI. O Fisioterapeuta na Estratégia da Saúde da Família: Promoção da Saúde dos cuidadores e equipes da saúde; Humanização na Atenção Básica e no Cuidado Humano. Educação e Promoção da Saúde à: Gestantes, Puérperas, Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos (institucionalizados ou não); No Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica; Em Indivíduo Domiciliado; Em Necessidades Especiais e na Saúde Mental. O Fisioterapeuta na Atenção Básica à saúde humana: Riscos e Vulnerabilidades. Reconhecimento e respeitabilidade as diferentes raças, credos e tabus pelo profissional da Fisioterapia e suas possibilidades de atuação em promoção da saúde.

 

Metodologia:

A disciplina será desenvolvida a partir de aulas teórico práticas, expositivas dialogadas, utilizandose de recursos multimídia para esta abordagem. As aulas serão preparatórias à atuação prática nos projetos de atenção básica à saúde.

Os acadêmicos serão divididos em pequenos grupos e terão como proposta de trabalho a elaboração de temáticas com enfoque na educação à saúde do idoso, da mulher, do homem, do indivíduo domiciliado, de crianças e adolescentes, do trabalhador, do doente mental, entre outros, a serem aplicadas a indivíduos e coletividade. Nas intervenções realizadas, estimular-se-á ações relacionadas à preservação ambiental, como fator de promoção a saúde, como a correta separação e descarte do lixo, consumo e cultivo de produtos orgânicos, combate a poluição entre outros, com enfoque na educação em saúde.

 

Avaliação:

A avaliação dos alunos ocorre de maneira individual e em grupo, através do desempenho atingido na realização das atividades práticas propostas na disciplina, e apresentação de relatório de atividades.

Na realização das intervenções práticas será avaliada a capacidade de realizar o diagnóstico das necessidades do indivíduo e do ambiente em que vive e a proposição de intervenções adequadas e condizentes com o diagnóstico realizado. A criatividade e autonomia na proposição de alternativas, responsabilidade e conduta ética perante paciente, colegas e demais profissionais. Respeito aos prazos estipulados para entrega das propostas de intervenção e domínio do conteúdo e das dinâmicas propostas.

Nas atividades em grupo, avaliar-se-á a capacidade de trabalhar em equipe, colaboração com sugestões e alternativas. Domínio do grupo em relação ao assunto abordado e as intervenções a serem realizadas.

O peso de cada atividade e outras formas de avaliação serão comunicadas aos alunos no inicio do semestre letivo, juntamente com a entrega do cronograma das atividades da disciplina.

 

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

BERTOLLI FILHO, Claudio. História da saúde pública no Brasil. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011, 2004.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012, 2009.

CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos Machado de (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.

DELIBERATO, Paulo César Porto. Fisioterapia preventiva: fundamentos e aplicações. Barueri: Manole, 2002.

DUARTE, Yeda Aparecida de Oliveira; DIOGO, Maria José D`Elboux. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Atheneu, 2000.

 

Bibliografia Complementar:

CARVALHO, Sérgio Resende. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

CASTRO, Janice Dornelles de; MEDEIROS, José Eri (Org) (Org.). Sementes do SUS. São Leopoldo: Palotti, 2006.

CIANCIARULLO, Tamara Iwanow (Org.). Saúde na família e na comunidade. São Paulo: Ícone, 2011.

COSTA, Elisa Maria Amorim da; CARBONE, Maria Herminda. Saúde da família: uma abordagem multidisciplinar. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2010.

PAIM, Jairnilson Silva. Reforma Sanitária Brasileira: Contribuição para a Compreensão e Crítica. Fiocruz, 2013.

 

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