Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR EM FISIOTERAPIA I

Código: 40-824

Carga Horária: 30 h  (Teórica: 00)  (Prática: 30)

Número de Créditos: 02

 

Ementa:

Integralização dos conteúdos curriculares desenvolvidos no 1º e 2º semestres do curso. Atuação interdisciplinar e multidisciplinar. Problematização de vivências na atenção primária à saúde.

 

Objetivo Geral:

Proporcionar vivências na atenção primária à saúde com vistas a observar, problematizar, teorizar, analisar e avaliar situações em ambientes de saúde.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e

competências:

  • Demonstrar capacidade para o trabalho em equipes de forma interdisciplinar e multidisciplinar.
  • Observar, analisar, problematizar, teorizar e propor soluções às situações de saúde vivenciadas
  • ao longo do semestre.
  • Assumir atitudes críticas e criativas em relação ao meio em que vivem e à profissão para a qual
  • se preparam.
  • Compreender a relação entre os conteúdos ministrados, e a importância da
  • interdisciplinaridade ao fazer fisioterapêutico.
  • Socializar as vivências com os colegas e professores, de forma transdisciplinar.

 

Conteúdo Curriculares:

Contextualizar a ação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, estimular o pensamento e práticas que favoreçam a socialização das vivências.

Programas públicos de saúde

Atenção primária à saúde

Educação em saúde

Trabalho em equipe, Liderança

Normas científicas do projeto

Modelos de apresentação do projeto

Temas Transversais

 

Metodologia:

Para o desenvolvimento deste projeto será elencado um assunto referente as disciplinas

ministradas nos semestres anteriores e do semestre atual. O docente disponibilizará material para os acadêmicos realizarem leitura prévia do assunto a ser problematizado no sistema (RM). A turma será dividida em grupos para a realização do projeto.

As atividades da disciplina serão realizadas semipresencial. O docente e o discente devem relatar e relacionar experiências pessoais com o assunto abordado. Os discentes apresentarão as atividades propostas em grupos, em seminário agendado pela coordenação do curso, com

acompanhamento dos docentes da respectiva disciplina.

 

Avaliação:

A avaliação será de forma contínua para verificar o processo de ensino e aprendizagem, em

relação a programação curricular. Elaboração do material escrito solicitado e cumprimento de

prazos; apresentação do trabalho em grupo.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

ROUQUAYROL, Maria Zélia; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia e saúde. Rio de

Janeiro: MEDSI, 1999, 2003 e 2006.

AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999, 2008, 2013.

HALL, Susan J. Biomecânica básica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005

 

Bibliografia Complementar:

REBELATTO, José Rubens; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Fisioterapia no Brasil: fundamentos para

uma ação preventiva e perspectivas profissionais. 2. ed. São Paulo: Manole, 1999, 2004.

SCHWINGEL, Glademir; MOREIRA, Leandro da Rocha; Perla Cristiane (Org.). A fisioterapia e

suas vivências na saúde pública do Rio Grande do Sul: relatos de experiências no SUS. Porto

Alegre: Pallotti, 2007.

BERG, Jeremy. Bioquímica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010, 2014.

SENAC. Departamento Nacional. Primeiros socorros: como agir em situações de emergência.

Rio de Janeiro: Senac, 2011.

MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F. Anatomia orientada para a clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985, 1992, 2001, 2012.