DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA Código: 40-825 Carga Horária: 60 h (Teórica: 30) (Prática: 30) Número de Créditos: 04 Ementa: Conceitos de Promoção e Prevenção em Saúde. Saúde coletiva no Brasil. Sistemas e informações em saúde. Atuação fisioterapêutica na saúde coletiva nos diferentes ambientes. Objetivo Geral: Promover o entendimento e a reflexão de conceitos relacionados à promoção e prevenção em saúde e à saúde coletiva de indivíduos e populações juntamente com a atuação da Fisioterapia. Objetivos Específicos: Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:
- Aprender sobre a história e a atuação da Fisioterapia no Brasil e a inserção do profissional no Sistema de Saúde Pública Brasileira.
- Conhecer as questões conceituais e de atuação do Fisioterapeuta na Atenção Básica e as ações de proteção, prevenção e Promoção da Saúde.
- Dominar as possibilidades de atuação fisioterapêutica nos diversos ambientes, investigando as condições de saúde e elaborando propostas de intervenção através de promoção e prevenção.
- Conhecer a saúde pública municipal, regional, estadual e federal.
- Dominar questões relacionadas aos Direitos Humanos, Afro descendência, População Indígena e Meio Ambiente e suas interfaces com a atuação do Fisioterapeuta na Promoção da saúde de indivíduos e populações.
Conteúdos Curriculares: 1. Conceitos de Saúde Coletiva Diferenças conceituais: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade; Prevenção Primária, Secundária e Terciária; Promoção, Prevenção, Proteção e Reabilitação da Saúde; 2. Análise da realidade sócio econômica em saúde coletiva municipal, regional, estadual e federal. Sistema de Saúde Pública: Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família Implantada na cidade de Erechim; Principais Programas em Saúde Pública nas três esferas; Saneamento básico e saúde pública; Gerenciamento de resíduos de saúde; Sustentabilidade e poluição; 3. Planejamento fisioterapêutica em saúde pública; 4. Atenção fisioterapêutica na saúde pública. Promoção à saúde na formação do Fisioterapeuta pela URI. O Fisioterapeuta na Estratégia da Saúde da Família: Promoção da Saúde dos cuidadores e equipes da saúde; Humanização na Atenção Básica e no Cuidado Humano. Educação e Promoção da Saúde à: Gestantes, Puérperas, Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos (institucionalizados ou não); No Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica; Em Indivíduo Domiciliado; Em Necessidades Especiais e na Saúde Mental. O Fisioterapeuta na Atenção Básica à saúde humana: Riscos e Vulnerabilidades. Reconhecimento e respeitabilidade as diferentes raças, credos e tabus pelo profissional da Fisioterapia e suas possibilidades de atuação em promoção da saúde. Metodologia: A disciplina será desenvolvida a partir de aulas teórico práticas, expositivas dialogadas, utilizandose de recursos multimídia para esta abordagem. As aulas serão preparatórias à atuação prática nos projetos de atenção básica à saúde. Os acadêmicos serão divididos em pequenos grupos e terão como proposta de trabalho a elaboração de temáticas com enfoque na educação à saúde do idoso, da mulher, do homem, do indivíduo domiciliado, de crianças e adolescentes, do trabalhador, do doente mental, entre outros, a serem aplicadas a indivíduos e coletividade. Nas intervenções realizadas, estimular-se-á ações relacionadas à preservação ambiental, como fator de promoção a saúde, como a correta separação e descarte do lixo, consumo e cultivo de produtos orgânicos, combate a poluição entre outros, com enfoque na educação em saúde. Avaliação: A avaliação dos alunos ocorre de maneira individual e em grupo, através do desempenho atingido na realização das atividades práticas propostas na disciplina, e apresentação de relatório de atividades. Na realização das intervenções práticas será avaliada a capacidade de realizar o diagnóstico das necessidades do indivíduo e do ambiente em que vive e a proposição de intervenções adequadas e condizentes com o diagnóstico realizado. A criatividade e autonomia na proposição de alternativas, responsabilidade e conduta ética perante paciente, colegas e demais profissionais. Respeito aos prazos estipulados para entrega das propostas de intervenção e domínio do conteúdo e das dinâmicas propostas. Nas atividades em grupo, avaliar-se-á a capacidade de trabalhar em equipe, colaboração com sugestões e alternativas. Domínio do grupo em relação ao assunto abordado e as intervenções a serem realizadas. O peso de cada atividade e outras formas de avaliação serão comunicadas aos alunos no inicio do semestre letivo, juntamente com a entrega do cronograma das atividades da disciplina.
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