Plano de Ensino

Fisioterapia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: ANATOMIA NEUROMUSCULOESQUELÉTICA

Código: 40-822

Carga Horária: 90 h  (Teórica: 30)  (Prática: 60)

Número de Créditos: 06

 

Ementa:

Introdução ao estudo da anatomia humana. Estudo morfofuncional, integrado dos sistemas neuromusculoesqueléticos e suas correlações funcionais.

 

Objetivo Geral:

Propiciar abordagem integrada do conhecimento da anatomia humana, enfocando estruturas do movimento humano e sua interdependência com o sistema nervoso para análise precoce do movimento humano.

 

Objetivos Específicos:

Espera-se que ao final do semestre os acadêmicos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

?Reconhecer, identificar e conceituar as estruturas anatômicas que compõem os sistemas nervoso e musculoesquelético.

?Mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar situações apresentadas pelos docentes ao longo do semestre.

?Aplicar os princípios éticos, legais e de biossegurança que dizem respeito aos laboratórios multidisciplinares.

?Comunicar-se eticamente, trabalhar em equipe, demonstrar autonomia na busca do conhecimento e no uso das tecnologias da informação.

?Reconhecer órgãos e sistemas, em representações gráficas, ou em peças anatômicas; além de iniciar o estudo de superfície das estruturas osteoartromusculares.

?Conhecer as técnicas de conservação de peças anatômicas humanas, bem como, com as determinações legais para o descarte ambientalmente correto dos meios de conservação de peças anatômicas.

?Estudar e dominar a nomenclatura específica; localização, eixos, movimentos e funções das estruturas dos sistemas nervoso, esquelético, articular e muscular.

?Identificar as estruturas correspondentes aos sistemas nervoso, esquelético, articular e muscular em perspectiva às disciplinas subsequentes.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Introdução ao estudo da anatomia humana

Histórico, conceitos e divisão anatômica; planos, eixos, termos de posição e direção, termos regionais, cavidades e movimentos do corpo; nomenclatura anatômica.

1.1 Introdução à Neuroanatomia

1.2 Estudo Anatômico do Encéfalo

1.3 Medula Espinhal

1.5 Envoltórios do SNC, Ventrículos Encefálicos e LCR. Vascularização do sistema nervoso central e sua importância

1.6. Sistema Nervoso Periférico

       Nervos Cranianos

       Nervos Espinhais

1.7Sistema Nervoso Autônomo

2. Anatomia do Aparelho Locomotor

2.1 Osteologia: introdução, estrutura óssea, crescimento, tipos de ossos; ossos do esqueleto axial; ossos do esqueleto apendicular.

2.2 Artrologia: introdução, classificação, estruturas, tipos de articulações, movimentos corporais e principais articulações do corpo.

2.3 Miologia: introdução, características, origens, inserções, estrutura, tipos, nomenclatura e ação individualizada; músculos da cabeça, pescoço e tronco; músculos apendiculares.

 

Metodologia:

Para as aulas teóricas serão utilizadas diversas técnicas de ensino e aprendizagem dentre elas aulas expositivas dialogadas, utilizando-se recursos audiovisuais, construção de mapas conceituais. As aulas práticas contarão com manuseio de peças anatômicas humanas ou modelos anatômicos, sendo estas atividades realizadas no laboratório de anatomia. As ações de ensino aprendizagem serão complementadas através da utilização de atlas anatômico, leitura de livro texto, artigos e apresentação de seminários, dinâmicas de grupos, resenhas entre outras.

 

Avaliação:

A avaliação cognitiva dar-se-á por meio de provas teóricas dissertativo-objetivas, provas práticas e estudos complementares. A avaliação diagnóstica se dará considerando o desempenho das competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia humana sistêmica e segmentar: para o estudante de medicina. São Paulo: Atheneu, 1998, 2002.  

MACHADO, Ângelo B. M. Neuroanatomia funcional. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2002.

NETTER, Frank H. Atlas de anatomia humana. Porto Alegre: Artmed, 1998, 2000, 2011.

 

Bibliografia Complementar:

CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o movimento. Barueri: Manole, 2002.

DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. São Paulo: Atheneu, 2002.

MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F. Anatomia orientada para a clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985, 1992, 2001, 2012.

TORTORA, Gerard J. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. São Paulo: Artmed, 2002, 2003, 2012.

WOLF-HEIDEGGER, G. Atlas de anatomia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.