Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: BIOMECÂNICA CLÍNICA

Código: 40-823

Carga Horária: 30 h  (Teórica: 30)  (Prática: 00)

Número de Créditos: 02

 

Ementa:

Introdução à biomecânica. Estudo das estruturas anatômicas do corpo humano com relação aos aspectos funcionais e biomecânicos do sistema musculoesquelético. Bases fundamentais para análise do movimento humano. Equilíbrio e estabilidade do corpo humano.

 

Objetivo Geral:

Estudar e analisar o viés biomecânico do movimento humano, compreendendo as propriedades dos tecidos e estruturas do sistema osteoartromuscular em sequências motoras simples e complexas, no contexto da atividade física ou reabilitação.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Adaptar os conhecimentos anatômicos estáticos a biodinâmica do movimento humano, a fim de entender o corpo humano como um sistema dinâmico.

Utilizar dos princípios da física e da mecânica anatômica, para compreender o deslocamento fisiológico das estruturas segmentares no espaço.

Entender a função da musculatura do corpo humano, sua aplicabilidade no dia a dia.

Dominar os conceitos Básicos em Biomecânica.

Compreender:

A Cinemática e a Cinética.

Os sistemas de Forças Concorrentes e os sistemas de Forças Paralelas.

As funções e as estruturas das Articulações (Artrocinemática/Osteocinemática).

As estruturas e as Funções dos Músculos Esqueléticos.

Os tipos de Unidades Motoras.

Os Movimentos das articulações do membro superior, inferior e da coluna vertebral.

A Marcha Normal.

 

Conteúdos Curriculares:

Conceitos básicos em biomecânica

Cinemática

Cinética

Biomecânica de tecidos

Inter-relações biomecânicas entre os segmentos corporais

Análise biomecânica da postura, movimentos funcionais (por exemplo marcha, corrida, subir e descer escadas, passar de sentado para de pé, alcance e manipulação) e de gestos esportivos.

Gênese biomecânica das disfunções musculoesqueléticas

Raciocínio clínico biomecânico para a investigação de disfunções que afetam o sistema musculoesquelético e geram dificuldades funcionais.

 

Metodologia:

Aulas teóricas expositivas, dialogadas com a utilização de projeção de vídeos e imagens pelo Datashow. Trabalhos e atividades de análise qualitativa de movimento realizados em sala de aula e extraclasse. Consulta e leitura de livros na biblioteca, bem como artigos científicos.

 

 

 

Avaliação:

As avaliações serão do tipo: diagnóstica, formativa e somativa, observando-se os critérios participação, assiduidade do aluno em sala de aula; avaliação baseada em estudos dirigidos, seminários, trabalhos, prova escrita.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Hamill J & Knutzen KM. Bases Biomecânicas do Movimento Humano. São Paulo: Manole, 1999.

NORDIN, Margareta; FRANKEL, Victor H. Biomecânica básica do sistema musculoesquelético. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

HALL, Susan J. Biomecânica básica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

 

Bibliografia Complementar

AMANDIO, Alberto Carlos; BARBANTI, Valdir José (Org.). A biodinâmica do movimento humano e suas relações interdisciplinares. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

CAMPOS, Maurício de Arruda. Biomecânica da musculação. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

CARR, Gerry. Biomecânica dos esportes: um guia prático. São Paulo: Manole, 1998.

WHITING, William Charles; ZERNICKE, Ronald F. Biomecânica da lesão musculoesquelética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

ZATSIORSKY, Vladimir M (Edit.). Biomecânica no esporte: performance do desempenho e prevenção de lesão. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.